Arte – Pintura – Hélio Rola

Aristóteles, escravos & mulheres
Autor – Hélio Rola¹
Clique na imagem para ampliar

“Temos … em nossas raízes gregas uma forte tradição de as mulheres serem subalternas; na mitologia grega, pois, se inculcava que foi com a chegada da mulher ao mundo dos homens que veio a perda da felicidade plena dos homens. Já do ponto de vista da Ciência aristotélica– e esta, por mais de vinte séculos, manteve-se quase como irrefutável -, a situação de subalternidade da mulher não era diferente. Logo, tanto a Religião, como os mitos, quanto a Ciência foram definidoras de posturas eminentemente masculinas”
Attico Cassot em A Ciência é masculina? É sim, senhora! Ed Unisinos Coleção Aldus p. 49-50
Daí, também tirei as citações abaixo

Aristóteles, o filósofo escravagista, inventou a metafísica? foi personal trainer de Alexandre, O Magno, um grande matador, e dizia que ” Entre os animais, é o homem que tem o cérebro maior, proporcionalmente ao seu tamanho, e, nos homens, os machos tem o cérebro mais volumoso que o das fêmeas.[…] São os machos que tem o maior número de suturas na cabeça, e o homem tem mais do que a mulher, sempre pela mesma razão, para que esta zona respire facilmente, sobretudo o cérebro que é maior… Também como entre os sexos, o macho é por natureza superior e a fêmea inferior, o macho governa e a fêmea é sujeito. Devendo o mesmo ser aplicado ao caso da espécie humana em geral; por isso, todos os seres humanos, que diferem entre si tão largamente como alma do corpo…há os que são por natureza escravos, sendo-lhes vantajoso ser governado por essa espécie de autoridade”

Será, pergunto eu, que ainda continuamos aristotélicos, que nem ontem, na escravidão e na questão de gênero e saber científico, nesses tempos do politicamente correto?
Bloger RolaNet

¹Francisco Hélio Rola
Pintor/Escultor/Gravador/Desenhista
* Fortaleza, CE. – 1936 d.C

>> Biografia de Hélio Rola

Share the Post:

Artigos relacionados