Hélio Castro Neves – Vencedor das 500 Milhas de Indianápolis de 2009
O piloto brasileiro Hélio Castro Neves sagrou-se, agora a pouco, o vencedor da centésima edição das 500 milhas de Indianápolis nos Estados Unidos. A prova, a mais tradicional do automobilismo mundial, foi vencida pelo brasileiro após uma série de acidentes, sendo o mais grave o que envolveu dois outros pilotos brasileiros.
Raphael Matos e Vítor Meira – ambos passam bem e não sofreram maiores danos físicos -, bateram na curva 1 o que propiciou a entrada do pace car na pista. Durante as voltas lentas para que a pista fosse liberada, o piloto brasileiro pode fazer economia de combustível, que permitiu ao carro da equipe Pensk seguir até o fim da prova sem precisar fazer mais nenhuma parada para reabastecimento.
Hélio Castro Neves não participou das primeiras provas do campeonato da Fórmula Indy, uma vez que estava respondendo a processo por sonegação fiscal junto ao fisco norte americano. Depois de absolvido das acusações, o piloto voltou a correr, e é essa a sexta vitória de um piloto brasileiro na tradicional prova.
Ao lado de Hélio Castro Neves com 3 vitórias, sendo duas seguidas, figuram Emerson Fittipaldi, com duas vitórias, e Gil de Ferran que ganhou a prova uma vez.
Com essa atuação consagradora Helinho dá a volta por cima em um drama pessoal, e escreve seu nome entre os grandes pilotos do automobilismo mundial. De uma possível condenação a 30 anos de prisão à espetacular vitória em Indianápolis, o piloto brasileiro estréia uma estória tipicamente hollywoodiana.