O Mercado de Pesquisas – típica obsessão dos Usa – está ameaçado por um fenômeno que os sociólogos denominam de “Fadiga de Opinião”.
A Revista Avertinsing Age, especializada em propaganda, detecta uma taxa de retorno das respostas abaixo de 10%, demonstrando, assim claramente, que os americanos estão “até a tampa”, em responder pesquisas.
Esse índice faz com que 50% de todas as respostas, sejam oriundas de apenas 5% da população. Para Simon Chadwick, isso reduz a confiabilidade das pesquisas. Foi percebido, também, uma “verta” intenção entre os entrevistados de “tirar um sarro” com os entrevistadores.
A “fadiga de opinião” provocou, como é típico no grande irmão do norte, reunião de 30 executivos, em Chicago – só podia ser lá – de algumas das maiores empresas (IBM, Microsoft, GM, Procter & Gamble e Mc Donald’s) que concluíram que a maioria dos que se recusam a responder às pesquisas são homens, negros, hispânicos e jovens, com menos de 35 anos e que têm celular.
Ps. Essa pesquisa tem que índice de respostas?