Clique Aqui>> Um olhar fora da bolha: Fatos & Fotos 14/07/2020

Gripezinha & Resfriadinho para idiotas.

Com a Covid-19 morreram 72.100 pessoas no Brasil (até agora). Essa catástrofe equivale, em mortos, aos soldados franceses e russos trucidados na Batalha de Borodino em 1812, durante a #invasão napoelônica à Rússia.
Lamntável que bicada de avestruz…

*****

Hoje, 231 anos de um dos maires blefes da história.

A Tomada da Bastilha foi incentivada pela burguesia, e foi o estopim da “Revolução” Francesa. Houve somente troca de guarda. Saíram Nobreza e Clero, assumiu a burguesia. O povo?, hahahaha!, até hoje “leva fumo”!

*****

Da série: Monalisas LX

*****

Aldemir Martins – “Jaca”
Acrílica sobre tela,1992 – 35 x 85 cm

*****

A luta anônima de três Brasileiros contra
sites de fake news

Atuando no anonimato desde maio, idealizadores do movimento Sleeping Giants Brasil estimam ter feito com que páginas propagadoras de notícias falsas tenham deixado de embolsar R$ 448 mil por mês. Por temerem ameaças como as sofridas pelo criador da versão original e sua família nos Estados Unidos, os idealizadores do projeto brasileiro não dão nenhuma pista de suas identidades. Eles só toparam conversar via mensagens diretas no Twitter, não aceitando passar nenhuma outra forma de contato.

*****

A trolha é deste tamanho!

Janaina Paschoal tenta impedir que CPI das Fake News envie relatório ao MP. Investigações sobre fake news podem atingir diretamente o PSL, partido da deputada estadual Janaína Paschoal.

*****

A Enluarada, A Divina. Escolha um adjetivo. Elizeth Cardoso faria 100 anos neste 16 de julho.
Ouçam Elizeth Cardoso em “Samba em Preludio”, em dueto com Baden em 1975, obra prima de Vinícios de Moraes e Baden Powell.

*****

Escultura de Marc Perez

*****

Trash Riot – s/t – s/d
ArtesPlásticas Surrealismo

*****

Falta de investimento na infância é uma tragédia no Brasil.

Após 30 anos de vigência do Estatuto da Criançae do Adolescente, ECA, o país falhou em tratar infância como política prioritária e em proteger menores da violência. Mais de 10 mil adolescentes, especialmente adolescentes negros, são assassinados todos os anos. Isso ganhou uma característica de extermínio da população negra e jovem e muito pouco foi feito para enfrentar essa tragédia social. O Estado brasileiro precisa garantir o fim da impunidade dos responsáveis pelos assassinatos de adolescentes e jovens.
É preciso mais investimento ou corremos o risco de perder tudo o que foi feito nos últimos 30 anos.

*****

*****

Henri Matisse
Nu couché aux yex bleus,1936

*****

Brasil da série:
“A vida como não deveria ser”!

São 4,4 milhões de crianças vivendo na miséria.
Crianças que vivem na pobreza extrema enfrentam uma dura realidade, marcada pela fome, o maior risco de contrair doenças e, muitas vezes, o trabalho infantil

Abandono, crueldade, miséria e ausênicias, fantasia e realidade, soberba e submissão, avareza e dom de mentir são apenas algumas das características que haverão de marcar essas crianças por toda a vida.

*****

A TVBobo adotou duas cláusulas pétreas: o Juegues e o Goro.

