Diretora do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, é homenageada por sua colaboração internacional para o intercâmbio das culturas brasileira e alemã. Eva Sopher foi para o Brasil com os pais em 1936, fugindo do nazismo.
A empreendedora cultural e presidente da Fundação Theatro São Pedro, Eva Sopher, foi laureada com a Medalha Goethe 2015. O prêmio é uma homenagem realizada anualmente pelo Instituto Goethe a personalidades vinculadas à Alemanha que se destacam na expressão cultural de seus países e colaboram para promover o intercâmbio internacional entre as culturas.
O tema da edição deste ano é “o espírito da História”. Eva Sopher é reconhecida por ter restaurado e reconstruído o Theatro São Pedro, em Porto Alegre.
Hoje o teatro não só é um dos maiores símbolos culturais da capital gaúcha como também um ponto de encontro internacional para artistas de todas as vertentes.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Direita”]
Junto com a brasileira, também foram condecorados o filósofo sírio Sadik Al-Azm, que se engaja pela liberdade de expressão e pela comunicação entre o mundo árabe islâmico e a Europa ocidental; e Neil MacGregor, diretor do British Museum por 13 anos, por despertar no público uma nova consciência histórica ao conectar temas complexos da História da Arte em suas exposições.
De família judaica, Eva Sopher nasceu na Alemanha e se naturalizou brasileira.
Em 1936, ela se mudou com os pais para o Brasil, fugindo da perseguição nazista.
Com 16 anos, Eva já trabalhava em uma galeria de arte em São Paulo, e nos anos 1960 iniciou a recuperação de seu “templo secular”, como costuma chamar o Theatro São Pedro.
Hoje, com 91 anos de idade, ela continua sendo responsável pelo espaço, organizando de até oito espetáculos semanais.