Por que os “pods” de aprendizado podem sobreviver à pandemia

Uma sala de aula no West 4th Pod, no West Village de Manhattan.Fotografia de Teenisha Toussant

Provavelmente é tolice colocar isso por escrito, mas, nas últimas semanas, um futuro pós-cobiçoso começou a parecer visível à distância. Novos números de casos estão caindo. Existem adultos encarregados da distribuição das vacinas. Chegará o momento, enquanto examinamos os destroços, de determinar quais convenções da era da pandemia jogar no lixo e quais manter. Algumas ligações são mais fáceis de fazer do que outras: as reuniões do Zoom vieram para ficar, assim como jantares na calçada e grupos de ajuda mútua. Esperançosamente, máscaras farão parte da coluna “out”. Mas e quanto aos pods de aprendizagem pandêmicos – a instituição onipresente em que pequenos grupos de crianças se reúnem para ir à escola na sala de estar de alguém?

Os pods de aprendizagem desempenharam um papel importante na era da pandemia. Quando o conceito veio à tona, após algumas semanas de pandemia, parecia resumir os piores elementos desta crise: a maneira como separou os ricos dos despossuídos e colocou os que tinham muito à deriva em botes salva-vidas luxuosos de privilégios obscenos . Houve relatos de pais gastando cento e vinte e cinco mil dólares por ano para contratar um tutor para seus filhos. Mas, com o passar do tempo e o vírus, o conceito de pod learning expandiu-se para incluir tudo, desde escolas em casa a compartilhamentos de babás e sessões informais de zoom em grupo – a ampla gama de coisas que pais trabalhadores estão fazendo para ocupar seus filhos.

“O ano passado foi um grande choque para o sistema educacional americano”, disse recentemente Erin O’Connor, diretora do programa de educação infantil de N.Y.U. “Acho que vamos olhar para trás e considerá-la uma época muito influente, para o melhor e para o pior.”

Para uma instituição que de repente se tornou comum, os pods de aprendizagem são um pouco como um buraco negro informacional. Não há dados oficiais sobre quantos existem ou quem os está formando, além de alguns grupos no Facebook. (Um dos maiores, os pods pandêmicos, tem mais de trinta e nove mil membros.) O’Connor, que treina professores, rastreia os pods da cidade de Nova York informalmente para poder entender melhor o mundo em que seus alunos logo entrarão . Ela também estuda as relações iniciais de cuidado e ajuda a administrar uma plataforma chamada Scientific Mommy, que torna a pesquisa acadêmica acessível aos pais. Ao entrar em contato com os pais que ela conhece por meio desses projetos e postando em Listservs de pais e grupos do Facebook, ela foi capaz de formar uma imagem aproximada da situação do pod.

Os pods parecem ser predominantes em todo o sistema de escolas públicas da cidade de Nova York, no qual as escolas de segundo grau devem reabrir no final deste mês, enquanto as escolas de ensino fundamental – e, a partir de duas semanas atrás, as escolas de ensino médio – estão abertas para aprendizado presencial. Apesar de serem nominalmente abertas, muitas dessas escolas secundárias só dão aulas presenciais alguns dias por semana e têm sido fechadas e reabertas continuamente devido a novos surtos do vírus e possíveis exposições. Os pods são menos comuns em escolas particulares, que ofereceram mais aprendizagem presencial durante a pandemia. É verdade que as famílias que formam grupos tendem a ser mais ricas do que a média. “Não são super-ricos – eles estão usando o sistema de escolas públicas – mas têm recursos suficientes para aumentá-lo”, disse O’Connor. “Tem havido algum drama sobre bons professores serem contratados fora das escolas porque um pod ofereceu mais a eles”, ela continuou. Mas não é uma ocorrência comum, acrescentou ela, porque a maioria dos pods não oferece benefícios de longo prazo, como estabilidade e seguro saúde. Em vez disso, muitos pais recrutaram professores aposentados ou em treinamento para executar pods. O’Connor disse que, em média, esses professores recebem cerca de cento e cinquenta dólares por hora. Há também tutores, babás, alunos de pós-graduação, aposentados, adolescentes e artistas desempregados que estão sendo contratados para tarefas que vão desde o ensino de álgebra até suporte técnico, muitas vezes em um nível inferior. O’Connor disse: “Eu estava conversando com uma mãe que trabalhava, e ela disse,‘ Contratamos alguém apenas para ajudar as crianças a lidar com o Zoom. Eu não tenho largura de banda para solucionar problemas desse tipo. ‘Eu estava, tipo,’ Confie em mim. Entendo!’ ”

Um dos benefícios da escola é que ela força as crianças (e seus pais) a se darem bem com pessoas que não são como eles. “Isso não está acontecendo este ano”, disse O’Connor. (De um artigo viral do Slate publicado em outubro de 2020: “No final, todas as crianças no casulo eram brancas.”) Mas separar-se em grupos pode ter uma certa utilidade. Livre de restrições sociais e institucionais – e dos limites físicos da sala de aula – os pais e educadores que administram pods de aprendizagem se viram livres para experimentar. Eles podem tentar coisas novas sem ter que reunir um grupo de pais por trás da ideia ou ter que buscar a aprovação do Departamento de Educação.

