O artista plástico holandês Levi van Veluw desenvolveu uma série de auto-retratos em que utiliza sua cabeça como ‘tela’ para suas próprias criações.
Com luz, grama, galhos de árvore, madeira, carpete, pedras, cabelo e outros materiais do dia-a-dia, ele próprio faz ‘esculturas’ e desenhos sobre sua figura, e em seguida se fotografa.
“Cada elemento é escolhido conscientemente”, diz o artista. “Minha cabeça é o veículo dessas transformações e combinações, mas o rosto inexpressivo – quase universal – permite ao espectador se projetar no trabalho.”
Sua obra mereceu vários prêmios de arte, inclusive o de melhor fotógrafo de Belas Artes de 2007 no International Photo Awards, dos Estados Unidos.
O holandês Levi van Veluw cria texturas e desenhos sobre seu rosto para depois fotografar a si mesmo, em uma espécie de auto-retrato. O uso de pedras faz parte da série ‘Materiais’.
O trabalho não utiliza manipulação digital, e a série de auto-retratos foi toda concluída em 24 horas.
Na série ‘Materiais’, o artista usou elementos do dia-a-dia, como o carpete.
Van Veluw diz que o tema da repetição é bastante interessante, por permitir seu uso para vários fins. Com perucas, ele questiona o significado que as pessoas atribuem aos objetos a seu redor.
Para a série ‘Luz’, o artista cobriu a cabeça com pedaços de alumínio capaz de gerar luminosidade. A foto foi realizada no escuro, ocultando as formas do rosto de Van Veluw.
Com ‘Paisagens’, o artista tenta usar elementos como grama e galhos de árvore para dar uma ‘terceira dimensão’ ao que na pintura tradicional seria visto em duas dimensões.
BBC
[ad#Retangulo – Anuncios – Duplo]