Fatos & Fotos – 11/10/2017

“Todas as formas de exploração são idênticas, porque elas se aplicam, todas iguais, ao mesmo objeto: o homem.”
Jurgen Habermas

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Aquela senhora que se diz capaz de manter todos os brasileiros com0 zumbis insones, suspendeu o trololó¹ do julgamento do Aécio – considero-o, Aécio Loures Neves, um corrupto e elemento nocivo ao país, mas sua “prisão e afastamento do mandado de senador são uma aberração jurídica.
Caso eu não pugne pela legalidade, a próxima vítima de arbitrar poderá ser esse escriba aqui. – por duas horas, para intervalo de almoço das excelências. Madame faz parte da corte que reduziu o horário de almoço do trabalhador para 30 minutos. Faça o que eu digo…
Madame e os demais togados, caso conhecessem o mínimo sobre hierarquia das leis, não precisariam não mais que dez minutos para anular a estupidez cometida pela 1ª turma da inusitada pena de recolhimento noturno.
¹ O mais relés aluno de Direito Constitucional sabe que nenhuma lei Infraconstitucional pode se sobrepor à Constitucional Federal.
Assim, o rapaz de Ipanema pode continuar livre, leve e solto para cometer as corrupções contumazes.

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Você aí cidadão indignado com a corrupção, pagador rigoroso dos impostos devidos, incapaz de parar na paralela para desembarcar o filho na escola, parabéns! Contudo, cidadão, cuide-se. Basta uma denúncia anônima, um vizinho invejoso ou um cunhado capeta – anônima? Bom né? – para que uma juíza de 1 instância conceda à Polícia Federal um mandado de busca e apreensão, pois a denúncia consta que há consumo de drogas na sua impoluta residência.
Lembram a história do lobo e do cordeiro né?

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Uáu! Que “ômi”! Sociologia? Salve! Salve!

Uma redenção? Haaaaaaaaaha! Um pequeno e insignificante detalhe.
Na Universidade Anhembi Morumbi não há curso de sociologia.
Cérebro pornô é uma pornografia. E aí, ficam os moralistas(sic) bolsominions indignados com homem nu em museu.
No velho e contundente “cearencês”; Vão se lascar seus “felas da gaita”

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Afeganistão – A marcha da insensatezAfeganistão,Blog do Mesquita,A vida como não deveria ser, Guerras,Crianças,Fotografias

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Boni9fáfio de Andrada,Corrupção,,Brasil,PSDBMeu pai me ensinou que, “sempre que você tiver dúvidas do caráter de uma pessoa, conjecture se você compraria uma carro usado dessa pessoa”.
O velho general sabia das coisas.
Então; conjecture…
Depufede bonifaciozinho de andradinha do PSDB. A dinastia está no congressozinho federal há 196 anos.
E isso aí na foto, já prepara dois sucessores; um filho e um neto para entrarem na mamata. O irmão dessa coisa foi ministro do STF – a porcalhada vem de longe – e o pai desse foi depufede lambe-botas de milicos na ditadura de 64.
Ps. Como dizia “Seo Manel”, antológico porteiro do Maguary Esporte Clube; “vocês não lêrem”…

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Fotografia – Autor Mantero

OK! Messi está anos luz acima dos demais caneleiros – exceto o português. Mas, somente os que entendem do nobre esporte bretão, e não entendem como o “business” – uma lidinha em Weber à essas alturas, pode esclarecer os capazes de um razoável conhecimento teratológico do deus mercado – poderia acreditar que a Argentina ficaria fora de uma Copa do Mundo.

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O país onde até os líderes da Igreja são escolhidos por voto direto

Sínodo Geral
Na Suécia, mais de 900 mil pessoas votaram para escolher a cúpula da Igreja (Foto: Magnus Aronson/Svenska kyrkan)

Na Suécia, a cúpula da Igreja também tem seu dia de eleições gerais. No domingo, 900 mil suecos foram às urnas para escolher os representantes da maior organização religiosa do país, a Igreja da Suécia, instituição protestante de confissão luterana. Foi o maior comparecimento na história das eleições da instituição desde 1950.

O sistema eleitoral dessa instituição cristã é único no mundo. A cada quatro anos, os cidadãos filiados à igreja elegem uma espécie de Parlamento da Igreja Sueca (Svenska kyrkan), a que é a maior organização religiosa do país.

Esse Parlamento é composto tanto por representantes do clero como por leigos e tem o poder de decidir não só questões mundanas, como a reforma das paróquias e o valor de doações a países pobres, mas também assuntos de ordem teológica – a exemplo do casamento entre pessoas do mesmo sexo, aprovado pela Igreja Sueca em 2009.

