Carta da COFAMIL ao Ilmº Sr. Dr. Geraldo Alckmin.
Brasília, DF, em 23 de agosto de 2006
Ao Ilmº Sr. Dr. Geraldo Alckmin
Assunto: Apoio da Família Militar ao Senhor candidato.
Brasília, DF, em 23 de agosto de 2006
Ao Ilmº Sr. Dr. Geraldo Alckmin
Assunto: Apoio da Família Militar ao Senhor candidato.
A Confederação Nacional da Família Militar – CONFAMIL – é uma entidade representativa da Família Militar, em nível nacional, que congrega um conjunto de 23 entidades distribuídas em 21 estados da federação, integradas no Sistema CONFAMIL, e que envolve uma comunidade estimada em mais de 5,5 milhões de pessoas.
Sabemos que Vossa Senhoria tem conhecimento das vicissitudes por que têm passado as nossas Forças Armadas e a Família Militar nos últimos tempos; falta-nos meios para cumprirmos a nossa missão constitucional e apoiar nossos dependentes.
O que compromete o desempenho e a dignidade tanto dos militares da ativa como dos inativos.
As Forças Armadas e sua Família Militar estão sofrendo as conseqüências da atitude populista e do descaso do atual governo, pois elas se evidenciam, não só pelo sucateamento dos meios para o estrito cumprimento de suas destinações constitucionais, como pela ausência de políticas públicas voltadas para a moradia, para a saúde e para a assistência social aos militares de menor graduação, o que os torna reféns da boa vontade de um governo que seja sensível às nossas carências.
Dr. Alckmin, a nossa presença aqui hoje não é para reivindicar benefícios, nem para pedir privilégios.
Viemos, sim para alertar-lhe que volte a sua atenção para os militares, para a Família Militar, para as nossas Instituições Militares, ajudando-nos a resgatar nossa dignidade e disponibilizar os meios necessários ao cumprimento de nossa missão constitucional.
Entendemos que não existem mais razões para alimentar ressentimentos por fatos passados. Todos já respondemos plenamente por nossa conduta, com eventuais equívocos, praticada no passado. As gerações do presente anseiam defender e preservar os valores democráticos que ora vivenciamos, e serão intransigentes na rejeição de toda e qualquer tentativa de subjugar esses valores, sejam quais forem as razões.
As instituições que juramos defender são sagradas à nossa consciência e seguramente também o são pelo povo ordeiro e responsável do nosso país.
A Família Militar, por nós representada, deposita toda a confiança na sua candidatura, e tem a certeza de que edificará um novo país, moral e eticamente dignificado.
Nós aqui estamos para lhe assegurar todo o apoio à sua candidatura a Presidente da República. Confiamos na lisura de sua vida pessoal e política, e estamos convictos de que o senhor é efetivamente a referência que o povo precisa ter para voltar a discernir entre a cidadania e a marginalidade!
Na condição de Presidente da Confederação Nacional da Família Militar e Coordenador do Sistema CONFAMIL, assumo formalmente o compromisso de recomendar, a todas as entidades que integram o Sistema, que orientem a Família Militar em depositar, com confiança e esperança, o seu voto no candidato a Presidente da República, Dr. Geraldo Alckmin.
Atenciosamente, Waldemar da Mouta Campello Filho – Capitão-de-Mar-e-Guerra – Presidente da CONFAMIL
Carta do Candidato Geraldo Alckmin à CONFAMIL
Brasília, 06 de setembro de 2006
Amigas e amigos da Família Militar.
Gostaria de ter tido um encontro com todos os componentes da família militar brasileira. Não foi possível. A correria da campanha dificulta a realização de reuniões como essa.
Entretanto, tenho certeza de que encontrei, abracei, e apertei a mão de muitos de vocês nas minhas andanças pelo País, levando o meu compromisso de promover as mudanças de que o Brasil precisa para banir a corrupção e para trilhar o caminho do desenvolvimento.
As Forças Armadas, assim como todos os setores do serviço público, terão, no meu governo, o tratamento respeitoso que merecem por tudo o que já fizeram pelo Brasil e por tudo o que podem fazer pela Pátria.
A Marinha, o Exército e a Aeronáutica terão, porém, reconhecidas as peculiaridades do serviço militar e receberão, no limite das possibilidades, os meios para cumprir sua missão constitucional de garantir a defesa nacional, tema cuja relevância será reconhecida, e que, através da atuação do Ministro da Defesa farei elevar para o rol dos temas importantes no debate político.
Aos militares da ativa serão assegurados os instrumentos necessários para cumprir suas tarefas com modernidade e boas condições de trabalho. Aqueles que já deixaram o serviço ativo terão o reconhecimento e o tratamento merecido pelos anos de abnegada dedicação ao serviço da pátria.
A DEFESA NACIONAL É A MISSÃO CONSTITUCIONAL DAS Forças Armadas, e garantir seu cumprimento será a preocupação maior do Comandante-em-Chefe.
Não obstante, em situações excepcionais como a que vivemos no momento, conto com o Exército, a Marinha e a Aeronáutica para, enquanto for necessário, darem uma contribuição decidida e decisiva na luta contra a violência e a criminalidade organizadas, exercendo um controle implacável das nossas fronteiras para impedir a entrada em nosso território das armas e das drogas trazidas pelos que hoje desafiam a autoridade do Estado, ameaçam nossas famílias e colocam em risco o futuro de nossa juventude.
Li as propostas enviadas pela família militar, por intermédio da CONFAMIL, relativas às melhoras das condições de moradia, saúde, assistência social e plano de carreira dos militares. Encaminhei-as ao grupo de trabalho que está elaborando meu Programa de Governo, com a recomendação expressa de aprofundamento dos estudos e das possibilidades de solução.
Conclamo a família militar a participar com entusiasmo da campanha e da eleição, unindo-se em torno da minha candidatura e dos outros candidatos do PSDB e dos nossos aliados, que representem a moral e a ética, qualidades essenciais aos homens e mulheres que assumem responsabilidades públicas.
Ofereço a minha candidatura à Presidência da república e dou a todos a minha história como garantia do compromisso que estou assumindo com todos os brasileiros.
Cordialmente, Geraldo Alckmin