O’Connor disse que, inicialmente, os frutos que ela viu eram bastante simples. Agora, porém, “estou vendo cápsulas adaptadas às diferentes necessidades das crianças e aos interesses dos pais”. Existem pods centrados em arte e matemática e um pod que estuda budismo e astronomia. “Essa ideia de natureza é algo que surge muito”, disse ela. Famílias se espalharam pela cidade em busca dele. “Eles vão observar pássaros no Central Park e fazer caminhadas em Staten Island.” Um grupo liderado pelos pais se reúne nos fins de semana em um playground. Outro aluga uma igreja duas vezes por semana, “apenas para que as crianças possam correr”. Há também um grupo que se encontra em um restaurante fechado. “Achei aquele legal”, disse O’Connor. “Eles fazem ciência baseada em alimentos na cozinha.”

“Eu disse ao meu marido:‘ Por que parece que temos mais vida social agora do que antes da pandemia? ’”, Disse-me recentemente uma mãe de vagem chamada Katrina Robinson. Robinson, um advogado, tem dois filhos: um de dois anos e outro de cinco, que frequenta o jardim de infância “híbrido” na P.S. 41, no West Village. A família é mestiça e, muito antes do início da pandemia, Robinson começou a se preocupar com a falta de diversidade no P.S. 41, que é em sua maioria branco, seguindo a demografia da área. Ela se preocupou em como isso afetaria seu filho. “A questão da raça não é discutida na escola, ponto final”, disse Robinson. “As crianças não estão sendo equipadas com as ferramentas para falar sobre raça”. E, segundo ela, nem os professores. “Aqui está minha filha, que é negra – e que reconhece que ela é diferente de todos os outros, e que ela tem um pai negro e um pai branco – mas não há discussão sobre isso. Isso pode deixar uma criança se sentindo bastante isolada. É como ser o único alienígena na sala de aula. E pensar que pode haver outros alienígenas por perto, mas não tenho certeza.

No outono de 2019, Robinson se juntou a um grupo de pais que tentava persuadir o P.S. 41 para trazer treinadores de justiça racial para trabalhar com a equipe e revisar o currículo da escola. O progresso era lento. Então veio a pandemia. Por algumas semanas, todos foram consumidos pela luta para implementar o aprendizado à distância, e o trabalho de justiça racial teve que ser temporariamente arquivado. Mas, após a morte de George Floyd, em maio – e a agitação civil que se seguiu – o projeto do grupo assumiu uma urgência renovada. Robinson disse: “É a cidade de Nova York. Houve protestos por toda parte! ”

Seguiu-se uma reunião do Zoom com os administradores da escola, e os líderes da escola eventualmente decidiram realizar algumas sessões de treinamento de justiça racial para membros da equipe. Nem todo mundo ficou feliz com o plano, no entanto. Em novembro, em um P.T.A. Nessa reunião, alguns pais brancos resmungaram sobre a idéia de usar fundos da escola para o treinamento de justiça racial, dizendo que outras coisas como programas de arte e xadrez foram cortados. Robinson ficou desanimada: ela estava feliz com o treinamento acontecendo, mas gostaria que os administradores da escola tivessem feito mais para defendê-lo. (Em resposta, Kelly McGuire, superintendente supervisionando o PS 41, escreveu: “O Distrito 2 tem um profundo compromisso com a igualdade racial e tem se concentrado na criação de ambientes inclusivos para todos os nossos alunos e funcionários. Tem sido um ano difícil para todos de nós, e é mais importante do que nunca que continuemos a desenvolver o trabalho crítico e o envolvimento que acontecem nas e com as nossas comunidades escolares.”)

Alguns meses antes do P.T.A. Na reunião, um dos pais do grupo de defesa da justiça racial, Jenny Young, começou a organizar um pod de aprendizagem pandêmica para seu filho, que estava na mesma classe que a filha de Robinson. A família de Robinson juntou-se ao grupo, assim como várias outras famílias do grupo. Young me disse que era mera coincidência: “Trabalhamos juntos, então nos tornamos amigos e todos tinham um filho da mesma idade”. De repente, a filha de Robinson deixou de ser uma forasteira para se encontrar em um grupo de seis alunos, onde a maioria das crianças era mestiça, como ela. A professora que Young havia contratado para administrar o pod, Teenisha Toussant, uma ex-professora assistente da P.S. 41, por acaso também era negro. Robinson disse que sua filha parecia notar a diferença. “Eu acho que, para ela, foi tipo, ‘Oh, não é tão estranho ter pais birraciais.’” Outro aluno no grupo disse a Toussant: “Esta é a minha primeira vez não sendo a única pessoa morena da minha classe e ter um professor marrom. Isto me faz feliz.” Quanto aos pais, disse Robinson, o casulo criou um “adiamento temporário” da política escolar. “Apenas diminuiu o nível de estresse.”

O West 4th Pod opera nos dias úteis das nove às cinco, em um apartamento de quatrocentos metros quadrados ao lado daquele em que Jenny Young e seu marido, Ken, moram com seus dois filhos, de cinco e sete anos. Os Youngs haviam comprado o apartamento em 2019, com planos de expansão. Mas quando a pandemia atingiu, eles tiveram a ideia de usá-lo como um lugar para seu filho mais novo, Sky, fazer seu aprendizado remoto. Young é o fundador e C.E.O. da Brooklyn Robot Foundry, uma empresa de educação que ensina crianças a construir robôs. “Eu sou uma engenheira, então sou muito útil”, ela me disse. Ela empreendeu uma rápida renovação da unidade adjacente.

