Apple a serviço do Big Brother

Apesar de o CEO da Apple, Tim Cook, sempre reforçar que a empresa não tem interesse em ganhar dinheiro utilizando os dados dos usuários, parece que agora ele tem condições de fazer isso case mude de ideia.

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A companhia registrou uma nova patente nesta quinta-feira (16) sobre um sistema de e-commerce que seria capaz de entregar anúncios de produtos baseados no que o consumidor realmente pode comprar.

Basicamente, o sistema rastrearia o status dos cartões de crédito e débito do usuário e checaria o quanto ele tem de saldo.

Depois, ele enviaria sugestões de produtos com valores dentro do orçamento do consumidor. “Uma vantagem de anúncios segmentados é que apenas produtos que podem ser bancados pelos usuários chegarão a eles”, diz a patente.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Direita”]

O registro propõe que as mercadorias deveriam ser anunciadas somente se tiverem um valor de até 90% do saldo da pessoa, deixando outros 10% no cartão. A patente ainda fala de um serviço de cobrança e pagamento para quem responde a estes anúncios, além de métodos de entrega digitalmente ou fisicamente para quem compra o produto mostrado.

Apesar de a ideia ser inovadora em relação a métodos convencionais (pois hoje as companhias anunciam o que elas querem que os consumidores comprem e não o que eles realmente têm dinheiro para pagar), a Apple não parece querer produzir esse sistema tão cedo, já que ela tem se posicionado repetidas vezes contra o uso de dados de seus clientes para a publicidade.

Durante uma entrevista ao canal norte-americano PBS em setembro do ano passado com o apresentador Charlie Rose, Tim Cook disse se ofender com companhias que vendem dados pessoais de usuários para anunciantes. “Nosso negócio não é baseado em ter informações de pessoas.

Elas não são nosso produto. Se as empresas estão fazendo dinheiro coletando dados de usuários, eu acho que qualquer um tem o direito de ficar preocupado”, disse ele.
Adeline Daniele, de INFO Online

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