*****

*****

Cerâmica de Alan Wallwork

*****

Pintura de FlorianoTeixeira

*****

Artes Plásticas – Pinturas

Harald Oskar Sohlberg
Street in Røros, 1902

Harald Slott Moller s/d

Robert Panitzsch, 1879–1949
A sunlit room , 1936,oil on canvas
80.3 x 65.7 cm

Robin Maria Pedrera s/d

Odilon Redon 1840-1916

Henri Matisse,Harmony in Yellow, 1927

Van Gogh – Café Table with Absinthe, 1887. Oil on canvas, 46.3 x 33.2 cm.  Amsterdam

Seraut – Paysage s/d

Petr Vasilyevich Miturich (1887-1956)

Charles Hoffbauer, 1875-1957

Jacinto González Gasque

Masao Yamamoto – Morning

Glenn Harrington, Necklace

Gianluca Corona
Lonely Lemon, 2019,oil on board

Georges Seurat,Le Chahut (1889-1890)

Victor Gabriel Gilbert (1847 – 1933)

As maravilhosas bailarinas de Edgar Degas

Edgar Degas Auto-retrato

Edgar Degas, na íntegra Hilaire-Germain-Edgar De Gas, De Gas mais tarde soletrou Degas (nascido em 19 de julho de 1834, Paris, França – morreu em 27 de setembro de 1917, Paris), pintor, escultor e gravador francês que se destacou em impressionista e amplamente comemorado por suas imagens da vida parisiense.

A pequena bailarina

O principal assunto de Degas era a figura humana – especialmente a feminina -, que ele explorou em trabalhos que vão desde os sombrios retratos de seus primeiros anos até os estudos de lavadeiras, cantores de cabaré, moinhos e prostitutas de seu período impressionista. Dançarinas de balé e mulheres em seus banheiros o preocupariam ao longo de sua carreira.

Dance rose, 1878

Degas foi o único impressionista a realmente preencher a lacuna entre a arte acadêmica tradicional e os movimentos radicais do início do século XX, um inovador inquieto que frequentemente define o ritmo de seus colegas mais jovens. Reconhecido como um dos melhores desenhistas de sua época, Degas experimentou uma grande variedade de mídias, incluindo óleo, pastel, guache, gravura, gravura, litografia, monótipo, modelagem com cera e fotografia. Nas últimas décadas, o assunto e a técnica foram simplificados, resultando em uma nova arte de cores vivas e forma expressiva e em longas sequências de composições estreitamente ligadas. Uma vez marginalizado como um “pintor de dançarinos”, Degas agora é considerado uma das figuras mais complexas e inovadoras de sua geração, creditada por influenciar Pablo Picasso, Henri Matisse e muitos dos principais artistas figurativos do século XX.

Bailarina no espelho,1894

Começos
Nascido em Paris, ao sul de Montmartre, Degas sempre foi um parisiense orgulhoso, vivendo e trabalhando na mesma área da cidade ao longo de sua carreira. Embora o conhecimento detalhado de sua família de classe média seja limitado, sabe-se que eles mantiveram as formas externas da sociedade educada e que estavam relacionados à aristocracia menor na Itália e à comunidade empresarial em Nova Orleans, Louisiana, EUA. A família também era próspero o suficiente para enviar Degas, em 1845, para uma escola importante para meninos, o Lycée Louis-le-Grand, onde recebeu uma educação clássica convencional. A música apareceu com destaque na casa de Degas, onde a mãe do artista cantou árias de ópera e seu pai arranjou recitais ocasionais, um dos quais está representado na pintura de Degas de 1872, Lorenzo Pagans e Auguste De Gas.

The Dance Studio,1878

A mãe do artista morreu quando ele tinha 13 anos, deixando três filhos e duas filhas para serem criados por seu pai, um banqueiro de profissão. Conhecedor de arte, mas conservador em suas preferências, o pai de Degas ajudou a desenvolver o interesse de seu filho pela pintura e em 1855 o encorajou a se registrar na École des Beaux-Arts, sob a supervisão de Louis Lamothe, um seguidor menor de J.-A.- D. Ingres. Os trabalhos sobreviventes daquele período mostram a aptidão de Degas para desenhar e sua atenção aos precedentes históricos que ele viu no Louvre. Ele também começou suas primeiras explorações solenes do auto-retrato.

