loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

Guerra Híbrida: Qual o verdadeiro peso das notícias falsas? sábado, 13 de outubro de 2018

Estima-se que, durante as eleições americanas, informações mentirosas tiveram mais de 8 milhões de compartilhamentos no Facebook. Especialista afirma que fenômeno pode, sim, influenciar a opinião pública. Desde a surpreendente vitória de Donald Trump nas eleições para a Casa Branca, a atenção da mídia se voltou para o fenômeno das notícias falsas, numa tentativa de entender o seu impacto no processo eleitoral americano. No Facebook, entre agosto e 8 de novembro, data da eleição americana, as “fake news” ganharam mais…

A longa história das notícias falsas domingo, 17 de junho de 2018

Utilização política das mentiras começou muito antes das redes sociais, e a construção de outras realidades era uma constante na Grécia antiga Soldados alemães durante a quarta batalha de Ypres, em outubro de 1918. PAUL THOMPSON GETTY IMAGES A primeira vítima da guerra é a verdade, afirma um velho ditado jornalístico. Embora o mais correto fosse dizer que a verdade é vítima recorrente em qualquer sociedade organizada, porque a mentira política é uma arte tão velha quanto a civilização. A verdade é…

Alberto Dines: Entre o cosmo sangrento e a alma pura quinta-feira, 24 de maio de 2018

O jornalismo pátrio hoje é basicamente reativo. Da política à cultura, passando pela economia. E o recurso mais efetivo faz-se fora do jornalismo – com pesquisas apressadas, metodologicamente levianas, concebidas e realizadas por profissionais que obedecem a uma ética diametralmente oposta à dos jornalistas Estou ligado ao Observatório da Imprensa desde outubro de 1996 quando seus idealizadores aceitaram meu convite, em nome da empresa, e ele estreou como parte do conteúdo do UOL, seis meses depois de surgir na internet. Inovador, nasceu cem…

Como os jornais e as redes sociais atuaram na retomada do poder pela direita quarta-feira, 16 de maio de 2018

O jornalismo no Brasil é controlado por empresas familiares. Empresa familiar  É o que afirma a pesquisa Monitoramento da Propriedade da Mídia (Media Ownership Monitor ou MOM), realizada em conjunto com as ONGs brasileiras Intervozes e Repórteres Sem Fronteiras (RSF). De acordo com a publicação, 50% da mídia brasileira é controlada por cinco famílias e se “somados o grupo Estado, do jornal O Estado de S.Paulo; o grupo Abril, da revista Veja; e o grupo Editorial Sempre Editora, do jornal O Tempo, são…

Frustradas, revistas ficam sem a foto de Lula preso em suas capas domingo, 15 de abril de 2018

O que resta de uma história quando todos os recursos para manter a atenção foram desperdiçados?* O que sobra de uma narrativa quando seu ápice chega, mas o suspense se esticou tanto que se esgarçou? O resultado são ecos, gritos dispersos, fragmentos de uma trama cujo arremate não foi nem sombra do que se prometeu até então. Fica o anticlímax, a frustração, o enfado. É isso que se pode conferir nas capas das principais revistas semanais de informação do país…

As engrenagens da desinformação segunda-feira, 9 de abril de 2018

Medo e hipocrisia minam combate às fake news   Publicado originalmente pelo objETHOS. Não é mais novidade para ninguém que a guerra contra as notícias falsas se converteu na principal preocupação do meio jornalístico. Em todas as partes, surgem iniciativas para checagem de dados e para desmentir declarações e números falsos. Pela primeira vez em muito tempo, a discussão deixou de ser um novo modelo de negóciou um revolucionário software, e os profissionais e as organizações passaram a debater rigor na apuração,…

Cidadania e “Fake News” domingo, 1 de abril de 2018

O assassinato de Marielle Franco: a cobertura “palaciana” e fake da Folha e do Estadão* Passadas quase duas semanas do covarde (e cruel) assassinato da vereadora carioca Marielle Franco e de Anderson Gomes, motorista da parlamentar, é possível refletir criticamente sobre a cobertura dos dois maiores jornais impressos do país (Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo). Desconheço qualquer investigação jornalística de ambos — nada foi anunciado ou informado aos seus leitores. O rumo da cobertura, passado o momento de…

Crise na Imprensa: Guerra perdida domingo, 25 de fevereiro de 2018

Qual o peso de vencer uma batalha se a guerra está sendo perdida? Veículos de imprensa decidiram bater de frente contra Google e Facebook. Para aproximar a relação, os gigantes do Vale do Silício chegaram a sinalizar com parcerias, mas alteração nos algoritmos vai deixar a vida dos noticiários ainda mais difícil. O faturamento das empresas jornalísticas despencou do patamar dos US$ 90 bilhões para cerca de US$ 50 bilhões nos últimos dez anos, de acordo com um estudo elaborado…

Miriam Leitão – Impostos quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Como eu admiro a Novilíngua prevista por Orwell! Míriam “Leilão”, “economista” budeja a indignação seletiva sobre aumento de impostos. Mais uma vez a pena “marrom” é atropelada pela realidade. Em 2015: “Não tem sentido. A sociedade não aguenta mais esse tipo de asfixia tributária”! Em 2018: O aumento de impostos não é o ideal,mas é necessário”! Que beleza! Que maravilha! Quanta coerência!

Fatos & Fotos – 28/12/2017 quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Jingo bell – Caminhando pela cidade. A vida como não deveria ser – 25/12/2017 Rua Joaquim Nabuco c/ Av. Abolição, Aldeota,Fortaleza,Ce. Foto José Mesquita, Galaxy Note V Da série “E-mails imaginários” De: papainoel@fimdomundo.pn Para: temer@corrupto.com Ou faz regime ou se torna amigo do Gilmar

Fatos & Fotos – 26/12/2017 terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Um procurador da república que vem a público ofender o presidente da república – esse merece, aquele não deveria fazê-lo – insinuando, insinuando uma ova, é acusando mesmo, de haver concedido o indulto de natal visando a proteção futura dele mesmo se vier a ser condenado por corrupção, é a estampa cristalina da absoluta e amoral ausência de ética e compostura de alguns membros danosos do Ministério Público. É necessário e urgente que o Conselho Nacional do Ministério Público extirpe…

Fatos & Fotos – 24/12/2017 domingo, 24 de dezembro de 2017

Idiotas manipulados no 3º Andar do Planalto Infelizmente, enquanto tivermos candidatos à presidência cujas únicas competências e ambições é compor alianças com quer que seja para se sentar naquela poltrona do terceiro andar do Palácio do Planalto, só teremos idiotas manipulados por espertalhões na presidência da república. Precisamos de um candidato que tenha aquele mínimo de inteligência para saber que precisa montar um grupo de candidatos ao parlamento competentes e honestos – suficientes para formar maioria – para concorrer junto…

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil