FHC(argh,argh e agh!) continua com sua (dele) verborragia revanchista. Não resiste narcicísticamente à ausência de poder.Agora vocifera contra a Petrobras por pagar a União.
A esse respeito o jornalista Hélio Fernandes, um dos poucos que merece esse adjetivo, escreve de sua tribuna, Tribuna da Imprensa:
“Repassar dividendos de ESTATAIS ao Tesouro Nacional é um fato positivo e que não pode nem deve ser questionável. Elas se chamam ESTATAIS por causa disso. E se dão lucros, ótimo, assim destroem a afirmação de que empresas ESTATAIS são mal administradas, só dão prejuízo.
Foi esse o argumento usado por FHC para DOAR grandes empresas rigorosamente ESTATAIS. Que quando deixaram de ser ESTATAIS já faturavam muito mais do que custaram.
Crime é o que foi feito com a Vale, Companhia Siderúrgica Nacional, Light e tantas outras. E ninguém foi preso, nem quem DOOU nem quem RECEBEU.
E como não podia “privatizar” a Petrobras (faltou coragem), FHC praticou dois crimes contra ela.
1 – Promoveu a Lei 9478, que manda exportar nosso raríssimo petróleo.
2 – Autorizou vender 32 por cento das ações da maior empresa, justificando: “Não têm direito a voto”.
Mas tem direito a dividendos.
Alguns dos maiores empresários brasileiros e não brasileiros têm 49% dessas ações sem direito a voto. Assim, recebem um verdadeiro festival de dividendo, deveria ser investimento da Petrobras.”