Arquivo

O que dá pra rir dá pra chorar.

Em pleno “dilúvio” que deságua agora, 17:50h, sobre a cidade de São Paulo, vejo em reportagem na Tv, camelôs vendendo coletes salva-vidas nas ruas alagadas e congestionadas da maior cidade da América Latina.

Leia mais »

Buenices.

Assisto agora, 17:40h, na Tv Senado, intervenção “luminar” do Senador Artur Virgílio (PSDB, AM) capaz de corar Camões na cova. “… é menos danoso ao meio ambiente do que uma hidrelétrica à diesel.” Ai, ui!

Leia mais »

Mundo – Bolívia – A questão do petróleo.

A Bolívia tem 9 milhões de habitantes, 65% índios, e 1,5 trilhão de metros cúbicos de gás natural. Estão cansados de ser roubados: prata, salitre, estanho, agora gás. Eduardo Galeano* resumiu assim a guerra do gás hoje: 1 – “Em 90, a YPFB (estatal boliviana) descobriu o novo poço de San Alberto, com reservas suficientes para garantir a exportação do gás ao Brasil, e entregou à Petrobras, em troca de nada. O presidente Sanchez Losada (o FHC de lá) chamou a privatização de capitalização”. Foi mandado embora. 2 – “A Corporação Pacific LNG (Repsol, British Gás e Panamerican Gás) é sócia da Enron (americana), famosa por seus virtuosos costumes. Fazem parte do negócio também a British Petroleum, as francesas Total-Elf-Fina e a Petrobras, esta com o primeiro contrato de venda de gás assinado em 93”. 3 – “O segundo e mais importante foi em julho de 94, altamente lesivo à Bolívia. Um dos mais negativos foi em 2001, com inclusão da empresa norte-americana Enron. Pelo contrato assinado em outubro de 2003 (governo Lula), projeta-se exportar 28 trilhões de pés cúbicos de GN, a metade das reservas provadas e prováveis, para o México, Argentina e Brasil, por 20 anos”. O povo expulsou o presidente Carlos Mesa, proibiu os presidentes do Senado e da Câmara de assumirem, e empossou o presidente do Tribunal até as eleições, em 150 dias. Ganhou o índio Morales, que tomou o gás para a Bolívia e reviu os “Roborés” lesivos a eles, inclusive com o Brasil. Do mais pobre, a América Latina recebeu uma grande lição. Lula, que viu com Kirchner como é ser presidente, viu com a Bolívia como é ser povo. *Nota do editor do blogEduardo Hughes Galeano nasceu em Montevidéu no dia 3 de setembro de 1940, é um jornalista e escritor cujas obras já foram traduzidas em diversas línguas. Costuma escrever seus livros no formato de pequenas histórias que contempla desde assuntos políticos relevantes na história da América Latina até assuntos simples, como o cotidiano e o futebol. Uma de suas obras de maior relevância política e importância é “As Veias Abertas da América Latina”, livro em que relata a exploração sofrida pelas nações latino-americanas, desde a formação dos impérios hispânico e português, passando pelo assédio inglês e estadunidense, pelo arrocho imposto pela economia internacional, até os dias de hoje.

Leia mais »

Tecnologia – Meios digitais x convencionais.

