Arte – Pintura – Grant Wood

A arte de Grant Wood ¹
Arte,Pintura,Grant Wood,ArborClique na imagem para ampliar
Arbor, 1930 – Óleo s/ madeira – 78 x 65.3 cm – Art Institute of Chicago

¹ Grant Wood
* Illinois, USA – 14 de Maio de 1892 d.C
+ Illinois, USA – 13 de Maio 1942

Pintor Americano Photo realistic
Artista, artesão e desenhista estadunidense nascido próximo a Anamosa, Iowa State, responsável pela criação de trabalhos de camuflagem para o Exército durante a primeira guerra mundial. Com a morte do pai (1901) sua família mudou-se para Cedar Rapids, onde ele empregou-se como um aprendiz em uma loja de metais. Paralelamente estudou e se formou na escola secundária Washington High School, em Cedar Rapids, e se matriculou em uma escola de arte em Mineápolis (1910). Passou a ensinar em uma escola particular (1911) e dois anos depois matriculou-se no Art Institute of Chicago para estudar esculturas em prata (1913).

Depois de servir no exército como um pintor de camuflagem, voltou novamente a Cedar Rapids para ensinar para estudantes juniores, Junior High students. Dedicou-se ao ensino e fez quatro viagens para Europa (1920-1928), onde estudou muitos estilos de pintar, especialmente impressionismo e pós-impressionismo, freqüentou a Académie Julian de Paris e foi profundamente influenciado pelo trabalho de Jan Van Eyck. Escolhido (1927) para a realização de um vitral para o edifício da legião estadunidense de Cedar Rapids, Iowa. Depois de buscar em Munique, Alemanha, artesãos mais experientes que colaborassem no empreendimento, o vitral foi montado na Alemanha e quando chegou à Cedar Rapids, foi recusado pelos membros da Legião.

Em represália, o artista realizou uma obra satírica, a que chamou Filhas da revolução, que atingiu seus objetivos, ou seja, causou furiosa reação entre os legionários. Depois do episódio, seu estilo evoluiu para um realismo despojado e de linhas muito marcadas, sem paralelo na pintura contemporânea, influenciado pela arte gótica européia, e se tornou o grande proponente de regionalismo nas artes. Em Mulher com plantas, retrato de sua mãe, trouxe reação discreta, mas com Gótico estadunidense causou enorme sucesso quando exposto em Chicago (1930). Ajudou a fundar a Stone City Art Colony (1932) próximo da sua cidade natal, para ajudar os artistas durante a Grande Depressão.

Foi nomeado professor de belas-artes da Universidade de Iowa 1934 e morreu no hospital universitário, em Iowa City, na véspera de seu aniversário. Depois de sua morte, seus bens foram para sua irmã, Nan Wood Graham, a mulher retratada em American Gothic, e depois a morte desta (1990), todo o seu patrimônio juntamente com os bens pessoais do irmão e várias obras de arte, tornaram-se propriedade do Figge Art Museum, em Davenport, Iowa.


[ad#Retangulo – Anuncios – Duplo]

Share the Post:

Artigos relacionados