Com a ajuda de um amigo empreiteiro, Young pintou os cômodos do tamanho de um armário do apartamento de cores vivas e equipou o banheiro com uma minipia de utilidades, que poderia ser usada para experimentos científicos. Ela mobiliou a sala de estar com mesas baixas, cadeiras e suprimentos de artesanato – todos da Robot Foundry, que havia fechado suas instalações pessoais – e colocou um tapete de alfabeto em um dos quartos. Em outro quarto, ela instalou uma escada de escalada, balanços de corda e tapetes para criar uma pequena academia. Toda a operação é gerida como um negócio, com um L.L.C. estrutura e um contrato que inclui extenso protocolo de segurança sigiloso, incluindo um fluxograma para cenários como: O que acontece se uma criança tiver febre ou possivelmente for exposta ao vírus? E se uma família viajar para fora do estado? Os pais votam na maioria das decisões, desde que tipo de lanche pedir, até que parque levar as crianças no recreio. Young também criou uma lista de verificação de limpeza – as famílias se revezam na arrumação – e providenciou para que os almoços fossem entregues por um serviço de refeições infantis chamado Yumble. “Eu sou um pouco O.C.D.”, ela reconheceu.

O custo de tudo, incluindo os almoços e o salário de Toussant, foi de pouco menos de vinte mil dólares por aluno no ano. É mais barato do que o ensino em algumas escolas particulares – e mais barato do que o programa pós-escola onde a filha mais velha dos Young costumava fazer seu aprendizado remoto – mas mais do que a maioria das famílias pode pagar, um fato do qual todos os pais do grupo pareciam bem cientes. Young disse que eles falaram muito sobre as injustiças do aprendizado em pod e inicialmente procuraram incluir uma criança cujos pais não podiam pagar, em uma espécie de mini bolsa de estudos. “Tínhamos até uma família alinhada”, disse-me Young, mas eles acabaram dizendo que precisavam fazer outros planos. Portanto, embora o grupo tenha alcançado diversidade racial, a diversidade socioeconômica permaneceu fora de alcance. “Basicamente, criamos nossa própria escola particular, porque era necessário”, disse Robinson. “É horrível”, disse Young. “Se houvesse uma maneira de propagar mais uma divisão socioeconômica nesta cidade, é esta.”

Visitei recentemente em uma terça-feira de manhã. O pequeno apartamento parecia um refúgio da cidade sitiada. Toussant estava sentado em uma mesa estreita na cozinha, preparando o plano de aula do dia, enquanto “Blue Train” de John Coltrane tocava em um alto-falante. Antes de cobiçado, Toussant estava em busca de um emprego de professor líder. “Percebi que esta é a minha oportunidade”, disse ela sobre o módulo de aprendizagem. “Pode não ser em uma escola tradicional, mas é o mesmo conceito.”

Às 9h, as crianças entraram. (Eles estão sendo identificados por pseudônimos.) Um menino chamado Eastwood chegou, vestindo calças militares e uma camisa do Homem-Aranha. Ele abraçou seu pai, Ekow N. Yankah, um professor de direito, na porta. “Quem te ama mais do que papai?” Yankah perguntou.

“Ninguém!” Eastwood, que agora tem cinco anos, disse, antes de correr para pendurar sua mochila.

O marido de Robinson deixou sua filha, Titania, que usava uma saia rosa e uma faixa com pompons rosa nela. “Oi, Srta. T.”, disse ela a Toussant.

Um menino chamado Zachary apareceu atrás dela. “Deu muito trabalho!” ele engasgou.

“O que?” Perguntou Toussant.

“Caminhando para a escola!”

Toussant escaneou as testas das crianças com um termômetro infravermelho – de acordo com o protocolo do pod – e empurrou-as para as pequenas mesas de trabalho. “Quatro minutos até que tenhamos que entrar no Zoom!” ela gorjeou. Todas as seis crianças do grupo ainda estão matriculadas em escolas públicas e frequentam aulas presenciais alguns dias por semana, em horários diferentes. Naquele dia, Toussant estava facilitando várias sessões de Zoom. Ela ajudou Titania, Zachary e o filho de Young, Sky, a colocar fones de ouvido e se posicionar na frente de seus tablets. “A parte divertida é memorizar todas as senhas do computador e todas as senhas para entrar nas reuniões do Zoom”, disse Toussant. Os professores apareceram nas telas dos tablets, lendo livros ilustrados e segurando calendários. As crianças se mexiam, gesticulavam e ocasionalmente gritavam respostas às perguntas.

Duas crianças não tiveram sessões matinais de Zoom: Daisy, porque ela frequenta uma escola diferente das outras (P.S. 3), e Eastwood, que está no pré-jardim de infância. Toussant deu a eles planilhas manuscritas para mantê-los ocupados. “Que carta vamos praticar hoje?” ela perguntou. Eastwood disse que eles estavam praticando a letra “S”.

“Eu sei a palavra com S”, anunciou Daisy.

Eastwood deu uma risadinha. “Eu só conheço a palavra com D”, disse ele.

Zachary ergueu os olhos da tela com interesse. Toussant os calou. “Vamos ficar quietos”, disse ela. “Temos amigos ao nosso lado nas reuniões do Zoom!” Ela disse a eles para fazerem suas planilhas na academia.

