Tecnologia – Celular e MP3.

Entre no ritmo do celular musical.

Cresce a oferta de telefones móveis que tocam MP3 e outros formatos digitais, escolha um modelo que não desafina.

Está chegando uma nova safra de celulares tão boa para ouvir música que pode até convencer as pessoas a encostar seu iPod ou aparelho similar.

Nas lojas, cresce a oferta e a procura por esses aparelhos, que têm a vantagem de unir duas funções e diminuir o peso em seu bolso.

E se o celular receber uma ligação? A música é interrompida e uma campainha avisa para que você atenda a chamada, sem tirar os fones.De olho no mercado promissor, os fabricantes estão investindo forte.

No começo do mês, a gigante dos celulares Nokia comprou por US$ 60 milhões a Loudeye, distribuidora norte-americana de música digital.

E a aposta da empresa não pára por aí: em setembro chega às lojas brasileiras o Nokia N91, celular que tem um disco rígido com 4 gigabytes, capaz de armazenar cerca de 65 horas de música em MP3 de qualidade média.

Mas esse não é o único modelo a esbanjar espaço para músicas. Muitos celulares já vêm com entrada para cartão de memória, o que permite aumentar bastante a capacidade de armazenamento do aparelho. Há outros detalhes relevantes na hora de escolher um telefone móvel com tocador de música.

A interface do tocador no celular, por exemplo, merece atenção. Precisa ser amigável, como a do celular Razr V3i. Para atrair os fãs do iPod, da Apple, a Motorola a colocou o software iTunes dentro desse celular.

Também é importante observar quais são as formas de conexão entre o telefone, o computador e a internet para transferir as músicas digitais.

DO CD PARA O CELULAR
Feita a compra, como conseguir as músicas para rechear o aparelho?As músicas do seu CD podem ser passadas para o computador e, posteriormente, para o celular. Para isso, é necessário converter o formato das músicas, com a ajuda de um software (leia mais abaixo).

Outra forma de conseguir as músicas usando o computador é baixar músicas pela internet. Mas é preciso tomar cuidado para evitar a pirataria. O problema é que há poucas lojas virtuais no Brasil que vendem conteúdo legalizado, e o formato dessas músicas muitas vezes não é compatível com a maioria dos celulares que são também tocadores de música.

No exterior, as lojas virtuais de música estão proliferando. Mas, como cada país tem suas leis, quase nunca é possível para um brasileiro comprar uma música num site de outro país. A exceção fica por conta do site norte-americano eMusic (www.emusic.com), que vende música licenciada para vários países, inclusive o Brasil.

Cada música custa cerca de US$ 0,25. Para pagar, é necessário ter cartão de crédito internacional. Também é possível comprar músicas diretamente pelo celular, embora os serviços ainda tenham poucas ofertas. A Claro já oferece download de músicas inteiras aos seus clientes. E o iMusica, site de venda de música digital brasileiro, acaba de lançar um serviço de venda de canções para celular, para donos do novo Nokia N91.

Seu amigo tem no celular uma música que você gostou? Se ambos tiverem Bluetooth, é possível trocar arquivos sem fio. Mas vale lembrar que, teoricamente, isto pode ser considerado pirataria.
Share the Post:

Artigos relacionados