Para você que é usuário de alguma dessas empresas prepare a sua paciência, você vai precisar.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou pela primeira vez os resultados de um índice que vai medir a qualidade de atendimento das operadoras, o Índice de Desempenho no Atendimento (IDA).
Na medição de janeiro de 2009, a Aeiou, que opera somente em São Paulo, teve o pior desempenho em telefonia móvel. Já a Tim levou a pior em telefonia fixa, enquanto a GVT teve o prio desempenho em telefonia fixa de longa distância.
Segundo a Anatel, o índice tem como finalidade incentivar as prestadoras a aperfeiçoar o tratamento de reclamações e melhorar a resolução de problemas apontados pelos usuários.
Entre os destaques positivos, a Sercomtel teve o melhor atendimento em telefonia celular e fixa, enquanto a Intelig foi a melhor em longa distância.
O índice leva em consideração a capacidade da prestadora de atender as demandas no prazo de cinco dias, de diminuir a quantidade de reclamações, de reduzir pendências e de evitar reincidências. A nota máxima é 100, e as prestadoras perdem ponto de acordo com os desvios em relação às metas de desempenho estabelecidas. O ranking poderá ser consultado mensalmente, no site da Anatel.
da Info