Quando as crianças não estão usando o Zoom, Toussant as instrui, seguindo um currículo que ela mesma criou. (De acordo com O’Connor, muitos líderes de pod foram encarregados de criar currículos, com pouca orientação das escolas.) Ela liderou várias discussões sobre raça, lendo livros de classe como “Don’t Touch My Hair!”, De Sharee Miller e “Mixed Me!”, De Taye Diggs, sobre um menino que tem pais mestiços. As crianças estão ansiosas para explorar suas semelhanças e diferenças. Durante uma discussão, Toussant lembrou que Eastwood colocou a mão ao lado de outro aluno, Jiva, e disse: “Você é moreno como eu.” E então Daisy foi até a Sky e disse: “Acho que ambas somos brancas.” Eles falaram sobre os diferentes países de seus pais – Jamaica, Gana, Paquistão – e a importância de Kamala Harris se tornar “a primeira mulher morena” a servir como vice-presidente. “Eles estavam tão interessados ​​nisso”, disse Toussant.

Na frente acadêmica, Toussant encontrou jogos e atividades que ajudariam as crianças a praticar as habilidades que estavam aprendendo na escola em seus dias “on”. O jardim de infância é quando a maioria das crianças começa a aprender a ler. Toussant pede às crianças que brinquem de Go Fish e Hangman para praticar palavras à vista – palavras comuns, como “o”, “e” e “gosto”, que eles precisam reconhecer à primeira vista, em vez de sondá-las. Mas sua atividade favorita é um jogo de perguntas chamado Math Jeopardy, no qual eles praticam adição, subtração e geometria simples. (Toussant também instituiu testes de ortografia às sextas-feiras, uma prática usada por seus próprios professores do ensino fundamental.)

Quando visitei, Toussant tinha três exercícios planejados: um jogo fonético que envolvia jogar dados e soletrar palavras, outro exercício de caligrafia e uma planilha de matemática que usava cubos de contagem. Mas ela aprendeu a não tentar nada muito ambicioso após as sessões matinais de Zoom. “Eles estão apenas ricocheteando nas paredes”, disse ela. Em vez disso, ela deu às crianças trinta minutos de Choice Time, para relaxar. A Titânia escolheu o artesanato, fazendo bolsas com papel de construção e joias de plástico. Daisy e Sky brincaram com Magna-Tiles. Zachary e Eastwood balançaram nas cordas do ginásio. “Estou fingindo que o chão é lava”, explicou Eastwood.

Às 11 horas, eles tiveram uma reunião matinal. Os alunos se sentaram no tapete do alfabeto, e Toussant estava em um quadro branco, segurando um ponteiro. “Bom dia, West 4th Pod!” ela anunciou. Eles gritaram, em uníssono: “Bom dia, Srta. T.!” Eles revisaram a programação do dia e então chegou a hora de um ritual chamado Círculo da Comunidade. “Qualquer coisa que eles quiserem falar, nós conversaremos sobre isso”, ela explicou. “Eles podem compartilhar coisas e fazer perguntas.”

Crianças de quatro e cinco anos são mais sofisticadas do que imaginamos, Toussant disse: “Eles querem saber tudo”. Além de raça, eles abordaram tópicos como eleições presidenciais, casamento entre pessoas do mesmo sexo e seus corpos. Ajuda saber que os pais do pod têm a mente aberta. “Eles querem que seus filhos tenham essas conversas”, disse ela.

Naquele dia, eles estavam preocupados com tópicos menos importantes. Eastwood fez um anúncio. “Hoje é o aniversário do meu irmão”, disse ele. “Minha mãe o deixou abrir um presente cedo esta manhã.” Houve uma discussão sobre o presente e sobre uma festa de aniversário que Sky faria no casulo. “Vamos comer uma piñata!” ele disse. Para meu benefício, Toussant direcionou a discussão para o aprendizado de pod. “Por que estamos em um pod?” ela perguntou.

“Por causa do coronavírus!” as crianças disseram, em uníssono.

Eles conversaram sobre as diferenças entre a escola e a escola regular. “Estamos na casa de alguém”, disse Titânia. “Também é um grupo menor.” As crianças concordaram que estavam aprendendo mais no pod do que antes.

Existem algumas desvantagens. “Sinto falta do playground”, disse Eastwood.

“Não consigo sair mais por causa do vírus”, queixou-se Daisy. Titânia disse: “Sinto falta de estar em grandes grupos, porque tínhamos mais amigos”. Ela falou sobre as outras crianças com quem costumava brincar na escola, antes da pandemia.

Eu senti uma pontada. Essas crianças tiveram sorte, mas ainda estavam sob pressão. Depois que a novidade e a empolgação se dissiparam, o pod learning passou a ser passado dia após dia em um minúsculo apartamento, com cinco outras crianças.

Neste ponto, várias crianças estavam se contorcendo no chão. Toussant anunciou: “Ok, amigos, vamos nos levantar por um minuto, porque seus corpos estão um pouco bambos.” Ela tocou “ABC”, do Jackson 5, e eles tiveram uma breve sessão de dança.

Há uma coisa com a qual todos parecem concordar sobre este ano letivo: quando acabar, a lacuna entre ricos e pobres, já enorme na cidade de Nova York, terá se tornado um abismo. O’Connor tem rastreado famílias de baixa renda em projetos de pesquisa anteriores e, em geral, ela disse, o quadro educacional é sombrio. Algumas crianças estão cuidando de irmãos mais novos enquanto tentam fazer seu próprio aprendizado remoto. “No ano passado, algumas crianças não conseguiam nem mesmo usar o controle remoto”, disse ela – o que significa que seu crescimento acadêmico provavelmente foi atrofiado.

