Estudo mostra que parlamentares republicanos dos EUA apelam para preconceitos raciais e étnicos implícitos em fotos para conquistar votos de racistas.

O estudo se baseou em fotos da campanha presidencial americana de 2008 usada por republicanos.
Foram analisadas um total de 126 imagens de anúncios do então candidato democrata Barack Obama e seu adversário republicano, o senador John McCain.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Direita”]
Os resultados mostram que imagens de video e fotos eram editadas de forma a retratar de maneira bem diferente cada um dos candidatos.
Enquanto Obama aparecia com um tom de pele mais escuro do que o que tem naturalmente, McCain aparecia com o tom de pele mais claro.
No total, Obama aparece com um tom de pele escurecido artificialmente em 86% das imagens usadas por republicanos.
A manipulação das imagens visava atiçar a aversão de eleitores racistas sem expressar diretamente este preconceito.
Segundo o estudo, essa é a chamada estratégia “apito de cachorro”, em referência a um tipo de apito usado por adestradores que apenas os cachorros podem ouvir.
Isso porque somente eleitores racistas são afetados pela mensagem implícita nos anúncios.
O estudo mostra que embora o preconceito em campanhas eleitorais americanas tenha vindo à tona este ano, por conta de Donald Trump, ele já existia em quase todas as corridas eleitorais do país.
Os resultados também evidenciam que o preconceito racial contra negros com tom de pele mais escura ainda é bastante forte nos Estados Unidos.
Blog Opinião e notícia