Banda larga.
E o acesso à internet via banda larga? Devagar e sempre, vai crescendo. Pelas estimativas da E-Consulting, chegaremos ao fim deste ano com 4,1 milhões de brasileiros usando banda larga. Isso significaria uma taxa de penetração em torno de 2,3% da população e de 12,9% dos usuários totais da internet no país, com base de 31,8 milhões, segundo os cálculos da consultoria.
— O mercado brasileiro de banda larga movimenta hoje US$ 1,3 bilhão, total repartido entre operadoras (que ficam com algo em torno de 75% do bolo) e os provedores — diz Daniel Domeneghetti, coordenador do SRC (Strategy Research Center), divisão da E-Consulting.
É um mercado interessantíssimo, com eterno potencial de crescimento, mas esbarra na baixa renda geral da população. E esse, sim, é o tipo de problema que não tem solução a curto prazo.
— O percentual brasileiro já supera o do México, por exemplo, mas ainda é menor do que o registrado na Argentina e no Chile. A Coréia do Sul é a líder mundial, com 27% de penetração — diz Domeneghetti.
Ainda de acordo com as estimativas da E-Consulting, o país deve chegar a 8,3 milhões de usuários conectados em banda larga em 2008. A consultoria prevê também que o mercado chegue a US$ 2,1 bilhões, entre utilização residencial e corporativa.
Duas datas importantes para o mundo da tecnologia:
-
Foi em 11 de agosto de 1981 que a IBM lançou o primeiro computador pessoal, o PC 5150 — um poder com chip de 4,77MHz e 256 kilobytes de RAM.
-
E foi em 6 de agosto de 1991 que Tim Bernes-Lee publicou na Usenet o código inicial da World Wide Web (www), dando o pontapé inicial da internet tal qual conhecemos hoje.