Energia Eólica

O Wind Dam

Alguns afirmam que a “barragem” é uma fraude porque revela uma total incompreensão dos princípios físicos da dinâmica de fluidos. Segundo estes o que faz funcionar toda e qualquer barragem é a diferença de potencial: diferença de altitude no caso da água; diferença de pressão no caso do vento. Nas velas dos navios a diferença de pressão entre o lado de onde sopra o vento e o lado oposto é diminuta mas, como a área é muito grande, resulta numa força de impulso.

Sendo assim no caso presente a tela apenas aumentará a velocidade do vento, nunca a pressão pelo que o sistema se comportará como um vulgar gerador eólico. De inovador então apenas a forma escultural…

Com a palavra os cientistas Tapuias. E o povão que é hábil em sobreviver com os bolsos cheios de vento, e de viver de brisa.

Ah!, não esquecer um certo pessoal em Brasília especialistas em inflar orçamentos.

Tecnologia Energia Eólica Wind Dam 01

A ilustração lembra uma vela de navio enfunada pelo vento.
É o Wind Dam, uma enorme tela estendida entre duas margens de um canyon no lago Lagoda, na Rússia.

Tecnologia Energia Eólica Wind Dam 02

A ideia é do arquiteto Laurie Chetwood, que em tempos de buscas por novas soluções para geração de energia, projeta essa verdadeira barragem eólica que recebe e direciona o vento para uma turbina.

Tecnologia Energia Eólica Wind Dam 03

O polêmico sistema — incomoda particularmente aos ambientalistas pela possibilidade de prejudicar a migração das aves — é composto por uma tela de 25 metros de altura e 75 de largura suspensa por cabos que canalizam o vento para uma abertura central ligada a uma turbina acoplada, igualmente suspensa.

Os estudos efetuados apontam a forma côncava como a mais eficaz na captura do vento. A semelhança com a forma de uma barragem hidrelétrica levou a que o projeto fosse apelidado de wind(vento) dam(barragem), ou barragem de vento.

Tecnologia Energia Eólica Wind Dam 04

 


[ad name=”Retangulo – Anuncios – Duplo”]

Share the Post: