Arquivo

Propaganda Política – Spam em Celular.

Propaganda eleitoral invade celulares em Brasíliapor Ricardo Anderáos – Estado de São Paulo. Semana passada usuários da operadora Vivo em Brasília receberam via SMS mensagens do deputado federal Alberto Fraga (PFL-DF), candidato à reeleição, com o seguinte texto: “No referendo das Armas, Fraga defendeu o povo, na Câmara ele defende você, vote Fraga”. Além da aporrinhação do spam via celular, o envio desse tipo de propaganda fere a legislação, segundo interpretação do Tribunal Regional Eleitoral do DF. A lei proíbe propaganda eleitoral em bens públicos que dependam de concessão pública, que é exatamente o caso da telefonia celular. Segundo a Agência Brasil, que divulgou a notícia, a operadora Vivo afirma que as mensagens foram enviadas pela internet, e não a partir de seus servidores. Ela não tem como identificar sua origem. O candidato se fez de desentendido. Disse que não sabia de nada, apesar do texto enviado aos celulares ser idêntico ao de seus panfletos de campanha. Espero que o TRE contenha essa onda com vigor. Já imaginou que desgraça se ninguém toma uma providência e essa moda pega?

Leia mais »

Saiu na midia II – 04/08/06 – Tribuna da Imprensa – Hélio Fernandes.

“Ora, ora, parece que sempre existe salvação. O ex-ministro mais longo da Fazenda, Delfim Netto, espinafrou os economistas. E tudo citando um fato realmente alarmante: a importação oficial de pneus usados. Já combatemos isso muitas vezes, mas é bom contar com o apoio de um economista respeitável como ele. Segundo Delfim, isso é “maquiavelismo (não usou exatamente a palavra) de burocratas muito bem pagos da OMC (Organização Mundial do Comércio)”.Sobre esse assunto publiquei no dia 27 Junho 27, 2006:Ambiente – Fique atento.Aprovado na quarta-feira 21, na comissão especial da Câmara dos Deputados, o substitutivo do Projeto de Lei 203/91, que institui a Política Nacional de Resíduos, colocou mais lenha na fogueira da chamada “Guerra dos Pneus”, ao autorizar a importação de resíduos no Brasil, inclusive pneus usados e reformados.De um lado, a indústria de remoldados(sic) quer ter o direito de importar carcaças de pneus de outros países.Alega que o produto vindo deles tem melhor qualidade, sobretudo porque, além de trafegar por estradas quase sempre em ótimo estado, os pneus são trocados no mínimo duas vezes por ano – no inverno e no verão.Do outro lado, o Ministério do Meio Ambiente argumenta que “a liberação da importação de pneus usados, como matéria-prima ou insumo para indústria de reciclagem, representa um aumento do passivo ambiental no país”.Passivo Ambiental? Ah, os sofistas! Ah, os cínicos.Esse outro nome bonito aí em cima, “resíduos”, na verdade, assim como “passivo ambiental”, quer dizer lixo, e, como sempre, nós o povo, pagaremos a conta.Fique atento: a legislação, ora em pauta, reduz os impedimentos existentes para a importação de pneus usados e corta quase a zero as restrições existentes. só a União Européia tem que “se livrar” de 90 milhões de pneus/ano. o Brasil descarta, anualmente, 45 milhões de pneus, e, desses, 1/3 vai para o lixo. o trambolho — pneu usado — não é bio-degradável e, caso incinerado, libera gases altamente poluentes e tóxicos. Passivo ambiental é o “cacete”!

Leia mais »

Saiu na midia – 04/08/06 – O Globo – Anselmo Goes.

“Amanhã, às 14h, tem ato de apoio a Fidel Castro nos jardins do Palácio do Catete, no Rio.Além de bandeiras de Cuba, haverá exibição de filmes sobre o comandante, bebidas cubanas e uma apresentação da peça Che Guevara”. Como o perguntar &#9472 por aqui ao contrário de por lá, é livre &#9472 pergunto aos organizadores de tão “importante e didático” acontecimento: serão expostas fotos de dissidentes políticos sendo fuzilados? vídeos com depoimentos de exilados da diáspora cubana? fotos dos presos políticos que discordam do regime? títulos e quantidade das obras censuradas? algum depoimento de algum cubano que tenha fugido de Miami para Cuba?

Leia mais »

Tecnologia – Ergonomia – Mouse Vertical.

O Zero Tension Mouse foi concebido para quem sofre de LER (lesão por esforço repetitivo) ou LTC (lesão por trauma cumulativo) ao manipular o mouse, ou seja praticamente todo mundo que trabalha longos períodos em frente ao computador. Este mouse é vertical e seus efeitos benéficos são garantidos pelo especialista Michael Leahy, que já havia criado uma série de exercícios especiais para o relaxamento dos músculos (mão, braço, ombros e pescoço) envolvidos na utilização do mouse. O ZPM funciona como um joystick: a mão pousa sobre uma base e envolve o aparelho. Os dedos indicador e médio acionam botões com as funções de um mouse horizontal e o polegar é responsável pelo acionamento da rodinha. O ZPM é fabricado em vários tamanhos e seu preço gira em torno de 80 dólares. http://www.zerotensionmouse.com/index.asp

Leia mais »