Segundo relatório da ONU, população mundial dedica a eles mais horas semanais do que à televisão, ao rádio, aos jornais impressos ou ao cinema.Agência EFE. GENEBRA – Os meios de comunicação digitais já são os mais utilizados pela população mundial, que dedica a eles mais horas semanais do que à televisão, ao rádio, aos jornais impressos ou ao cinema, informou neste sábado a União Internacional de Telecomunicações (UIT). Em seu relatório “Digital Life 2006”, divulgado neste sábado, a organização ligada à ONU reflete as mudanças introduzidas pela tecnologia digital no mundo todo. Segundo os dados do documento, os menores de 18 anos dedicam aos meios digitais uma média de 14 horas semanais, enquanto reservam 12 horas para a televisão; seis para o rádio e duas para os jornais, revistas e cinema. Entre os indivíduos na faixa etária entre 18 e 54 anos, os meios digitais absorvem 16 horas; a televisão, cerca de 13; o rádio, oito; os jornais, duas (entre pessoas de 36 a 54 anos esse tempo sobe para três horas); as revistas, outras duas; e o cinema, uma.A única exceção são os maiores de 55 anos, que ainda dedicam 16 horas à televisão, oito para os meios digitais, sete para o rádio, cinco para os periódicos, três para as revistas e menos de uma para o cinema. Além disso, as comunicações são progressivamente “mais móveis”, já que, enquanto cerca de 125 anos se passaram para que houvesse no mundo mais de um bilhão de linhas telefônicas fixas, foram necessários apenas 21 anos para que houvesse o mesmo número de linhas de telefonia celular. “O mais espetacular, porém, é que foram necessários apenas mais três anos para somar mais um bilhão de assinantes de linhas de telefone celular, e, em breve, esse número deve chegar aos 3 bilhões”, apontou o responsável da Unidade de Política e Estratégia da UIT, Tim Kelly, na apresentação do estudo em Genebra.

Leia mais »

Internet – Dica contra virus.

Dica para evitar virus tipo worm.Quando um vírus “worm” entra no seu computador, vai direto para o seu “Catálago de Endereços” e se auto-envia para todo mundo que está em sua lista, infectando assim as máquinas dos seus amigos.Este truque que aqui segue, não evita que você receba virus mas impedirá que ele use seu “Catálogo” para se propagar, sem que você perceba. Como proceder: Abra seu Catálogo de Endereços e clique em “Novo Contato”, tal como se estivesse realmente adicionando um novo contato à sua lista de endereços. Na janela onde você digitaria o primeiro nome do contato, digite!000 (é um ponto de exclamação, seguido por três zeros). Na janela abaixo onde deve digitar o endereço de e-mail, digite alerta.virus@x.com.br No final da lista, crie novo endereço (como último endereço), digite zzzz@zzzz.com.br Finalize a operação teclando Enter. Agora entenda como o truque funciona: O “nome” !000 como a entrada #1, ficará no topo da lista e, como primeiro nome que o “worm” vai encontrar para começar a se replicar para todos os endereços do seu catálogo de endereços. Porém, quando ele tentar se auto-enviar para !000, será impossível por que este endereço é ilógico, falso. O endereço zzz@zzz.com.br no final também protege, pois alguns vírus quando não conseguem entrar pelo início da lista, tentam pelo fim. Não conseguindo entrar pelo primeiro endereço da lista, o vírus vai tentar entrar no catálogo através do último endereço, que também é inválido. Como na primeira tentativa, ele vai falhar, e ficará barrado de replicar mensagens indesejadas para os endereços constantes no seu catálogo de endereços. O vírus é inteligente, do ponto de vista de programação, mas não consegue ser programado para ter malícia. Outra vantagem importante:Ao tentar se auto-enviar e como o endereço não é real, você será notificado da ocorrência, servindo como alerta da presença de “worms” na sua máquina. Assim, quando você receber um e-mail com o aviso que a mensagem endereçada para alerta.virus@x.com.br não pode ser enviada, você saberá que tem visita indesejada no seu computador. Se todo mundo que você conhece fizer isto, não precisará mais se preocupar em receber e-mails com virus dos membros do seu catálogo de endereços.

Leia mais »

Tecnologia – Ranking de celulares.

China (393 milhões) Estados Unidos (201 milhões) Rússia (120 milhões) Japão (94 milhões) Índia (90 milhões) Brasil (86 milhões) Alemanha (79 milhões) Itália (72 milhões) Reino Unido (61 milhões) França (48 milhões) México (47 milhões) Indonésia (46 milhões) Turquia (43 milhões) Espanha (41 milhões) Coréia do Sul (38 milhões) África do Sul (34 milhões) Filipinas (33 milhões) Polônia (29 milhões) Tailândia (27 milhões) Taiwan (22 milhões)

Leia mais »