As máscaras da pandemia no olhar da arte

Das mídias sociais à arte de rua, as máscaras estão surgindo em todos os lugares.

Deborah Nicholls-Lee encontra imagens em todo o mundo refletindo o que está acontecendo agora. Uma foto de perfilcom a boca coberta recebe os visitantes da página do Instagram da designer visual cipriota.

O artista do mash-up pegou uma tesoura virtual e cola em sua própria imagem e sobrepôs uma máscara cirúrgica azul brilhante a uma fotografia monocromática.

Corona Lisa, de Hayati Evren, tornou-se um meme estampado em sacolas e canecas (Crédito: Hayati Evren)

O artista brincalhão, que mexe com obras de arte há quase uma década, é mais conhecido agora por sua atrevida Corona Lisa, que bebe uma cerveja Corona através de uma máscara facial perfurada. Juntamente com a versão teetotal de Antonio Brasko, com sede em Oregon, o meme se espalhou das mídias sociais para camisetas, bolsas e canecas. The Persistence of Corona, a reformulação de Evren de uma obra icônica de Salvador Dali, coloca a máscara no centro do palco novamente, desta vez cercada por outros apetrechos de gerenciamento de coronavírus: desinfetante para as mãos, luvas de borracha e colônia de limão – um desinfetante tradicional na Turquia.

Desde o surgimento do Covid-19, a máscara – o emblema da pandemia – alimentou a criatividade de artistas em todo o mundo, assumindo várias formas, de memes engraçados a declarações sérias. Obrigatória em alguns países e inicialmente desencorajada em outros, a máscara é objeto de controvérsia: símbolo de censura e separação, mas também de cuidado e proteção.Uma paródia de Garota com brinco de pérola de Johannes Vermeer, A garota de Banksy com um piercing no nariz foi recentemente atualizada com uma máscara (Crédito: PA)

Embora a mídia social tenha sido o playground de artistas digitais como Evren, a rua também se tornou uma galeria de máscaras. Recentemente, os lábios gentilmente separados da garota de Banksy com um piercing no nariz foram escondidos durante a noite atrás de uma máscara protetora de tecido. O mural gigante, um riff de Girl With a Pearl Earrings, de Vermeer, mas com um alarme de segurança para um piercing, apareceu pela primeira vez em Albion Dock, em Bristol, em 2014. Se o gesto foi um ato de preservação amoroso ou o escárnio cômico de nossos medos, Banksy negou qualquer envolvimento.Hijack doou 100% dos lucros de seu Pandemonium impresso para a Global Foodbanking

No bairro de Pico-Robertson, em Los Angeles, o grafiteiro Hijack recentemente pintou com spray duas figuras mascaradas em macacões com detergente em spray, um espanador de penas e um aspirador de pó como armas contra o vírus – um comentário irônico, sem dúvida, sobre a nossa impotência . “Em tempos como esse, a criatividade pode nos ajudar a lidar com … uma crise como a que estamos enfrentando”, diz ele à BBC Culture. “A peça em si é mais uma observação do nosso estado mental atual. Parece que estamos travando uma guerra contra um inimigo invisível, deixando alguns de nós em pânico. Eu queria transmitir isso da maneira típica do Hijack. ”

Esse pânico, sugere o fotógrafo alemão Marius Sperlich, às vezes pode ser cego. Sperlich, cujo trabalho normalmente explora de perto o corpo humano, tem os olhos, ouvidos e boca de seu modelo cobertos por máscaras cirúrgicas brancas em uma fotografia recente intitulada Isolation. Comentando a postagem no Instagram, ele escreve: “Nossos sentidos foram restringidos, estamos isolados e com medo, incapazes de pensamentos racionais”.

