Apple se recusa e decodificar iPhone de terrorista

Ordenada pela Justiça americana a ‘driblar’ a segurança do celular que pertencia ao terrorista de San Bernardino, a empresa se negou, alegando cuidar da segurança de seus clientes.

Apple se recusa e decodificar iPhone de terrorista
‘Nós não encontramos nenhum precedente que nos force a expor nossos clientes a um risco de ataque’, diz comunicado da Apple (Foto: Wikipedia)
Em um comunicado liberado nesta quarta-feira, 17, o presidente da Apple, Tim Cook, disse que construir um software para acessar dados criptografados no iPhone do atirador Syed Farook, do caso de San Bernardino, na Califórnia, seria perigoso demais.

Um juiz federal nos EUA ordenou que a Apple fornecesse aos investigadores acesso ao iPhone de Farook depois de a empresa se recusar a fornecer os dados voluntariamente.

Mas a Apple respondeu que enfraquecer a criptografia só poria em perigo cidadãos que contam com a empresa para proteger suas informações.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Direita”]

“Nós não encontramos nenhum precedente para que uma empresa americana seja forçada a expor seus clientes a um risco de ataque”, diz o comunicado.

“Criminosos e pessoas perigosas continuarão a criptografar, usando ferramentas disponíveis a eles”.

Tim Cook disse ainda que a empresa colaborou com o governo americano no que pôde, pondo engenheiros a sua disposição, e que acredita que as intenções sejam boas, mas que não há garantias de que um programa que drible a segurança do iPhone, caso criado, será usado apenas neste caso.

“As pessoas usam [smartphones] para guardar uma grande quantidade de informação, desde conversas pessoais até fotos, música, anotações, calendários e contatos, informações financeiras e de saúde, onde estiveram e para onde vão. […] Comprometer a segurança de nossas informações pessoais pode, no fim das contas, colocar nossa segurança em risco. É por isso que a criptografia se tornou tão importante para todos nós.”

Fontes:
The Daily Beast-Apple Refuses to Unlock Gunman’s Phone
Apple-A Message to Our Customers

Share the Post:

Artigos relacionados