Para os adeptos das teorias conspiratórias o que segue abaixo é um prato cheio! Assista aos dois vídeos, que, no mínimo, propõem uma reflexão sobre o uso de informações que fornecemos online. No centro das interrogações estão os dados que fornecemos ao Google e ao Facebook.
O Editor
SÃO PAULO – A sua privacidade está garantida quando você pesquisa no Google e usa um de seus produtos? E no Facebook, o que fazem com suas informações?
As perguntas acima são corriqueiras no mundo online. E as teorias offline que as respondem são muitas.
Além do suposto fornecimento de dados dessas duas gigantes da internet para outras empresas, há proposições que vão desde a ilusão de anonimato na web até o controle e manipulação de todas as informações que se passam na Terra.
Diante de tantas dúvidas e da atualidade do assunto (com debates correntes inclusive no Brasil, com o Marco Regulatório da Internet), separamos dois vídeos que o tratam de maneira original.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Direita”]
O primeiro deles é o “Google Masterplan“, de 2007, dirigido pelos alemães Ozan Halici e Jürgen Mayer.
A animação trata de um suposto plano da companhia de Sergey Brin e Larry Page em dominar tudo o que se passa pela internet. O roteiro é inspirado nos livros “What Barry Says”, de Simon Robson, e “The Google Story“, de David A. Wise. Em inglês, com 3 minutos e 14 segundos de duração:
Já o segundo vídeo selecionado, “Facebook: CIA Profile Database“, diz respeito ao extenso código de conduta do Facebook – aquelas letrinhas que quase ninguém dá atenção ao adentrar em site ou serviço.
Trata-se de uma mídia mais simples e que ganhou bastante repercussão nos últimos meses, sobretudo depois que Mark Zuckerberg alterou os termos do código sem avisar seus usuários, no começo do ano, e voltou atrás. A duração é de quatro minutos, em inglês.