“A Constituição sueca é clara: a Igreja deve ser democrática e aberta”, diz à BBC Brasil a pastora sueca Jenny Sjögren, chefe do Departamento de Teologia e Ecumenismo da Igreja da Suécia.

As eleições, contudo, estão atreladas à política tradicional. Representantes de três dos oito partidos políticos tradicionais do país disputaram o pleito, ao lado de grupos independentes. Os resultados preliminares indicam que o Partido Social-Democrata, nacionalista e anti-imigração, conquistou a maior parcela dos votos e aumentou sua participação na Igreja.

“Pode-se dizer que a Igreja da Suécia tem um sistema eleitoral único no mundo, no sentido de que todas as instâncias do poder decisório da instituição são eleitas de forma direta. Embora as igrejas protestantes de países como a Noruega realizem algum tipo de eleições, em geral os pleitos ocorrem apenas a nível paroquial. Já na Suécia, desde a virada do milênio o próprio Sínodo Geral, que pode ser definido como o Parlamento da Igreja Sueca, é eleito nas urnas”, acrescentou Sjögren, que se tornou padre há 17 anos: desde 1958, a Igreja da Suécia aceita a ordenação feminina.

Regras

Para participar das eleições – seja como eleitor, ou como candidato -, o cidadão deve ser membro da Igreja da Suécia. A idade mínima para votar é de 16 anos, e a partir de 18 anos é possível se candidatar ao pleito.

No total, 5,2 milhões de suecos têm direito a votar no país de cerca de 10 milhões de habitantes.

A eleição de bispos e arcebispos na Suécia também costuma ser realizada com a participação popular: 50 por cento do eleitorado deve ser composto por leigos.

“Em várias partes do mundo protestante, as eleições de bispos e arcebispos se dão através do voto tanto de clérigos como de leigos. Isto se dá por razões históricas: ao contrário do que ocorre no catolicismo, a participação de leigos nos processos decisórios representa um papel importante nas igrejas luteranas, e nas congregações protestantes em geral”, diz Jenny Sjögren.

Em 2013, a Suécia elegeu pela primeira vez uma mulher como arcebispa – a até então bispa da cidade de Lund, Antje Jackelén.

Campanha Eleitoral

Na mídia sueca, a cobertura da campanha para as eleições gerais da Igreja segue, ainda que em menor dimensão, o figurino dos pleitos políticos. Nesta reta final da corrida eleitoral, candidatos leigos e religiosos duelam na TV e no rádio, jornais debatem as diferentes propostas, e os “partidos” – chamados de “grupos” – apresentam filmes de campanha publicitária. Nas ruas, cartazes e panfletos reforçam o clima de eleição.

“Todo o processo das eleições eclesiásticas é muito semelhante ao processo eleitoral para o Parlamento, assim como as regras democráticas que regem o funcionamento das assembleias eleitas pelos membros da Igreja”, diz à BBC Brasil o membro da Igreja David Axelson Fisk, que participou do comitê organizador das primeiras eleições gerais, na virada do milênio.

“Até o ano 2000, a Igreja da Suécia realizava apenas eleições a nível paroquial, como ocorre em outros países protestantes. Mas quando a separação entre Igreja e Estado entrou em vigor, naquele ano, entendeu-se que a forma mais democrática de gerir a instituição deveria ser através de eleições gerais e diretas para todas as instâncias do poder eclesiástico”, observa Fisk.

Bispos atuais da Suécia
Bispos eleitos na última eleição, em 2013, incluindo uma mulher, podem deixar o posto no próximo domingo (Foto: Magnus Aronson/IKON)

As eleições da Igreja da Suécia são organizadas em três níveis, num único dia de votação: a nível local, os membros de cada uma das 2.225 paróquias do país elegem uma Assembléia da Paróquia (Kyrkofullmäktige). A nível regional, os eleitores das 13 dioceses escolhem a Assembléia da Diocese (Stiftsfullmäktige), com 81 representantes. E a nível nacional, é eleito o Sínodo Geral da Igreja da Suécia (Kyrkomötet) – a mais alta instância da instituição, composta por 251 integrantes.

A arcebispa sueca é a representante da Igreja para eventos ecumênicos e conferências internacionais, mas a autoridade máxima de poder decisório da instituição é o Sínodo Geral. E pelas regras suecas, os bispos não fazem parte do Sínodo, embora devam estar presentes nas sessões do órgão.

