Meio Ambiente – As árvores se comunicam

O ecologista Robert Macfarlane explica:

“Uma árvore moribunda pode abrir mão de seus recursos em benefício da comunidade, ou uma muda jovem localizada em uma área muito sombreada da vegetação rasteira pode receber recursos adicionais de seus vizinhos mais fortes. Permite que as plantas enviem avisos umas às outras. Uma planta que está sendo atacada por pulgões pode sinalizar para outra planta próxima intensificar sua resposta defensiva antes que os pulgões a alcancem. Há muito se sabe que as plantas se comunicam acima da superfície do solo.
“Da mesma forma, por meio de hormônios que são transmitidos pelo ar. Mas esses tipos de avisos enviados pela rede fúngica permitem maior precisão sobre quem são o remetente e o destinatário.

As árvores cooperam. Eles se comunicam. Eles compartilham. Não apenas entre membros da mesma espécie, mas entre espécies diferentes: os abetos e as bétulas Douglas alimentam-se uns dos outros. E não são só as árvores: sabemos que, com exceção de algumas espécies, todas as plantas têm essa mesma relação com as micorrizas. Estas descobertas põem em causa a nossa forma de compreender as fronteiras entre as espécies.”

Do livro “Menos é mais”, de Jason Hickel.

Share the Post:

Artigos relacionados