Enquanto isso, sob a tutela de Toussant, as crianças do West 4º Pod superaram seus colegas. Eles começaram a ler, de acordo com Toussant, vários meses antes do previsto. Eastwood, a criança em idade pré-escolar, está ainda mais à frente. (Robinson disse sobre sua filha: “Não tínhamos certeza de que ela aprenderia a ler este ano. Em vez disso, ela está voltando para casa e tentando ensinar sua irmãzinha a ler.”) Algo semelhante aconteceu com matemática. Young disse, sobre seu filho de cinco anos, Sky, “Ele está fazendo matemática no nível do meu segundo ano.” Quando as crianças estavam começando a resolver “problemas de história” de primeira série – exercícios aritméticos que envolvem a leitura de um cenário e, em seguida, a resolução de um problema de matemática – Toussant começou a se conter em alguns tipos de ensino de matemática, por temer que as crianças ficaria entediado quando voltassem para a escola regular. (Os pais mais tarde pediram a ela, após uma votação, para continuar.) A experiência fez de Toussant um entusiasta do aprendizado em pequenos grupos. “Essas seis crianças são agora o meu propósito todos os dias, “Ela me disse.” Ser capaz de lidar com eles em um ambiente tão íntimo, onde você pode se concentrar nas necessidades individuais de cada um – eu gostaria que isso fosse algo que todos os pais pudessem fazer por seus filhos.”

Nem todos os pods de aprendizagem tiveram tanto sucesso. “Já ouvi muitas histórias de pesadelos de meus amigos”, disse Robinson. “É basicamente como estar em um conselho cooperativo. E, como todo mundo em Nova York sabe, isso pode ser uma dor de cabeça.” Muitos pods se desfizeram devido a divergências sobre segurança ambiciosa ou conflitos de personalidade entre pais, professores e alunos. O’Connor descreveu um pod que se desfez porque os pais sentiram que uma criança estava monopolizando a atenção do professor. “Em um ambiente maior, com 25 crianças e vários professores, isso provavelmente não teria acontecido”, disse ela. A virtude dos pods de aprendizagem também é sua falha: com menos pessoas envolvidas, isso coloca mais pressão nos relacionamentos individuais.

Poderia haver uma maneira de dividir a diferença? Elise Capella, professora de psicologia em N.Y.U. que estuda desenvolvimento e educação infantil, me disse: “Sei que muitas pessoas estão fazendo a pergunta e se. E se pudéssemos fazer isso de uma forma mais justa? E tem pods de aprendizagem que foram distribuídos para todas as crianças de quatro a dez anos, e não apenas para algum subgrupo de famílias de renda média ou alta? ” É possível imaginar pods de aprendizagem se tornando como um jantar na calçada – um experimento que dura. O’Connor, no entanto, estava cético: “Acho que isso requer um grau de envolvimento dos pais que a maioria das pessoas não consegue”, disse ela. Em vez disso, ela disse: “Seria ótimo se pudéssemos pegar um pouco do que funcionou tão bem para esses pods e pensar em como isso pode se traduzir de volta no sistema de educação pública”. Pode haver implicações em como consideramos questões como tamanho da sala de aula, participação dos pais, aprendizagem fora da sala de aula e permitir que as pessoas se dividam em grupos de afinidade menores. Ela imaginou trainees de escolas de professores trabalhando com grupos de alunos. “Você pode encontrar maneiras de criar microambientes nessas salas de aula maiores.”

Robinson também disse que, por melhor que o West 4th Pod tenha sido para sua família, ela não quer que o experimento se arraste por mais tempo do que o absolutamente necessário. “Isso só vai criar mais desigualdade”, disse ela. “E isso não é bom para ninguém.”

Mas, mesmo que os pods não sejam permanentes, eles parecem destinados a continuar por pelo menos um pouco mais de tempo: o aprendizado remoto provavelmente persistirá até o final do ano letivo. Ainda assim, as famílias do West 4th Pod continuaram a fazer lobby por mudanças no P.S. 41. Recentemente, eles formaram um Comitê oficial de Excelência e Inclusão em Diversidade e começaram a recrutar outros pais da escola. A escola, por sua vez, está dando muitos dos passos que o grupo pediu, desde o treinamento dos funcionários até a revisão do currículo para torná-lo mais inclusivo. A vida pode ser mais fácil em um pod, disse Robinson, mas isso é porque não é o mundo real. “É um mundo falso que criamos”, disse ela, “porque o mundo real é disfuncional. Não podemos deixar nossos filhos crescerem pensando que a vida é sempre assim. Tipo, ‘Você só vai estar cercado por pessoas que te amam, e você não vai ter nenhum conflito, porque, mesmo que você tivesse seus pais são amigos e eles vão consertar isso para você. ’”

 

Blog do Mesquita,Literatura,Livros

Educação e leitura; Substituir José de Alencar, por exemplo

Artigo de Paulo Raviere

O assassínio de potenciais leitores
Em tempos de perseguição aos professores é uma afirmação um tanto incômoda, mas se existe uma função que as aulas de literatura vêm cumprindo com eficiência industrial em nosso país é a de assassinar potenciais leitores. Não é preciso uma pesquisa formal para intuir que a maioria dos estudantes que volta e meia escapam ilesos dessa chacina conhecida como Ensino Médio o conseguem exatamente por evitar o conteúdo que lhes foi empurrado goela abaixo. Talvez em algum momento até leiam Gregório de Matos, Graça Aranha ou Euclides da Cunha, mas muito provavelmente não é por conta deles que desenvolvem gosto pela leitura. Para alguns, grande parte dos clássicos permanecem indigestos mesmo após anos devorando livros, por conta do modo como lhes foram apresentados.