Dancers Wearing Green Skirts

Em 1856, Degas surpreendentemente abandonou seus estudos em Paris, usando os fundos de seu pai para embarcar em um período de três anos de viagens e estudos na Itália, onde mergulhou na pintura e escultura da antiguidade, do trecento e do Renascimento. Permanecendo em primeiro lugar com parentes em Nápoles, trabalhou mais tarde em Roma e Florença, preenchendo cadernos com esboços de rostos, edifícios históricos e a paisagem, e com centenas de cópias rápidas a lápis de afrescos e pinturas a óleo que ele admirava. Entre eles, cópias de Giotto, Michelangelo, Leonardo da Vinci e Ticiano, artistas que ecoariam em suas composições por décadas; a inclusão de obras menos esperadas, no entanto, como as de Sir Anthony van Dyck e Frans Snyders, sugeria interesses mais amplos. Os mesmos cadernos de esboços incluem notas e reflexões escritas, bem como rascunhos para suas próprias pinturas baseadas em figuras, em uma variedade de estilos ecléticos. Juntos, eles sugerem um jovem artista letrado e sério, com grandes ambições, mas que ainda carecia de direção.

The Ballet,1891

Cor e linha
Desde o início, Degas parecia igualmente atraído pela severidade da linha e pelas sensuais delícias da cor, ecoando uma tensão histórica que ainda era muito debatida em seu tempo. Na Itália, ele conscientemente modelou alguns desenhos sobre a restrição linear dos mestres florentinos, como Michelangelo, embora gradualmente reconhecesse a atração dos pintores venezianos, como Ticiano, e suas superfícies densamente coloridas. Caracteristicamente, o jovem Degas desenvolveu uma quase reverência por Ingres, o campeão da linha Clássica do século 19, enquanto quase imitava com culpa Eugène Delacroix, que era o principal defensor da cor lírica no século e considerado a antítese de Ingres. Muitas das fotos da maturidade de Degas surgiram de um confronto entre esses impulsos, que sem dúvida encontrou resolução nos pastéis vigorosamente desenhados e brilhantemente coloridos de seus últimos anos.

Bailarina S/T

Retornando a Paris em abril de 1859, Degas tentou se lançar pelos canais estabelecidos do mundo da arte da época, embora com pouco sucesso. Ele pintou grandes retratos de membros da família e telas grandiosas de inspiração histórica, como A Filha de Jefté (1859 a 1860) e Semiramis Building Babylon (1861), com a intenção de enviá-las ao Salão anual patrocinado pelo estado.

Semiramis Building Babylon, 1861

Cada obra foi meticulosamente preparada em desenhos que ainda figuram entre os mais bonitos de sua carreira, mas ele achou as pinturas difíceis de concluir para sua satisfação.

Dancer At The Barre, 1877

Em 1865, sua Cena de Guerra mais simples, executada na Idade Média, foi aceita pelo júri do Salon, mas permaneceu quase despercebida nas salas de exposições. No ano seguinte, sua dramática pintura Scene from the Steeplechase: The Fallen Jockey foi novamente recebida com indiferença, apesar de sua visão surpreendentemente aproximada de uma corrida de cavalos contemporânea que parece, em retrospecto, como o anúncio público de uma transformação em sua arte.

Scene from the Steeplechase:
The Fallen Jockey

Talvez humilhado por sua exposição aos mestres italianos, Degas raspou e retrabalhou partes de suas próprias telas, iniciando um hábito de autocrítica técnica que duraria uma vida.

Group of Dancers, Tree Decor

“Chamam-me o pintor das bailarinas”, dizia Degas com tristeza, “não compreendem que a bailarina é um pretexto para reproduzir o movimento fluido.”

