Tecnologia – Windows e Linux.

Números da ABES sobre migração de Linux para piratas Windows podem ser equivocados, diz assessor da Presidência.

O governo está preparando uma pesquisa para contradizer os dados apresentados pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), registrando a alta substituição do Linux por cópias piratas do Windows. Segundo José Luiz de Mello Aquino, assessor da Presidência da República, os novos dados mostrarão que os compradores de equipamentos enquadrados no programa PC Conectados mantêm em uso o sistema operacional livre.

Segundo estudo conduzido pelo instituto de pesquisa Ipsos, e divulgados pela entidade, “73% dos usuários desinstalaram o sistema operacional de código aberto, pré-instalado nos computadores do programa federal, substituindo-o por outro, de código proprietário”.

O levantamento também registra que a mudança ocorreu, em média, 31 dias após a compra do equipamento e que 47% dos usuários dizem trocar o sistema operacional sem nenhum tipo de pagamento por intermédio de amigos, parentes ou técnicos, enquanto 26% confirmaram um pagamento adicional médio de R$ 137,00, pela compra e instalação do novo sistema operacional, uma forte evidência de utilização de cópias ilegais.

Enviado por Raphael Vieira – Fortaleza,CE.
Share the Post:

Artigos relacionados