Opinião dos outros – Leonardo Boff

Segunda categoria: irmão menor, frater minor. Menor, porque, naquela divisão social burguesa de maiores e menores, ele ficou com os menores.

Este é o sentido social de menor. Sua ordem é a dos frades menores e se escreve, abreviando, O.F.M, Ordem dos Frades Menores. Além desta ordem tem a Ordem dos Mínimos, menores ainda que os menores, mais radicais ainda.

E hoje nós inventamos mais uma ordem, a dos lascados. Há todo um movimento nordestino dos frades, para a criação da Ordem franciscana dos lascados, da Ecclesia Lascatoram, da ordem dos lascados.

Imaginem vocês que, lá no Ceará, São Francisco é nordestino, não é de Assis, é São Francisco do Canindé*. É o maior santuário franciscano do mundo e passam por lá milhares e milhares de pessoas. Estive lá, várias vezes.

O povo acha que os frades escondem São Francisco dentro daquele convento enorme. Estão o povo vai à Igreja de São Francisco, paga as promessas, desfila diante do convento, olha-o com curiosidade para ver se ele está lá dentro.

E dizem uns aos outros: “São Francisco está lá dentro, escondido. Eu o vi. Estes padres alemães são maus, escondem São Francisco”.

Isto porque a mentalidade mítica popular não é diacrônica. Ela é sincrônica. Moisés, Jesus, João XXIII vivem todos num mesmo tempo. Não é o São Francisco Medieval. É o São Francisco de hoje, que está em Canindé, e não é de Assis.
São Francisco, portanto, é frade menor.

¹Leonardo Boff, extraído da obra Terapeutas do Deserto: do Deserto: de Fílon de Alexandria e Francisco de Assis a Graf Dürcheim” (Petrópolis, Vozes, 2004), a partir de Seminário com Jean Yves Leloup e Leonardo Boff.

*Canindé é o nome da cidade do Ceará onde se situa a Basílica de São Francisco de Assis que lá é denominado São Francisco do Canindé ou ainda São Francisco do Canindé.

Share the Post:

Artigos relacionados