Richard Harris – Arte na Floresta – Land Art
A floresta de Kings Wood é uma vasta área de grande beleza natural situada no condado de Kent, em Inglaterra. Para além de uma rica flora e fauna autóctone, desde 1994 que aloja também um curioso grupo de habitantes composto por artistas plásticos.
A iniciativa partiu da própria administração que resolveu convidar diversos artistas com sensibilidade para as questões do Ambiente para passar longos períodos na floresta. Em contrapartida pediu-se-lhes que concebessem e realizassem algumas obras de arte no local.
O envolvimento com a floresta resulta na utilização de materiais locais nos seus trabalhos, que se fundem com a paisagem e são absorvidos no ciclo biológico natural. Com o passar dos dias as obras de arte vão sendo transformadas pela luz, pelo tempo ou pelas condições climatéricas ou sazonais. Ao percorrer a floresta é então possível ver ao lado de novas esculturas outras mais antigas, quais fósseis a ser reclamados pela Natureza.
Richard Harris foi o primeiro artista a ser convidado e deu o mote: utilizou exclusivamente materiais locais, tais como pedras, ramos de árvores ou a própria terra para criar formas geometrizadas. As suas obras nunca estão acabadas. É vulgar voltar ao local para fazer ajustes, como podar, ou então apenas verificar a sua evolução natural…
[ad name=”Retangulo – Anuncios – Duplo”]