[ad#Retangulo – Anuncios – Esquerda]Empresa cancela cartões de crédito, mas não informa número de atingidos.
Vazamento ocorreu em empresa que processa cartões nos EUA e Canadá.
Uma falha de segurança no sistema da empresa norte-americana Heartland Payment Systems, que administra pagamentos de cartão de crédito – fornecendo máquinas nas quais os pagamentos em cartão são processados -, fez com que a Credicard Citi e o Citibank anunciassem o cancelamento de parte de seus cartões de crédito no Brasil.
A assessoria de imprensa da Credicard Citi explica que estão sujeitos à falha os cartões de crédito que foram processados nas máquinas da Heartland Systems – empresa que atua nos Estados Unidos e no Canadá. A Heartland não explica o período da falha, mas diz que o problema ocorreu em 2008.
A companhia não informa quantos clientes foram atingidos pela falha de segurança – anunciada pela Heartland Systems no último dia 20 de janeiro -, mas afirma que a ação de cancelamento é preventiva.
“O Citi atua de maneira preventiva ao detectar eventuais probabilidades de fraude. (…) A atuação prévia de cancelamento e substituição dos cartões de crédito de alguns clientes foi essencial para inibir a fraude e evitar danos aos portadores”, diz a empresa, em comunicado.
Visa e Mastercard
Mas o problema não está restrito aos cartões da Citi. Em comunicado, a Heartland aconselha os portadores de cartões de [ad#Retangulo – Anuncios – Direita]crédito das bandeiras Visa e Mastercard que usaram suas máquinas no ano de 2008 a procurar os bancos emissores de seus cartões para informações sobre eventuais fraudes.
Aliás, segundo informações divulgadas pela imprensa, o caso Heartland só começou a ser investigado depois de Visa e Mastercard alertarem a companhia sobre transações suspeitas.
Dados comprometidos
Entre os dados que foram comprometidos, de acordo com o comunicado da Heartland, estão o número do cartão, validade e outras informações que constam da tarja magnética.
Em um pequena porcentagem dos casos, diz a empresa, o nome do portador do cartão também pode ter ficado exposto. Segundo a Heartland, os clientes não terão prejuízo financeiro pelas transações não-autoridadas causadas pela falha de sistema.
do G1