Two Dancers in the Studio

Realismo e impressionismo
A transição de Degas para o assunto moderno, evidente em Scene from the Steeplechase, foi longa e gradual, não uma conversão noturna. Antes de deixar a Itália, fizera desenhos de personagens de rua e pinturas de cavaleiros da moda, mas sempre em pequena escala. Em Paris, no início da década de 1860, suas fotos dos eventos de corrida franceses abriram novos caminhos, tanto por seu assunto decididamente contemporâneo quanto por seus pontos de vista surpreendentes e cores fortes, que precederam as telas de cenas semelhantes de seu renomado contemporâneo Édouard Manet.

Os retratos de Degas também se tornaram menos remotos e se envolveram mais ativamente com o mundo inquieto de cartola em que ele vivia. Quando ele conheceu Manet, por volta de 1862, Degas desenvolveu uma rivalidade afetuosa, mas acentuada, com o homem um pouco mais velho e logo compartilhou um pouco da posição de oposição de Manet em relação ao establishment artístico e seu assunto tradicional. Os cadernos de Degas desses anos estão repletos de possibilidades contrárias para a direção de sua arte, enquanto esboços do campo seguem vislumbres de performances teatrais, e estudos de objetos no Louvre são intercalados entre caricaturas de tópicos. Depois de meados da década, ele abandonou temas históricos, enviando um retrato de uma atual estrela de balé na Ópera de Paris, Eugénie Fiocre, ao Salão de 1868; ele logo rejeitaria completamente tais exposições oficiais.

Bailarina Ajustando sua sapatilha

Em 1870, Degas era uma figura familiar nos círculos de arte independentes de Paris, em casa com realistas como James Tissot e Henri Fantin-Latour, familiarizados com os críticos de vanguarda Edmond Duranty e Champfleury, e envolvido como uma presença ocasional, mas forte, no Café Guérbois , onde artistas de vanguarda como Pierre-Auguste Renoir, Camille Pissarro e Claude Monet também se encontrariam. Ele era famoso por opinar, apoiando a crença compartilhada por esses artistas radicais de que a pintura deveria se envolver com as vistas e os assuntos do mundo moderno. Como parte de seu próprio processo de engajamento com a modernidade, ele conscientemente se alinhou com romancistas realistas como Émile Zola e Edmond e Jules Goncourt, desenhando ilustrações para seus romances e adotando brevemente uma descritividade social semelhante.

Como a maioria dos futuros impressionistas, Degas iluminou sua paleta e adotou composições mais abruptas e simplificadas durante esse período, em parte sob a influência de gravuras japonesas, muito populares entre os artistas contemporâneos. Mas, diferentemente de seus colegas, que estavam experimentando pintar ao ar livre, Degas afetou o desdém pelos estudos improvisados ​​de paisagens ao ar livre, pelos quais muitos dos impressionistas se tornaram conhecidos. Embora ele se apegasse ao hábito de desenhar em preparação para suas fotos e insistisse em trabalhar no estúdio, e não ao ar livre, em 1869 Degas experimentou em particular uma série de paisagens em tons pastel executadas na costa da Normandia. Enquanto ele não é geralmente associado com eles, ele se voltaria para outros assuntos rurais em várias ocasiões, mais tarde na vida. O avanço da autoconfiança de Degas nesta data, impulsionado pelos primeiros sinais de reconhecimento público, é palpável em suas cartas e no alcance de sua realização técnica.

The Pink Dancers, Before the Ballet (detail)

O início da década de 1870 foi fundamental para definir a trajetória pessoal e artística de Degas, assim como para os outros artistas que seriam conhecidos como impressionistas. Entre 1870 e 1873, ele pintou um grupo pioneiro de cenas de ensaios e apresentações de balé, como sua aula de dança de 1871, encontrando compradores ansiosos por muitos deles e logo se identificando com o seu tema.

Em 1874, ele foi um dos principais organizadores da primeira exposição impressionista (que ele chamou de “um salão de realistas”), mostrando seu repertório exclusivo de dançarinos e corridas de cavalos.