Nas escolas, a leitura é desvinculada da vida: martela-se por anos a importância de certos nomes e da leitura como um todo, mas não seu interesse. O foco está em nomes próprios, títulos, sinopses, cronologias, contextos, escolas literárias, gêneros, generalizações e sentenças deslocadas que haverão de substituir obras inteiras. Há pouco conteúdo específico, pouca legibilidade e liberdade, muita homogeneização. O problema não é a leitura programática, estudada, objetiva, mas ensinar esse método como o único possível. Assim, Memórias Póstumas de Brás Cubas pode ser lido porque vai cair numa prova, mas raramente o será por alguém bem deitado, sem prazos ou objetivos bem definidos, que preferiu ignorar o celular por alguns minutos.

O fetiche da leitura
A leitura, no Brasil, é um fetiche. Grande parte dos agentes fomentadores da importância dos livros – pais, educadores, livreiros, celebridades, políticos – não são, eles próprios, leitores. Essas pessoas alardeiam essa importância – pior, a anunciam com certa pompa – mas, por favor, jamais lhes deem livros como presente de Natal, pois elas nunca têm tempo para ler. Seus argumentos em favor da leitura são válidos: o desenvolvimento do pensamento crítico, a empatia, a alteridade, a diversidade e por aí vai, porém sugerem que o hábito em si é uma qualidade moral. E, acima de tudo, a leitura é vendida como a forma definitiva de aquisição de conhecimento.

A experiência também é indispensável: um estudante pode mergulhar em bibliotecas à procura de tratados sobre as propriedades dos sólidos na água e ainda assim afundar como uma bigorna ao saltar numa piscina. Lemos por toda a vida a respeito do amor e acreditamos compreendê-lo, até o inevitável momento em que nos afogamos em seus dissabores pela primeira vez, lição que nenhuma leitura minuciosa de Proust poderá ensinar tão bem. Há outros meios, e nem sequer a fruição é garantida. O que nenhum desses agentes alardeia é que a leitura pode ser um fim em si. E embora realmente gere seres empáticos, críticos e cosmopolitas, às vezes também produz monstros.

Monstros geniais
O pedantismo é um produto do fetiche. Conhecemos alguns leitores, e a despeito do que leem, não são muito diferentes das outras pessoas: almoçam no quilo, assistem futebol, vão ao banheiro, amam, escutam rock, se embriagam, votam, postam vídeos, contam piadas ruins, cometem erros – a única diferença é que geralmente estão lendo enquanto fazem isso. Mas por ser tão propagada a importância da leitura, muitos se acham melhores apenas por gostarem de ler. Nem é preciso chegar a tanto, na verdade – basta possuir uma biblioteca.

Mas a prova escancarada desse risco é que dentre os próprios autores que forram nossas estantes vários foram pessoas detestáveis ou defenderam ideias infames. Borges saudou Pinochet, Pound apoiou os fascistas, Heidegger os nazistas. Monteiro Lobato e Lovecraft escreveram ficção racista, Céline panfletos antissemitas, Knut Hamsun um elogio a Hitler. Villon matou um homem, Norman Mailer esfaqueou a esposa, Burroughs atirou na cabeça da sua. Nabokov, Thomas Bernhard, Patricia Highsmith, Salinger, Naipaul, embora gênios, eram todos intratáveis no convívio. E a monstruosidade é ainda mais mesquinha entre os leitores anônimos – poetas ressentidos, loucos de palestra, acadêmicos vaidosos, eruditos que têm crises de apoplexia devido à ignorância de seus alunos de 18 anos que jamais abriram um exemplar de Paraíso perdido.

Nosso anti-intelectualismo atávico e cada vez mais evidente é uma reação a esse pedantismo. Ninguém é necessariamente melhor, mais inteligente ou mais generoso por ter lido bons livros. No Brasil esses valores parecem ter sido invertidos, e muitos se consideram melhores, mais inteligentes ou mais generosos exatamente por jamais terem aberto um livro na vida. Mas não há receita: se a leitura não é garantia de humanidade, tampouco seria a sua falta. Por via das dúvidas, são mais sólidos aqueles argumentos em sua defesa – melhor ler do que não ler, como dizia Calvino. Dito isso, permanece a pergunta: como propagar a leitura no Brasil?

Abraçando a geleia geral
É bem incômodo idealizar uma educação nestes tempos filisteus, em que o sucateamento das escolas é um projeto político e os professores, uma classe historicamente miserável, são perseguidos de forma abjeta e sistemática. Por outro lado, este problema persistiu em tempos mais estáveis: em vez de tentar formar seres humanos, há décadas a escola é uma fábrica de robôs programados para preencher gabaritos.

Ainda assim, muita gente que sempre detestou ler continua interessada em narrativa, montagem, composição de páginas de histórias em quadrinhos, em fazer pinturas e fotografias, na escrita de diálogos, em performances, no que há de inexplicável na arte. Nossa necessidade de expressão é latente. Uma proposta realizável, embora radical, seria abandonar de vez a pompa e os manuais de literatura, desistir de Antônio Vieira, Odorico Mendes e da Prosopopéia, evitar certos didatismos e, em conjunção com as disciplinas afins, estimular a percepção e a criação.

