Yahoo fecha acordo com sete jornais americanos.
Fonte – BBC
Fonte – BBC
A gigante da internet Yahoo vai trabalhar com sete grupos de jornais dos Estados Unidos, dividindo publicidade, tecnologia e conteúdo pela internet.
O acordo inclui 176 jornais regionais, que vão começar utilizando os classificados de emprego Yahoo HotJobs a partir de dezembro.
As pessoas envolvidas com a parceria afirmam que, no futuro, serão incluídos outros tipos de propaganda e conteúdo de notícias, além de mecanismos de busca.
O acordo aumenta a exposição regional da Yahoo e dá aos jornais alcance nacional para sua propaganda e conteúdo locais.
Lucros
Mais de 500 milhões de pessoas no mundo todo visitam páginas da Yahoo por mês.
Em outubro, a companhia teria sofrido uma queda de 38% dos lucros trimestrais depois da diminuição das rendas de anúncios de carros e produtos financeiros.
Analistas criticaram a companhia de mídia e busca online por sua lentidão em implantar inovações, comparada à sua principal concorrente: a Google.
Nos últimos anos, os jornais também têm lutado para lidar com a decrescente fatia de mercado no setor de propaganda, frente à competição de sites na internet, incluindo o HotJobs, da Yahoo.
“A maioria dos jornais locais conseguiu um bom trabalho, gerando renda local pelos seus sites”, afirma Leon Levitt, vice-presidente de mídia digital da Cox Newspapers.
“É muito mais difícil gerar renda local pois muitos dos anunciantes não querem lidar com cem jornais diferentes”, acrescenta.
A Cox Newspapers é um dos grupos de imprensa que vão trabalhar com a Yahoo, junto com os grupos Belo, Hearst Corp, E.W. Scripps, MediaNews, Lee Enterprises e Journal Register.
Em novembro, a grande adversária da Yahoo, a Google, anunciou que vai vender espaço de publicidade nas edições impressas de 50 grandes jornais americanos, incluindo The New York Times e The Washington Post.
As ações da Google dispararam e a companhia demonstrou que tem conseguido uma fatia cada vez maior da renda total de propaganda online nos Estados Unidos.