O retrato de Zabou do grafiteiro de Nova York BK Foxx, Born to Paint, foi criado em 2019, mas teve ressonância especial este ano (Crédito: Zabou)

Embora os novos trabalhos estruturados em torno do meme da máscara tenham se multiplicado, as peças existentes com máscaras também ganharam novos públicos. O retrato de 3m² de Zabou do artista de rua BK Foxx usando sua máscara respiratória trouxe cor à Brick Lane de Londres no início de 2019, mas o mural do artista francês adquiriu um novo significado durante a pandemia, e agora é visto como uma imagem icônica da crise. A máscara, Zabou disse à BBC Culture, agora se tornou parte de nossas vidas diárias. “Representa uma ferramenta de ação e proteção – e às vezes sobrevivência – contra o vírus, e é por isso que as máscaras podem ser uma imagem poderosa neste contexto.”

Homenagens ao NHS de Rachel List – que pinta seus murais à mão livre, em vez de usar estênceis – foram compartilhadas em todo o mundo (Crédito: Rachel List)

Em alguns casos, o poder da imagem da máscara facial atraiu artistas menos conhecidos para os holofotes e transformou os heróis em humildes. Rachel List, de 29 anos, de Pontefract, em West Yorkshire, marcou seu mural gigante de máscara com #itwasntbanksy para terminar com as especulações que começaram quando suas séries anteriores de pinturas na parede de uma pequena enfermeira de desenho animado do NHS em uma máscara facial tendiam no Twitter.

O que chama a atenção na máscara é que você não consegue ver o sorriso das pessoas. Traz o foco de volta aos olhos, o que o torna realmente expressivo – Rachel List
List, que ganha a vida pintando murais nos quartos das crianças, viu seu trabalho secar desde o fechamento, mas uma comissão por uma faixa de agradecimento do NHS para um pub local levou a uma série de pedidos de seus tributos alegres ao serviço de saúde. List está distribuindo impressões para 500 trabalhadores do NHS e angariando fundos para o NHS e o Hospice Prince of Wales através de leilões de seu trabalho. “Para mim, o que chama a atenção na máscara é que você não consegue ver o sorriso das pessoas. Traz o foco de volta aos olhos, o que o torna realmente expressivo ”, ela diz à BBC Culture.

Tom Croft pintou um retrato da enfermeira de A&E Harriet Durkin gratuitamente depois de postar nas redes sociais (Crédito: Tom Croft)

O pintor de retratos de Oxford, Tom Croft, também usou suas habilidades como artista para reconhecer o sacrifício que está sendo feito pelos profissionais de saúde durante a crise. Quando a pandemia o deixou lutando para encontrar um objetivo em seu trabalho, ele decidiu oferecer um retrato gratuito ao primeiro trabalhador do NHS a contatá-lo. Harriet Durkin, uma enfermeira de A&E da Manchester Royal Infirmary, logo foi imortalizada em óleos em EPI completo, com sua estrutura central robusta da máscara facial 3M. Usando a hashtag #portraitsforheroes, Croft convidou outros artistas para participar da iniciativa e formar parceria com os funcionários da linha de frente.

Os sentimentos de Croft sobre a máscara são ambivalentes. “A máscara protege, esperançosamente, mas também cria uma barreira entre paciente e profissional de saúde e afeta a conexão humana com a qual estamos acostumados, que é uma grande parte dos cuidados”, disse ele à BBC Culture. “Só vendo os olhos, é muito mais difícil ler a expressão facial abaixo. Eu entendo que isso pode causar ansiedade adicional para os pacientes. ” Croft planeja produzir um segundo retrato de Harriet com seu EPI, relaxado e sorrindo em casa. “Eu senti que era importante descrever os dois lados para ela, para dar uma imagem mais completa de quem está por trás da máscara que presta os cuidados”, diz ele.

