Ação é parte de uma campanha do governo local para compensar desmatamento e combater a seca
Diante de tantas notícias desanimadoras sobre o desmatamento no Brasil, uma atitude do governo da Etiópia traz boas-novas. Por meio da campanha #GreenLegacy, a população local plantou nada menos do que 350 milhões de árvores – em apenas 12 horas.
Segundo a BBC, o projeto é parte das medidas do primeiro ministro Abiy Ahmed para compensar os efeitos do desmatamento no país e reduzir os danos causados pela seca.
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que a cobertura florestal na Etiópia no início do século 20 era de 35% – no começo dos anos 2000, caiu para 4%.
O movimento de plantar novas árvores acontece em diversas áreas do país, e o objetivo é semear um total de 4 bilhões de plantas nativas. As autoridades etíopes acreditam que conquistaram um novo recorde – o máximo de árvores plantadas em um dia até então foram 50 milhões, na Índia, em 2016.
De acordo com o jornal britânico, críticos de Abiy Ahmed, porém, dizem que o primeiro ministro está usando a campanha para desviar atenção dos conflitos étnicos que o país enfrenta.