Quem lê por prazer frequenta ao mesmo tempo obras díspares: o Rubaiyat convive com os ensaios de Lamb, Charlie Chan Hock Chye e a nova temporada do Demolidor na Netflix. Assim seria possível misturar gêneros, mídias, lugares e épocas, conforme a conveniência. Aproximar o estranho do habitual, o erudito do popular – como na “vida real”. Talvez fosse mais interessante analisar, em vez de linhas do tempo, as diferentes representações dos escravos brasileiros nos quadrinhos de Marcelo D’Salete, os romances de João Ubaldo Ribeiro e a música de Rincon Sapiência. No lugar das resenhas, a importância dos cenários urbanos em Bulldogma e Baudelaire. Visões opostas da guerra em Kubrick e Homero. Transições, leituras de imagens, velocidades, ritmos, modos de ler, modos de criar. Não há limites, não há método fechado – leitor algum enfrenta os cânones de cabo a rabo.

Um devaneio, claro, ainda mais em nosso contexto. Mas não devemos jamais ignorar o alerta de Epicuro na Carta sobre a felicidade (em tradução de Álvaro Lorencini e Enzo Del Carratore): “quem afirma que a hora de dedicar-se à filosofia ainda não chegou, ou que ela já passou, é como se dissesse que ainda não chegou ou que já passou a hora de ser feliz”. Leiamos, portanto, por prazer, e deixemos Iracema para os especialistas (e eventuais interessados).

Filosofia,Literatura,Blog do Mesquita 03

Ciência ou humanidades?

É um tema recorrente que vem à tona constantemente e sobre o qual ultimamente tenho lido algumas manifestações notáveis: o da necessidade de as chamadas “humanidades” fazerem parte da educação e da cultura de todos.

E que pelo menos alguns não recebem atenção suficiente. Os exemplos são inúmeros, talvez o mais utilizado seja o que se refere às duas grandes línguas “clássicas” – o grego e o latim -, cuja presença nos programas de ensino encontra dificuldades. Argumenta-se que, além de fazer parte do passado da humanidade, eles ainda estão embutidos em muitas das palavras e conceitos que usamos em nossas línguas atuais. Também é comum ouvir que, se não soubermos algo sobre o conteúdo da Bíblia, seremos como náufragos perdidos em uma ilha da qual nada sabemos; em outras palavras, que não entenderemos muito do que nos rodeia, desde ideias a objetos materiais. E eu poderia continuar oferecendo mais exemplos.

Não tenho dúvidas de que tudo isso é verdade, mas infelizmente a questão não pode ser reduzida a tais termos, nem pode ser baseada em alguns dos argumentos que são usados, especialmente os linguistas. Alguém nem um pouco desconfiado de desprezar o mundo clássico, como Mary Beard, professora de clássicos da Universidade de Cambridge, escreveu em um de seus magníficos livros, The Living Heritage of the Classics (Critic, 2013): “Latin, of claro, permite que você aprenda sobre o idioma e como funciona, e o fato de estar “morto” pode ser bastante controverso – sou muito grato por não precisar saber latim para pedir uma pizza ou as direções para a catedral , mas, honestamente, se você quer aprender francês, a verdade é que seria melhor fazê-lo diretamente, e não começar com qualquer outro idioma primeiro. Só existe um bom motivo para aprender latim: que você queira ler o que está escrito nessa língua ”.

“E a ciência? Onde ela aparece nessas reclamações?”

E como acabo de recorrer a Mary Beard, é oportuno continuar a recorrer ao ensaio intitulado “Os clássicos têm um futuro?”, Que abre o livro citado. E é apropriado porque compartilho o valor que você atribui aos estudos clássicos. “Eu acredito”, ele aponta, “que devemos ir além da ideia superficialmente plausível de que os clássicos são, ou lidam com, a literatura, arte, cultura, história, filosofia e linguagem do mundo antigo.” Claro que ele reconhece que “em parte eles são apenas isso”, mas o que mais justifica sua sobrevivência “é o diálogo que estabelecemos com aqueles que antes de nós dialogaram com o mundo clássico (seja Dante, Rafael, William Shakespeare, Edward Gibbon, Pablo Picasso ou Eugene O’Neill) ”. E, claro, nesses diálogos muitos tipos de ideias intervêm. O que é importante é precisamente essa variedade e os estilos argumentativos que neles aparecem, não as simplificações que muitos defensores dos estudos clássicos empregam (temo que seja interessante), simplificações do tipo que “na Atenas antiga eles inventaram a democracia”. “Dito assim”, Beard explica, “simplesmente não é verdade. Até onde sabemos, nenhum grego antigo jamais disse tal coisa; e, em todo caso, a democracia não é algo que se inventou, como um motor a pistão ”. A verdade é que seria impossível compreender Dante sem Virgílio, ou John Stuart Mill e Karl Popper sem Platão.

Repito, compreendo perfeitamente quase todos estes argumentos, mesmo aqueles carregados de interesses profissionais, disciplinares ou religiosos. Mas não devemos limitar a discussão a tais parâmetros. E a ciência? Onde aparece nessas reclamações? É menos necessário do que as humanidades viajar totalmente pelo mundo? Obviamente, é muito necessário. E não só porque está na base das infra-estruturas tecnológicas, sanitárias ou alimentares do mundo actual, mas porque também faz parte desse “diálogo” que devemos manter com o passado, mesmo com o chamado “clássico” . O biólogo, cosmólogo e lógico Aristóteles – entendida como a lógica como um ramo da matemática – não é menos interessante, nem relevante, do que outras disciplinas “humanísticas”.