“Os 13 bispos do país podem se pronunciar ou apresentar propostas nas sessões do Sínodo, mas não estão autorizados a votar”, esclarece Ewa Almqvist, do departamento de Comunicação da Igreja da Suécia. Por outro lado, segundo Jenny Sjögren, os bispos detêm influência no poderoso Comitê Doutrinário do Sínodo.

Em sua composição atual, 187 dos 251 assentos do Sínodo Geral são ocupados por representantes leigos. Entre os 64 clérigos da assembleia, estão 61 pastora e três diáconos. Os valores suecos da igualdade de gênero também se refletem na formação da assembleia nacional eleita no último pleito: são 124 mulheres e 127 homens, segundo dados fornecidos à BBC Brasil pela Igreja da Suécia.

Os representantes eleitos não ganham salário: recebem apenas compensação pelas horas que deixam de trabalhar em seus empregos regulares, a fim de exercer suas atividades do Sínodo. E em cumprimento às práticas suecas de transparência, as atividades e finanças da Igreja da Suécia também são disponibilizadas para a fiscalização pública.

Críticas

Um dos principais temas do debate da campanha eleitoral deste ano foi o questionamento sobre a participação política nas eleições da Igreja.

Embora as agremiações que concorrem ao voto não tenham a denominação de “partido”, o fato é que três dos oito partidos políticos tradicionais do país disputam o pleito com suas próprias legendas, ao lado de grupos independentes – o Partido Social-Democrata, o Partido do Centro e o Democratas da Suécia, de extrema-direita.

Arcebispa da Suécia, Antje Jackelén
Arcebispa da Suécia, Antje Jackelén, foi a primeira mulher a ocupar o cargo, em 2013 (Foto: Magnus Aronson/Svenska kyrkan)

“Há diferentes pontos de vista, e o tema é complexo”, diz a padre sueca Jenny Sjögren.

“Um eleitor pouco familiarizado com as questões da Igreja, por exemplo, pode sentir-se mais seguro ao votar no candidato de um partido político com o qual ele tem afinidade. Este seria um lado positivo de se ter representantes de partidos políticos tradicionais na disputa. Por outro lado, muitos começam a questionar esse envolvimento político na igreja. Mas cada vez mais, surgem novos grupos independentes que não possuem conexão com partidos. Portanto, este é um processo em evolução”, ela ressalta.

Êxodo

Apesar do caro e complexo aparato democrático para a realização de eleções diretas nos três níveis decisórios da Igreja, o comparecimento às urnas tem sido relativamente baixo. Especialmente nestes novos tempos, em que a Igreja da Suécia enfrenta uma perda considerável de seu rebanho.

Nas últimas eleições gerais da Igreja, em 2013, apenas 700 mil pessoas votaram. O índice de comparecimento às urnas não costuma ultrapassar 15% do eleitorado – em claro contraste com o percentual registrado nas eleições políticas para o Parlamento sueco, que costuma girar em torno de 86%.

O êxodo têm preocupado as autoridades eclesiásticas. Em 2016, mais de 90 mil pessoas deixaram de ser membros da Igreja – praticamente o dobro do índice registrado no ano anterior. Segundo pesquisa conduzida pelo instituto sueco Norstat, o principal argumento dos fiéis que decidiram abandonar a instituição é franco: eles não acreditam em Deus.

A Igreja da Suécia abandonou a Igreja Católica Romana no século 16, quando aderiu à Reforma Protestante.

Na virada do milênio, quando a Suécia se tornou oficialmente um Estado laico, 82% dos suecos eram membros da Igreja da Suécia – mais por tradição, segundo muitos comentam, do que por uma real afirmação de fé. Atualmente, segundo os números oficiais, a instituição possui 6,1 milhões de membros (cerca de 62% da população). Mas cada vez mais, a tradição religiosa perde força neste país de descrentes.

Até meados da década de 90, os filhos de membros da Igreja da Suécia se tornavam automaticamente, ao nascer, também membros da instituição. Na era do Estado laico, a nova geração tende a desfazer esses tênues laços religiosos: hoje, pelos cálculos da agência central de estatísticas da Suécia (Statistiska centralbyrån), somente cinco por cento dos suecos costumam frequentar algum tipo de igreja.

Apenas 29% da população afirma ter alguma crença religiosa. E na hora de casar, um em cada três casais optam por uma cerimônia civil.

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Paul Klee – Fish Magic, 1925

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No exígüo tempo de 35 minutos o nazista candidato a presidente, defende a tortura, o fechamento do congresso e confessa que sonega impostos. O proxoneta da cidadania ainda prega a guerra civil no Brasil.
Aos bolsominions, meus cumprimentos. Vossos descentes vos serão eternamente gratos.

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