Google e Yahoo são surpresa de feira de eletrônicos.
A participação da Google e da Yahoo foi a grande novidade de uma feira de produtos eletrônicos de Las Vegas, na semana passada.
As duas gigantes da internet são vistas como empresas que estão mudando a forma como as pessoas acessam música e vídeo e, por isso, apesar de fornecerem serviços, foram destaques da feira ao lado de fabricantes de produtos de consumo como a Sony, a Samsung e a Toshiba.
A Google montou um estande colorido em um dos pavilhões, e a Yahoo, uma tenda no estacionamento da feira, chamada Consumer Electronics Show (CES). Apesar de ocuparem um espaço reduzido da área total do evento, elas estiveram entre os destinos mais populares para os 130 mil visitantes da CES.
Acesso
O tema dominante do evento foi como tornar mais fácil para as pessoas acessarem o tipo de conteúdo que elas desejam, onde e quando quiserem. Este é exatamente o tipo de coisa que os serviços providos pela Yahoo e pela Google se destacaram nos últimos anos.
Na CES, as duas na prática se reposicionaram como empresas de mídia, anunciando uma série de acordos que as levarão muito além da área de buscas na internet, que está na origem de seus negócios.
Eles incluem a transmissão de programas de TV e vídeos para computadores e telefones celulares, assim como a ligação de serviços da internet com equipamentos eletrônicos tradicionais como a televisão.
Transformação
A Google, por exemplo, anunciou sua loja de vídeo on-line, que vai oferecer programas da rede de TV americana CBS por US$ 1,99 (R$ 4,50). “O mais importante é transmitir o conteúdo”, disse na feira o chefe da Google, Eric Schmidt.
“A informação digital deve estar disponível em todos os aparelhos durante o tempo todo”.
Já a Yahoo anunciou um programa que vai permitir a seus 450 milhões de usuários que acessem seus e-mails, fotos digitais e outros serviços por meio da TV ou do celular.
“A internet está se transformando de um veículos para websites para um instrumento de entrega de serviços de consumo”, disse Marco Boerries, um vice-presidente da empresa.
Outras companhias mostraram na CES que estão tentando ampliar o seu perfil, como a Intel, que apresentou a Viiv, uma tecnologia para unir o computador e a televisão, e a Microsoft, que quer fazer o seu Windows servir de plataforma para conectar todos os tipos de aparelhos.