Um muçulmano na Prefeitura de Londres


O muçulmano Sadiq Khan é eleito o novo prefeito de Londres

 O prefeito eleito de Londres, Sadiq Khan. H. MCKAY (EFE) | REUTERS

Com mais de 99% dos votos apurados, ele se torna o primeiro muçulmano a governar uma capital ocidental.

O trabalhista Sadiq Khan será o novo prefeito de Londres. Com 99% dos votos apurados, o candidato trabalhista abria na tarde desta sexta-feira nove pontos de vantagem sobre seu rival conservador, Zac Goldsmith, tornando-se assim o primeiro prefeito muçulmano a governar uma capital ocidental.

A vitória em Londres, governada há oito anos pelo conservador Boris Johnson, era crucial para o Partido Trabalhista, que saiu desta superquinta com um balanço agridoce.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Direita”]

O partido de oposição, em seu primeiro teste nas urnas desde que o socialista Jeremy Corbyn assumiu sua liderança, em setembro, continua dominante nos municípios ingleses – perde seis pontos percentuais de apoio desde o último pleito municipal, mas subiu quatro em relação à eleição geral de 2015.

Na Escócia, por outro lado, os trabalhistas sofreram um revés e perderam o domínio para os conservadores – o que já era esperado, mas nem por isso é menos notável. Ganhar em Londres, portanto, contribuiria para acalmar os numerosos deputados que veem a guinada à esquerda sob Corbyn como um suicídio eleitoral.


Você pode se interessar também sobre: O fim do jejum


A disputa pela prefeitura de Londres – terceiro maior mandato pessoal da Europa, atrás dos presidentes de França e Portugal – foi acirrada. Os ataques pessoais entre os dois principais candidatos (de um total de 12) ofuscaram o necessário debate sobre os colossais desafios que a capital enfrenta. Goldsmith acusou Khan de radical, por compartilhar palanque com extremistas islâmicos, e Khan reagiu tachando seu adversário de islamofóbico.

Nos últimos dias, a campanha ficou ainda mais turvada por causa de um escândalo de antissemitismo surgido no seio do Partido Trabalhista, que resultou na suspensão de uma deputada e do veterano Ken Livingston, prefeito de Londres entre 2000 e 2008, e numa investigação interna ordenada por Corbyn. Mas seus críticos o acusaram de reagir tarde demais, e o próprio Khan admitiu que o caso poderia ter prejudicado a sua campanha.

Os perfis dos dois candidatos não poderiam ser mais diferentes. Sadiq Khan, de 46 anos, é filho de um motorista de ônibus paquistanês. Zac Goldsmith, de 41, é o bilionário herdeiro de uma dinastia de banqueiros.

Khan cresceu num imóvel subsidiado pelo Estado; Goldsmith, numa mansão. Khan estudou em colégio público; Goldsmith, no elitista Eton. Khan é muçulmano praticante, defende o casamento homossexual e trabalhou como advogado pró-direitos humanos antes de se eleger parlamentar pelo distrito de Tooting, na zona sul da cidade, em 2004.

Goldsmith é um judeu não praticante, que dirigiu uma revista de assuntos ambientais e foi eleito em 2010 por Richmond, na zona oeste.

O referendo de 23 de junho sobre a permanência do país na União Europeia também pairou sobre a campanha eleitoral.

Khan é um europeísta convicto, ao passo que Goldsmith – filho de um fervoroso eurocético que fundou nos anos noventa o Partido do Referendo – faz campanha pelo Brexit. Por isso, muita gente tentará ver nesta eleição uma antessala da consulta a ser realizada daqui a um mês e meio.
El Pais

Postado na categoria: Padrão - Palavras chave: , , , , , , , , , , , ,

Leia também:

Arte - Fotografias
Arte - Fotografias

Gran Canyon - Us - Times/AP

November 3, 2010, 10:50 am
May Swenson - Versos na tarde - 12/09/2015
May Swenson - Versos na tarde - 12/09/2015

A verdade impõe-se May Swenson ¹ Incapaz de ser honesta como pessoa quero ser honesta na poesia. Ao falar contigo, olhos nos olhos, minto porque não suporto a ideia de...

September 12, 2015, 9:00 pm
Michelangelo - Pro dia nascer melhor - 15/08/2016
Michelangelo - Pro dia nascer melhor - 15/08/2016

Semana Michelangelo, O Davi, 1504 Mármore, 5,17m - Florença [ad#Retangulo - Anuncios - Duplo]

August 15, 2016, 10:10 am
Olhe essa - Pena de morte
Olhe essa - Pena de morte

OAB: pena de morte não reduz criminalidade. O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, acha que a saída para o problema da criminalidade no Brasil não está relacionada à redução...

April 9, 2007, 12:56 pm
Vídeo - Homem cai do helicóptero e morre em Israel
Vídeo - Homem cai do helicóptero e morre em Israel

Jerusalém (Israel) - Um homem ferido que era resgatado por um helicóptero de um campo-minado, nesta quinta-feira, perto de Jerusalém, caiu da aeronave e morreu. Segundo a AP, ele caiu...

March 12, 2009, 11:04 pm
Arte - Fotografia - Christoffer Relander
Arte - Fotografia - Christoffer Relander

A fotografia do fotógrafo finlandês Christoffer Relander, que também é designer, se caracteriza pelo uso da dupla exposição. Seu trabalho mais conhecido é a série "We Are Nature", que utiliza...

August 5, 2012, 10:18 am