The Ballet dancers

Degas baseou-se em seu conhecimento de arte passada, mas ele inteligentemente o dirigiu ao público de seus dias na escolha de assuntos; seus pontos de vista sobre a atividade nos bastidores são notoriamente casuais e ocasionalmente grosseiros.

Dancer Stretching, c 1882-1885
Pastel on paper. 46.7 x 29.7 cm

Surpreendentemente, esses desenvolvimentos coincidiram ou acompanharam os terríveis meses da Guerra Franco-Alemã, quando Paris foi sitiada e Degas e vários de seus colegas se alistaram na Guarda Nacional para defender a cidade. Escapando dos piores horrores da Comuna de Paris, Degas partiu em 1872 para uma visita prolongada a seus parentes em Nova Orleans, onde realizou suas experiências em retratos de família em obras espetaculares, como o Cotton Office de Nova Orleans (1873). Nesse mesmo período, ele começou a descrever uma deterioração em sua visão, reclamando de intolerância à luz forte e se perguntando se ele poderia logo ser cego.

The Dancers

As imagens que Degas mostrou na série de oito exposições impressionistas, realizadas entre 1874 e 1886, revelaram-no o mais inventivo possível. Enquanto as pinturas de Claude Monet, Alfred Sisley, Paul Cézanne, Berthe Morisot, Mary Cassatt, Camille Pissarro e Pierre-Auguste Renoir se preocupavam amplamente com a paisagem ou com figuras de labuta rural e glamour urbano, Degas se especializou em cenas surpreendentes e enigmáticas da vida parisiense.

Os visitantes ficavam freqüentemente desconcertados com suas imagens de entretenimento popular ou miséria nas ruas, retratadas com aguçada atenção ao gesto tópico e intensificadas por um uso radical da perspectiva, que encarnava os pontos de vista extremos de uma sociedade recém-móvel.

Já famoso por seu humor seco, Degas parecia provocar seus espectadores ao optar pela ambiguidade, revelando uma glamourosa cantora de boate com todo seu constrangimento, enquanto elevava uma lavadeira cansada à grandeza quase clássica. Degas era visto como o líder de uma facção mais tradicionalmente qualificada dentro do grupo, e suas fotos eram procuradas por colecionadores. Os críticos apontaram com aprovação que seu trabalho estava fundamentado no conhecimento dos Velhos Mestres e em uma linha firme, qualidades que eles achavam ausentes em alguns dos colegas de Degas.

Um artista de técnicas versáteis

Three Dancers before Exercise 1880

Durante grande parte de sua longa vida profissional, Degas foi atraído pelos prazeres e dificuldades dos materiais do artista. Seus desenhos incluem exemplos em caneta, tinta, lápis, giz, pastel, carvão e óleo sobre papel, muitas vezes combinados entre si, enquanto suas pinturas foram realizadas em aquarela, guache, destemper, pigmentos metálicos e óleos, em superfícies incluindo cartão, seda, cerâmica, azulejo e painel de madeira, bem como texturas de tela amplamente variadas. Havia algo contraditório em grande parte dessa atividade: Degas invocou as técnicas dos Velhos Mestres ao criar seus próprios métodos anárquicos.

Ele efetivamente desenvolveu o monótipo em preto e branco como um meio independente, por exemplo, às vezes com uma camada adicional de pastel ou guache, como em Dancer with a Bouquet Bowing (1877). Os resultados podem ser emocionantes, principalmente quando os efeitos da luz e da textura são sutilmente expressivos do sujeito escolhido, mas ele logo se cansou da técnica.