A artista britânica Rowena Dring bordou rostos em máscaras de lona, ​​incluindo The Amsterdammer, na foto (Crédito: Rowena Dring)

“Uma das piadas entre meus amigos é que eu apenas girei minhas habilidades”, diz a artista Rowena Dring, de Amsterdã, que também viu a pandemia como um chamado à ação. A abordagem ambidestro de Dring, que se baseia nas habilidades tradicionais de artesanato para re-contextualizar a costura e a pintura, deu uma nova virada quando ela uniu função e arte para responder à falta de máscaras faciais.

“Eu sou um criador: alguém que responde a situações criando coisas”, ela diz à BBC Culture. “Pesquisei com muito cuidado os materiais que usei com a ajuda de um médico, mas, ao mesmo tempo, queria fazer as pessoas rirem.” O resultado foi uma coleção cada vez maior de máscaras de lona de algodão com cera de abelha, bordadas com bigodes encaracolados, barbas desgrenhadas e sorrisos. À medida que os novos designs saíam de sua oficina improvisada em casa, eles eram enviados para amigos e familiares ou vendidos para clientes on-line. “Gosto dos sorridentes”, diz ela. “É muito engraçado ir ao supermercado com eles”.

A máscara também influenciou o design de moda. Em abril, a estilista nigeriana e estilista de celebridades Tiannah Toyin Lawani criou uma roupa mascarada deslumbrante para aumentar a conscientização sobre o vírus. Lawani agora tem uma equipe de alfaiates trabalhando em sua casa em Lagos – onde as máscaras agora são obrigatórias – fazendo máscaras incrustadas de jóias com tecidos africanos para venda ou doação.Max Siedentopf pediu desculpas por causar qualquer ofensa à sua série, argumentando que seu objetivo era inspirar outras pessoas a “ver as coisas de uma perspectiva diferente” (Crédito: Max Siedentopf)

As máscaras faciais caseiras foram a inspiração por trás de uma série de fotografias explícitas produzidas pelo artista visual namibiano-alemão Max Siedentopf em sua polêmica série Como sobreviver a um vírus global mortal. “Comecei a ver on-line todos os tipos de máscaras de bricolage para proteger contra o vírus que eram feitos de objetos domésticos comuns”, diz ele à BBC Culture. “No meio desta crise, eu queria me concentrar na criatividade dessas máscaras e em como, através de uma barreira ou problema, você ainda pode encontrar soluções inteligentes e criativas”.

Criticadas por serem insensíveis e enganosas, as imagens assustaram alguns e inspiraram outros. Mas observando pelas asas, Siedentopf ficou impressionado ao ver fotografias de pessoas replicando as máscaras da série. “Gostei de como a arte imitava a vida e, em seguida, a vida imitava a arte e se tornou um círculo completo”, diz ele.

Tatsuya Tanaka usou máscaras na entrada de 31 de março de seu Miniature Calendar (Crédito: Tatsuya Tanaka)

No Japão, a máscara facial tornou-se um item doméstico e chegou ao intrincado trabalho da miniatura japonesa Tatsuya Tanaka, que combina objetos do cotidiano em tamanho real com figuras humanas de 2 cm de altura. Desde 2011, Tanaka libera imagens diárias como parte de uma série em andamento do Miniature Calendar. Em 31 de março, uma foto de pequenos surfistas usando máscaras foi publicada com a legenda “superamos muitas dificuldades”. O motivo da máscara reapareceu em 1 de maio, quando Tatsuya divulgou a imagem de um médico mascarado fazendo uma consulta em vídeo em um computador com chocolate.

Com muitos países em confinamento, os itens domésticos comuns estão ressonando com os artistas e o público mais do que nunca. “Tornar o que você vê casualmente na vida cotidiana diferente – chamado de ‘mitigar’ no Japão – torna a vida cotidiana divertida”, disse Tatsuya à BBC Culture. “Eu usava máscaras diariamente no Japão desde antes da crise. Não é incomum, mas recebi muita atenção por causa da crise da corona [vírus], então fiz disso um motivo ”, diz ele.

