Tecnologia – Carro Elétrico Tesla

Tesla Elétrico
200km/h em silêncio e sem poluição!

Este carro vai de 0 a 100 km/h em quatro segundos e roda 400 quilômetros com uma carga de eletricidade em sua bateria. No mais absoluto silêncio e sem precisar lançar restos de fósseis de dinossauros queimados na atmosfera.
Com este argumento a fabricante Tesla http://www.teslamotors.com/index.php?js_enabled=1 quer desmistificar a teoria de que carros elétricos são ecologicamente corretos, mas sem emoções para quem gosta de dirigir.

A previsão é de que o automóvel chegue ao mercado norte-americano e europeu no primeiro semestre de 2007 por um preço em torno de 100 mil dólares.

O Tesla Roadster conta com dois lugares e sua bateria leva cerca de três horas e meia para ser carregada.

Possui duas marchas, uma para grandes acelerações, que equivale à 1ª e 2ª em carros com transmissão manual e a outra para as velocidades finais, acima de 100km/h.

O Tesla precisa de duas marchas somente pois seu motor tem um regime de torque altíssimo, que abrange um ciclo de rotações por minuto muito maior do que a de um propulsor a gasolina.

Como não é necessário trocar o óleo do motor, a primeira revisão é agendada apenas para trocar a bateria e checar freios e pneus. Isto, depois de 260 mil quilômetros rodados.


Nota do editor do blog:

Nikola Tesla – * Smiljan, Croácia 1856 d.C. + ? 1943 d.C.

Nikola Tesla nasceu na Croácia, embora fosse de ascendência servia, região que era parte, na época, do Império Austro-Húngaro .
Filho de um sacerdote ortodoxo sérvio, foi um brilhante estudante e dotado de uma memória fotográfica.

Cursou a escola politécnica de Graz, na Áustria, onde estudou principalmente física e matemática e fez sua graduação na Universidade de Praga em 1880.
Tesla patenteou suas invenções: dínamo de corrente alternada, em 1881, transformador e motores, estabelecendo seu próprio laboratório.

Daí por diante Tesla, que era uma pessoa muito dinâmica, teve oportunidade de desenvolver várias outras invenções, entre elas a bobina de Tesla, um barco guiado por controle remoto e outros dispositivos controlados a distância.

Trabalhou como engenheiro eletricista na telefônica de Budapeste, Hungria, onde passou a se interessar por motores e correntes elétricas em 1882.
Depois de passar um período em Paris, onde trabalhou na Companhia Continental Edison, foi para os EEUU, 1884, estabelecendo-se em Nova York, onde naturalizou-se americano em 1889.

Tesla chegou a trabalhar com Thomas Edison, mas romperam relações porque o inventor norte-americano deixou de lhe pagar o prometido por um certo invento. Além disso, entre os dois se estabeleceria uma contenda que ficaria conhecida na época como a “guerra das correntes”.

Ela se originou de um problema prático já então conhecido: como transportar energia elétrica sem grandes perdas nos condutores.
Descobriu-se que essas perdas eram menores quando se utilizavam altas tensões, e Tesla criou os transformadores necessários para elevar e novamente diminuir a tensão elétrica.
Como esses dispositivos só funcionavam eficientemente com corrente alternada, Tesla também criou geradores para produzir esse tipo de corrente.

Edison, por sua vez, defendia vigorosamente o uso da corrente contínua.
Atritado com o patrão perdeu este emprego em 1886, mas no ano seguinte, 1887 ganhou bastante dinheiro de patrocinadores para construir um laboratório próprio em New York City, onde deu início independentemente a sua genialidade.

Criou a corrente alternada e vendeu a patente para George Westinghouse, que iniciou a campanha junto ao governo dos EEUU pela adoção da nova modalidade de corrente.

Iniciou viagens, 1891, pelos Estados Unidos e Europa, durante as quais apresentou relatórios detalhados sobre aplicações da corrente alternada de alta freqüência e outras descobertas.

Ainda desenvolveu numerosos inventos de produção ou movidos a eletricidade como o motor elétrico e registrou mais de 100 patentes, entre eles:

  • O acoplamento de dois circuitos por indução mútua, que seria utilizado nos primeiros geradores industriais de ondas hertzianas.
  • O princípio do campo magnético rotativo como meio de criar energia por meio da corrente alternada.
  • Projetou o primeiro motor assíncrono de campo giratório.
  • Inventou as correntes polifásicas, dos comutadores e da ligação em estrela, novos tipos de geradores e transformadores e sistemas de comunicação sem fios e de transmissão de energia.

Em 1912, chegou-se a pensar em dividir o Prêmio Nobel de Física entre Tesla e Edison, mas Tesla se recusou terminantemente a isso, e o prêmio acabou sendo dado a outro pesquisador.

Share the Post:

Artigos relacionados

Anistia nunca mais

A História do Brasil está intoxicada por sucessivas anistias e conciliações. Como sequela impera a certeza da impunidade. O desprezo

Ler mais