Arquivo

Eleições 2006 – Política e Opinião Pública

“A medida da política é a opinião pública. Esta é o alimento e a força propulsora da política. Se a opinião pública falha, a política entra em colapso. Ora, a atual irrelevância da política em nosso país se deve, precisamente, à desarticulação da opinião pública. Esta deixou de ser “pública”, vencida pelo corporativismo e pelo particularismo. A opinião pública brasileira é hoje uma colcha de retalhos formada por opiniões parciais e setoriais. A opinião pública nos partidos e no Congresso foi seqüestrada pelos lobbies, pela bancada evangélica, pela bancada ruralista e, fora do Congresso, pelo MST, pela Igreja progressista, pelas ONGs mais atuantes e heterogêneas.  

Leia mais »

Depende de nós.

O Senado, conforme publiquei aqui no blog meses atrás, vota hoje projeto do Senador Flávio Arns (argh) – guarde esse nome FLÁVIO ARNS, PT DO PARANÁ – que vai transformar o Brasil na grande lixeira mundial de pneus usados. Os países desenvolvidos não tem mais aonde armazenar esse lixo, altamente poluente, tóxico – caso incinerado libera gases altamente tóxicos -, e que leva milênios para ser biologicamente degradável. Com a desculpa de reciclar, gerar empregos, etc., o projeto é um atentado ao ambiente e, nós brasileiro iremos pagar um alto preço, caso essa excrescência estupradora passe no congresso. Passe e-mail para aqueles em quem você votou e proteste. Diga que se ele votar a favor desse absurdo, não terá seu voto. Aja! Como dizia Jânio Quadros sobre o congresso: “metadade é incapaz e a outra metade é capaz de tudo.”

Leia mais »

Eleições 2006 – Blogs e Políticos.

TSE arquiva consulta do PSL sobre blogs. Por Josias de Souza – http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/ O PSL, partido do presidenciável Luciano Bivar, encaminhou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) uma curiosa consulta. Perguntou ao tribunal se os blogs podem manifestar opiniões sobre candidatos às eleições de 2006. Relator da consulta, o ministro José Gerardo Grossi mandou-a ao arquivo. Argumentou que, uma vez iniciado o processo eleitoral, o tribunal não pode mais responder a consultas. Limita-se a julgar as ações que aportam nos seus escaninhos. Ou seja, se o partido de Bivar tem queixas contra os blogs, terá de representar formalmente contra eles. Só assim saberá o que pensa o TSE a respeito do tema. Fica no ar uma dívida: por que diabos não poderiam os blogs opinar sobre candidatos? O PSL preocupa-se à toa. Seu presidenciável, por insignificante, não chega a ser um campeão de citações. Nos blogs ou em qualquer outro meio de comunicação. Aliás, não houvesse expirado o prazo para a formulação de consultas ao TSE, o signatário deste blog também encaminharia ao tribunal uma consulta: pode Bivar utilizar o horário eleitoral eletrônico para pronunciar as vacuidades que vêm preenchendo o oco de seus discursos?

Leia mais »

Chavez – O rei do bafo.

O Presidente da Venezuela, Hugo Chavez, continua jogando para a platéia.Esbraveja contra o “grande irmão do norte”, enquanto a economia da Venezuela, depende, e muito do comércio com os Usa. O petróleo venezuelano, que é de baixa qualidade, o chamado “óleo pesado”, é exportado para a Américado Norte, que póssue refinaria com capacidade para refinar este tipo de petróleo. Assim, 1/4 de toda a receita da Venezuela depende da venda desse óleo aos Estados Unidos e, sem essa receita das exportações o “reino” de Chavez vai pro brejo econômico.

Leia mais »