A micro-arte de Hasan Kale inclui profissionais de saúde pintados em uma máscara e analgésico (Crédito: Hasan Kale)

O trabalho do micro-artista turco Hasan Kale também força uma reavaliação de objetos familiares. Prendendo a respiração para firmar a mão, ele pinta retratos e paisagens com minúsculos estranhos, como cabeças de palitos de fósforo e sementes de maçã, transformando-os no que ele chama de “cápsulas artísticas”.

As telas recentes de Kale incluem uma pastilha de paracetamol e a válvula de uma máscara cirúrgica, ambas pintadas com imagens de profissionais da saúde mascarados como sinal de gratidão pelo serviço prestado à sociedade. Uma inspeção cuidadosa do tablet revela que as máscaras não impediram seus usuários de comunicar uma mensagem microscópica em nome do artista. “Vimos o mal que fizemos ao mundo”, diz Kale. “O coronavírus é uma oportunidade para melhorarmos”.

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Joseph Brodsky – Poesia

Poema
Joseph Brodsky

Querida, hoje saí de casa já muito ao fim da tarde
para respirar o ar fresco que vinha do oceano.
O sol fundia-se como um leque vermelho no teatro
e uma nuvem erguia a cauda enorme como um piano.
Há um quarto de século adoravas tâmaras e carne no braseiro,
tentavas o canto, fazias desenhos num bloco-notas,
divertias-te comigo, mas depois encontraste um engenheiro
e, a julgar pelas cartas, tomaste-te aflitivamente idiota.

Ultimamente têm-te visto em igrejas da capital e da província,
em missas de defuntos pelos nossos comuns amigos; agora
não param (as missas). E alegra-me que no mundo existam ainda
distâncias mais inconcebíveis que a que nos separa.
Não me interpretes mal: a tua voz, o teu corpo, o teu nome
já não mexem com nada cá dentro. Não que alguém os destruísse,
só que um homem, para esquecer uma vida, precisa pelo menos
de viver outra ainda. E eu há muito que gastei tudo isso.

Tu tiveste sorte: onde estarias para sempre – salvo talvez
numa fotografia – de sorriso trocista, sem uma ruga, jovem, alegre?
Pois o tempo, ao dar de caras com a memória, reconhece a invalidez
dos seus direitos. Fumo no escuro e respiro as algas podres.

Tradução de Carlos Leite.
Fotografia de Laura Jacques

Lixo humano é irreversível. Máscaras e luvas em todo lugar

No começo da pandemia todo mundo achava que a Mãe Natureza tinha vindo dar o recado e que seus filhos teriam aprendido: é preciso preservar nossa casa, cuidar do bem comum para que todos se beneficiem de um planeta habitável e saudável, hoje e futuramente.

Ledo engano!

O lixo humano é irremediável, inexorável e imutável. Nada adianta, nem guerras nem pandemias, nada é capaz de fazer com que o Deus Dinheiro tenha menos devotos fieis:

quebrou, compra outro
usou, joga fora
não serve, se livra

E vamos nos enchendo de lixo que não tem onde jogar fora, porque o fora não existe.

Agora, máscaras e luvas são os novos cigarros que se juntam às velhas bitucas e vamos que vamos, poluindo hoje e sempre, sem que nenhuma lição tenha sido aprendida .

Que triste não é mesmo? A reclamação vem do mundo inteiro. “Esta quarentena forçada deve nos fazer refletir sobre as nossas ações, luvas e máscaras por todo o lugar. Você não pode ser assim egoísta”. Faça você mesmo sua máscara de pano contra o coronavírus, laváveis e reutlizáveis. Se tiver que usar máscaras e luvas descartáveis, descarte-as no lugar correto e em segurança para evitar a disseminação do vírus.

Lixo Urbano,Poluição,Blog do Mesquita

Se as coisas continuarem como estão, talvez mereceremos sim a extinção. Somos vergonhosamente a pior espécie da Terra.

