Publicidade, aneroxia, direito de imagem e Ralph Lauren

Esse anúncio ridículo, que me causa melancolia e me dá vontade de ir até a cozinha bater um bolo, foi motivo de uma crítica barra-pesada feita pelo site Boing Boing, que se perguntou como é que a Ralph Lauren tem coragem, em tempos de conscientização contra a anorexia etc + etc, de publicar uma foto em que a cintura da mulher é menor do que sua cabeça.

Ralph Lauren,Moda,Modelos,Aneroxia,Comportamento

A empresa imediatamente acionou seus advogados e comunicou ao Boing Boing que eles estavam infringindo “direitos de imagem” ao reproduzir o anúncio. Ao que o site respondeu que esse tipo de direito não vale quando a imagem é motivo de crítica ou vira topico de notícia.

Deu mais um tempinho e a Ralph Lauren mandou mais um comunicado ao Boing Boing dizendo que há 42 anos zela pela qualidade de seus anúncios e que iria averiguar se o recurso do photoshop havia sido utilizado na imagem.

Arregaram, né?

E, no meio do caminho, devem ter dançado os advogados que redigiram o comunicado inicial, yes?

Me deu vontade de jogar todas as minhas polos, meus chinelos Ralph Lauren, meus lençóis Ralph Lauren, minhas meias Ralph Lauren e até um ursinho Ralph Lauren que eu ganhei de presente dentro do rio Pinheiros.

Alô, seu Ralph Lauren! Manda seu filho passar uma noite de amor com uma cruzcredo balaio de osso dessas, pra ver se ele gosta, manda!

blog da Barbara Gancia