Energia renovável e Ambiente

É incontestável que o uso de energia solar é uma fonte não poluente, renovável, e econômica, compensando a médio prazo o investimento.

Traduzindo em cálculos, para um imóvel com quatro pessoas, por exemplo, seriam necessárias seis placas solares, suficientes para reduzir a conta de energia elétrica em pelo menos 30%.
José Mesquita – Editor


Energia renovável tem impacto ecológico. Painéis solares podem dizimar insetos.

Painéis solares podem dizimar populações de insetos frágeis, de acordo com um novo estudo que levanta dúvidas sobre o impacto ambiental de algumas formas de energia renovável.

Cientistas descobriram que insetos aquáticos, como a efemérida, podem confundir painéis fotovoltaicos brilhantes com poças de água, das quais dependem para se reproduzir.

“O efeito de painéis solares em insetos aquáticos ainda não foi pesquisado”, diz Bruce Robertson, cientista do Departamento de Energia dos EUA no laboratorio de Bioenergia de Grandes Lagos, em Michigan.

“É evidente que o pior local para se colocar uma instalação solar é nas proximidades de lagos e rios, onde os insetos seriam facilmente atraídos.[ad#Retangulo – Anuncios – Direita]

Os insetos confundem os painéis com água porque ambos refletem horizontalmente luz polarizada – um truque ótico no qual as ondas de luz vibram na mesma direção.

Muitos insetos começaram a detetar esta luz polarizada como um meio seguro de achar água, particularmente em ambientes áridos.

Eles se acasalam sobre os painéis, o que os torna vulneráveis a predadores, e colocam ovos na superfície, onde morrem, informa o Guardian.
blog Planeta Urgente