Dancer with a Bouquet Bowing,1877

Ele efetivamente desenvolveu o monótipo em preto e branco como um meio independente, por exemplo, às vezes com uma camada adicional de pastel ou guache, como em Dancer with a Bouquet Bowing (1877). Os resultados podem ser emocionantes, principalmente quando os efeitos da luz e da textura são sutilmente expressivos do sujeito escolhido, mas ele logo se cansou da técnica. O final da década de 1870 marcou o auge da experimentação gráfica de Degas, após o que ele se afastou da gravura para se concentrar em enriquecer o uso de pastel. Entre 1890 e 1892, ele retornou brevemente ao monótipo, aperfeiçoando um novo procedimento de cores em uma série deslumbrante de paisagens, muitas – como Wheat Field e Green Hill – com enfeites em tons pastel.

Wheat Field e Green Hill

No início da década de 1880, a variedade de arte exibida de Degas parecia interminável, abrangendo retratos e cenas de teatro, pastéis de mulheres em seus banheiros e criminosos notórios e uma série de desenhos e gravuras. Durante esse período, Degas começou a experimentar fazer desenhos como desenhos a carvão em papel vegetal e refazê-los várias vezes antes de adicionar pastéis para produzir uma “família” de composições relacionadas, análoga às pinturas em série de Monet.

Pinky Dancers

Essas seqüências desafiavam profundamente os exercícios artísticos, permitindo que ele ultrapassasse o assunto e manipulasse as mais finas nuances de gesto ou detalhe, enquanto parecia elevar os fundamentos da criação de imagens – cor, forma e composição – a um nível recém-independente.

Por alguns anos, Degas também vinha explorando silenciosamente o meio da escultura, usando cera e outros materiais para fazer estatuetas modestas de cavalos e um grupo de figuras que culminaram na escultura de cera tentadora e realista, The Little Dancer Aged 14 (1878–1881). Mostrado na exposição impressionista de 1881, este trabalho levou as possibilidades do realismo visual a novos extremos, incorporando um tutu real em escala reduzida, sapatilhas de balé, uma peruca de cabelo humano e uma fita de seda.

Little Dancer Aged Fourteen
Escultura em cera,1878/1881

Anos Finais
Em 1884, Degas alcançou a idade de 50 anos e confessou a seus amigos que sentia alguma decepção com sua carreira. Já conhecido por sua abrasividade em relação aos visitantes durante o horário de trabalho, tornou-se notório por sua dedicação obstinada à criação de arte e por sua hostilidade a jornalistas e meramente curiosos.

Edgar Degas – Yellow Dancers, 1876
Art Institute of Chicago

A década seguinte foi uma invenção contínua, pois ele gradualmente refinou suas ambições artísticas e eliminou as preocupações de seus anos intermediários.

Sem título

Ele abandonou muitos dos temas atuais da década de 1870 – concertos de café, cenas de lojas e bordéis, por exemplo – e os substituiu por uma nova fase de concentração na figura humana em ambientes íntimos, se não mais indistintos.

Dançarina em verde

Embora algumas das cenas anteriores tenham sido consideradas voyeurísticas e os modelos identificados como prostitutas, esses números posteriores evitam uma classificação fácil. A figura de The Morning Bath (c. 1892-1895) é quase monumental à maneira da escultura antiga que ele admirava, enquanto outras parecem abertamente sensuais ou sobrecarregadas por sua maciça.

The Morning Bath (c. 1892-1895)

Depois de uma polêmica sequência de pastéis na exposição impressionista de 1886, que mostrava mulheres tomando banho e secando-se em ambientes fechados e ao ar livre, Degas produziu centenas de estudos obsessivos da forma feminina nua em papel e tela ou em cera e argila.

The Ballet dancers

O segundo grande tema dos últimos anos de Degas foi o dançarino, agora pouco frequente no palco ou em situações comprometedoras, mas com mais frequência esperando nos bastidores. Ele contratou modelos para posar em seu estúdio para as cenas de balé e de banho, frequentemente improvisando livremente suas configurações ou utilizando adereços familiares. Embora nunca tenham se tornado abstratos em qualquer sentido que Degas teria entendido, os trabalhos desse período se afastaram significativamente do contexto urbano que o inspirara anteriormente.