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Bertold Brecht – Perguntas de um operário letrado

Perguntas de um operário letrado
Bertold Brecht

Quem construiu Tebas, a das sete portas?
Nos livros vem o nome dos reis,
mas foram os reis que transportaram as pedras?
Babilónia, tantas vezes destruída,
quem outras tantas a reconstruiu?

Em que casas da Lima dourada moravam os seus obreiros?
No dia em que ficou pronta a Muralha da China, para onde
foram os seus pedreiros? A grande Roma
está cheia de arcos de triunfo. Quem os ergueu? Sobre quem
triunfaram os Césares?

A tão cantada Bizâncio só tinha palácios
para os seus habitantes? Até a legendária Atlântida
na noite em que o mar a engoliu
viu afogados gritar por seus escravos

O jovem Alexandre conquistou as Índias.
Sozinho?
César venceu os gauleses.
Nem sequer tinha um cozinheiro ao seu serviço?
Quando a sua armada se afundou Filipe de Espanha
chorou. E ninguém mais?
Frederico II ganhou a guerra dos sete anos.
Quem mais a ganhou?
Em cada página uma vitória.
Quem cozinhava os festins?
Em cada década um grande homem.
Quem pagava as despesas?

Xilogravura de Hiromi Sumida

Tecnologia,Energia Eólica,Ciêcia,Energia,Meio Ambiente,Blog do Mesquita 01

Descarte de geradores eólicos; um grande problema ambiental

A Alemanha possui mais de 28.000 turbinas eólicas – mas muitas são antigas e, em 2023, mais de um terço deve ser desativado. Eliminá-los é um enorme problema ambiental.

DW: Dr. Tessmer, o descarte de turbinas eólicas é extremamente difícil. Suas bases de concreto atingem a profundidade de 30 metros no solo e são difíceis de remover completamente, enquanto as pás do rotor contêm fibras de vidro e carbono – elas emitem poeira e gases tóxicos, e queima-las não é uma opção. Alguns ambientalistas dizem que esse problema está sendo varrido para debaixo do tapete, o que você acha?

Jan Tessmer: Na verdade, acho que tudo é relativo. Claro que é um problema e, é claro, você não recebe nada de graça, mas sempre precisa vê-lo em relação, quais são os valores que obtém da turbina eólica e acho que sim, alguns esforços devem ser feitos de forma eficiente, e também sem danos ao meio ambiente, obter as turbinas recicladas ou fora do solo.

Existem enormes fundações concretas que precisam ser divulgadas, mas não vejo nenhum problema principal que não possa ser superado. Provavelmente será um desafio para a tecnologia. Será realmente um problema nos próximos anos e décadas provavelmente tirar as turbinas antigas do campo, então espero que a indústria encontre tecnologias para lidar com isso.

A dificuldade de descartar turbinas eólicas está prejudicando a reputação da energia eólica como fonte de energia verde?

Sim claro. Na verdade, acho importante que encontremos boas tecnologias para reciclagem, porque as turbinas eólicas são pioneiras em tecnologias de energia verde, e seria uma pena se também não conseguirmos encontrar tecnologias verdes e ecológicas para reciclá-las. Mas como eu disse, acho que é apenas uma questão de tempo para desenvolvê-las e estou bastante confiante de que a imagem das turbinas eólicas pode ser mantida como uma tecnologia verde.As turbinas eólicas representam um grande problema ambiental quando se trata de descartá-las.

Você acha que a próxima geração de turbinas eólicas será mais ecológica?

Eu provavelmente pensaria que as turbinas mais modernas são fabricadas com o objetivo de ter mais produção de energia e, 20 anos depois, quando essas turbinas estão no fim de sua vida, os pesquisadores encontram as tecnologias certas para sua reciclagem. Eu acho que esse é apenas o caminho natural. Mas não acho que as turbinas modernas sejam mais ecológicas do que as mais antigas. Acho que não, mas é apenas uma opinião.