“Não preciso do valor das humanidades para me defender, nem na escola nem na rua”

Podemos entender o mundo sem ler ou saber algo sobre os “filósofos” da natureza que são cientistas; Ou seja, sem diálogo interno, por exemplo, Hipócrates, Copérnico, Galileu, Newton, Linnaeus, Maxwell, Darwin, Pasteur, Claude Bernard, Ramón y Cajal, Pávlov, Bertrand Russell, Freud, Poincaré, Einstein, Heisenberg, Schrödinger, Mandelbrot, Rachel Carson, Feynman, Hawkins, Stephen Jay Gould, Richard Dawkins, Edward Wilson, Penrose ou James Watson e Francis Crick? E não quero esquecer aqueles que deixaram uma marca profunda na ciência e na filosofia, os casos de Leibniz e Descartes. Conhecer todos eles, ler algumas das suas obras – algumas muito acessíveis – é essencial para construir uma “visão pessoal do mundo”, por mais modesta que seja. Uma visão de mundo que nos permite e nos induz a refletir sobre o sentido da vida, as obrigações que devemos assumir para com os outros e com o nosso planeta, ou os valores que queremos fazer nossos, valores que nos afetam por, precisamente o que a ciência nos ensina. Em última análise, para ter uma ideia do que significa ser humano, biológica e moralmente.

Deixe-me ser honesto. Estou cansado de ouvir tantos defensores das “humanidades” – que muitas vezes são abençoados com o rótulo de “intelectuais”, um termo, aliás, que raramente é aplicado a um cientista – pessoas que em suas vidas abordaram um livro de ciências . Não preciso do valor das humanidades para me defender, nem na escola nem na rua. E não acho que nenhum ou poucos cientistas precisem disso. Ninguém deveria precisar disso, mas temo que, não importa o quanto você pense o contrário, a ciência precisa de mais defesa. Sei muito bem que o tempo é limitado e que é muito difícil conciliar, dar espaço, para que nos ensinem grego ou latim, ou nos ajudem a ler a Bíblia, Homero, Dante, Ortega y Gasset ou Hannah Arendt, com obtendo ao mesmo tempo algum treinamento em matemática, física, biologia ou química, e ser apresentado à leitura de Galileu, Darwin, Russell, Einstein, Heisenberg ou Gould. E não tenho solução para esse dilema, mas sei que não dá para resolver deixando a ciência de lado, por mais que implique o discurso de alguns.

Literatura,Poesia,Cultura,Filosofia,Blog do Mesquita (1)

Antonio Curnetta – Poesia

Boa noite
Antonio Curnetta

Gente bonita que carrega suas cicatrizes com dignidade
Que perdeu mas ainda tenta
Que foi maltratado, mas ainda é gentil
Quem ficou desapontado, mas ainda mostra o coração
Porque as pessoas que têm uma vida difícil
muitas vezes se tornam as pessoas mais bonitas.

Literatura,Poesia,Blog do Mesquita 01

Maria Teresa Horta – Poesia

Boa noite.
Clima
Maria Teresa Horta

Neste clima de armas
submersas
de silêncios calados
bocas crespas

de já grandes coragens
e vontades

de já claridade
e já certeza

Neste clima espesso
grosso
enorme
ao tamanho dos olhos – temperatura

à exata liberdade retomada

uma espécie de grito
e de sutura

Este clima ferida

cerco
incerto
a avolumar na pele cada
dia

este clima punho

Quente

aberto

do brusco despertar
e de rotura

Clima que no homem acontece
e nele se empreende
numa luta

Pintura de Juan Miró – Ballerina 1925

William Blake – A resposta da terra

Boa noite.
A resposta da terra
William Blake

A terra levantou sua cabeça
Desde a escuridão pavorosa e triste.
Sua luz voou,
Pétreo terror!
E cobriu seus cabelos com cinzento desespero.
Presa junto a úmida costa,
Ciúmes estrelados guardam meu covil:
Fria e velha,
Chorando,
Escuto ao Pai dos homens antigos.
Egoísta Pai de homens!
Cruel, ciumento, medo egoísta!
Pode o gozo,
Acorrentado na noite,
Dar à luz as virgens da juventude e manhã?
A primavera esconde sua alegria
Quando os casulos e as flores crescem?
O semeador
Semeia pela noite,
Ou o lavrador lavra na escuridão?
Rompe esta pesada corrente
Que rodeia de gelo meus ossos
Egoísta! Inútil!
Eterna praga!
Que ao livre Amor ataste com ataduras.

Fotografia de Talia Chetrit – Hand, 2012

José Luís Peixoto – Poesia

Boa noite.
A criança em ruínas
José Luís Peixoto

Fico admirado quando alguém, por acaso e quase sempre
sem motivo, me diz que não sabe o que é o amor.
eu sei exatamente o que é o amor.
O amor é saber
que existe uma parte de nós que deixou de nos pertencer.
O amor é saber que vamos perdoar tudo a essa parte
de nós que não é nossa.
O amor é sermos fracos.
o amor é ter medo e querer morrer.

Silenced, Pintura de Suhair Sibai