Suas fotos tardias de dançarinos são essencialmente compromissos com a forma humana, às vezes em relacionamentos rítmicos com os corpos uns dos outros e, às vezes, expressando uma presença individual forte. Em uma grande pintura a óleo de cerca de 1900, Dancers at the Barre, por exemplo, Degas criou um equilíbrio vital entre a energia das duas mulheres em uma composição tensa de verticais e diagonais e de saias verdes e paredes alaranjadas.

Legado
A grandeza de Degas é resumida em sua capacidade de explorar a linguagem da arte – sua complexidade técnica e tátil, seu refinamento e sua energia implícita – em um grau mais extremo do que qualquer um de seus contemporâneos, mas sem perder de vista o sujeito humano. animal em seus momentos mais públicos e privados. Ele combinou uma sensibilidade romântica com um comando clássico de seus meios, fundindo sensualidade com observação imparável e uma insistência na estrutura visual.

Dancer Leaving Her Dressing Room

Mais do que qualquer outro impressionista, a arte de Degas há muito tempo é simplificada ou supercategorizada: na realidade, a evolução do acadêmico sombrio de sua juventude ao realismo social de pleno sangue da década de 1870 e depois à amplitude pirotécnica e desafiadora de seu último trabalho bidimensional e tridimensional, é um dos mais inspiradores do período moderno. Em uma única vida, Degas abandonou as certezas de uma cultura histórica controlada pelo estado para uma arte de crise individual, chegando até ao niilismo da geração seguinte.

Dançarina amarrando a sapatilha

A reputação de Degas seguiu uma trajetória incomum, subindo acentuadamente em sua maturidade, mas sofrendo com a retirada furiosa de sua velhice e com a preferência por modos não configuráveis ​​no novo século. Embora respeitado nas décadas subsequentes, ele foi deixado de lado pelas críticas formalistas e relegado com muita frequência ao papel de mero comentarista social. As décadas de 1960 e 1970 assistiram ao início de uma grande reavaliação do significado de Degas, com publicações especializadas em seus retratos, desenhos, gravuras, monotipos, cadernos e esculturas, e uma onda crescente de exposições populares.

Dancer Seated (study), 1872

Suas imagens se tornaram um campo de batalha para as críticas feministas, que se concentraram na suposta misoginia do artista e na perceptibilidade de suas cenas de bordel e bastidores. Mais recentemente, a qualidade conscientemente ilusória de grande parte da representação de Degas tem sido cada vez mais reconhecida, bem como sua subestimada mudança da atualidade nos últimos anos.

A pequena bailarina

Tais debates e descobertas continuam atraindo multidões e estimulando curadores, acadêmicos e artistas praticantes, sugerindo que a estatura total de Degas ainda não foi totalmente medida.

Two Ballet dancers

Incomum para um artista de renome, Degas desistiu de trabalhar na velhice depois de ser obrigado a se mudar de seu último estúdio em 1912. Sofrendo de visão e audição reduzidas, ele se cercou de fotos que havia feito e colecionado, retirando-se para suas memórias. Sua reputação na França e além cresceu constantemente, com seu trabalho alcançando preços de alturas sem precedentes e começando a entrar nos principais museus.

At the Milliner, 1910 91x75cm pastel/paper
Musée d’Orsay, Paris, France

Com sua cooperação, revendedores como Paul Durand-Ruel e Ambroise Vollard colocaram obras de todos os períodos com os principais colecionadores, entre eles a americana Louisine Havemeyer, a família russa Shchukin e o conde alemão Harry Kessler. Degas foi idolatrado por artistas de várias persuasões do início do século XX – incluindo Suzanne Valadon, Walter Richard Sickert, Maurice Denis, Georges Rouault, Pablo Picasso, Henri Matisse e Edward Hopper – que visitaram seu estúdio ou o emularam de longe.