Você acha que a energia eólica é a tecnologia mais ecológica que temos atualmente?

Isto é muito difícil. Eu acho que é realmente uma das tecnologias mais ecológicas que conheço. Devo admitir que não conheço todas as outras possibilidades em detalhes, mas na verdade também não conheço nenhuma tecnologia de produção de energia que seja mais ecológica que a energia eólica. Quero dizer, se você pensa em energia da água, é claro que parece à primeira vista talvez mais verde.

Mas, por outro lado, se você tem barragens enormes, também é um monte de material colocado diretamente na natureza. E se você compará-lo com o PV – fotovoltaico – por exemplo, acho que há muito mais energia química colocada dentro antes que eles possam se ativar, então sim, acho que a energia eólica é bastante eficiente.

O cálculo muito fácil é quanta energia tenho que colocar no processo de produção de uma turbina combinada com quanta energia tenho que colocar no processo de produção de células solares, por exemplo, e as comparações são muito boas para a energia eólica , o que significa que precisamos de muito pouca energia para produzir uma turbina eólica e a maturação é bastante rápida.

10.300 das mais de 28.000 turbinas eólicas da Alemanha devem ser desativadas até 2023, diz o projeto DemoNetXXL

Como você avalia o apetite do governo alemão atualmente por energia eólica?

É uma pergunta difícil de responder, porque sempre pode ser mais. Acho que o governo está impulsionando essa tecnologia, acho que eles sabem muito bem que essa é uma tecnologia que pode nos ajudar na Alemanha a estar na frente do desenvolvimento e realmente querem que continuemos com essa tradição.

Por outro lado, sempre há questões em que reclamamos e vemos possibilidades de que o governo possa pressioná-lo ainda mais. Mas, em comparação com outros países, acho que o governo alemão faz um bom trabalho.

Você acha que os ambientalistas ainda são em sua maioria pró-energia eólica ou você acha que houve um empecilho em relação às dificuldades no descarte de turbinas eólicas?

Eu acho que temos cada vez mais problemas com a questão da aceitação. Eu não diria que é por causa da questão do descarte, acho que é mais sobre questões como ruído ou efeitos de raios durante a noite, que as pessoas se sentem perturbadas. Eu não acho que as pessoas pensam muito sobre a questão do descarte, embora possa ser importante e também acho que precisamos resolver esse problema.

Do meu ponto de vista, o que sinto pela publicidade, não exerço muita pressão sobre esse fato [descarte de turbinas eólicas]. Não temos nenhum projeto nisso e, de fato, é um espelho da situação da necessidade que é comunicada. Se as pessoas acharem que é uma tarefa muito necessária fazer [pesquisas sobre descarte de turbinas eólicas], elas nos pedirão projetos para fazê-lo e faremos isso. Somos uma organização de pesquisa com financiamento público e achamos que é nossa missão trabalhar nos tópicos solicitados. Mas como esse problema não é muito tratado, ainda não fizemos nada. Isso pode mudar.

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Paul Verlaine – O amor por terra

O amor por terra
Paul Verlaine

O vento derrubou ontem à noite o Amor
Que, no recanto mais secreto do jardim,
Sorria retesando o arco maligno, e assim
Tanta coisa nos fez todo um dia supor!
 
O vento o derrubou ontem à noite. À aragem
Da manhã gira, esparso, o mármore alvo. E à vista
É triste o pedestal, onde o nome do artista
Já mal se pode ler à sombra da ramagem.
 
É triste ver ali de pé o pedestal
Sozinho! e pensamentos graves vêm e vão
No meu sonho em que a mais profunda comoção
Imagina um porvir solitário e fatal
 
É triste! – E tu, não é?, ficas emocionada
Ante o quadro dolente, embora olhando à toa
A borboleta de oiro e púrpura que voa
Sobre os destroços de que a aléa está juncada.
 
Tradução de Guilherme de Almeida