A democracia liberal, em declive

Novas leis de mordaça e a pretendida proteção de identidades e crenças corroem o sistema. Oliver Wendell Holmes juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos. Um estudo do Pew Research Center, especializado em observar os estados de ânimo da opinião pública norte-americana, chegou recentemente a uma conclusão muito chamativa: os jovens norte-americanos (18 a 34 … Continued

Postado na categoria: Padrão - Palavras chave: , , , , , , ,

A TV e a nova mídia

Henry Jenkins é professor de Ciências Humanas e coordenador do Programa de Estudos de Mídia Comparada do prestigiado MIT – Massachusetts Institute of Technology. Em seu livro Cultura da Convergência, ao contrário de Bill Gates e Rudolph Murdoch, não imagina o mundo sem televisão em seus estudos e pesquisas. Acredita mesmo que todas as mídias … Continued

Postado na categoria: Brasil, Internet, Mídia - Palavras chave: , , , , , , , , , , , , ,

Redes sociais não são o fim das assessorias de imprensa

Não é o fim da assessoria de imprensa, pelo contrário. O conteúdo gerado pelo usuário e as redes sociais não vão tornar o assessor de imprensa uma figura obsoleta – desde que ele se ligue e comece a olhar para webanalytics e business intelligence. Por Stivy Malty Soares – WebInseider O futuro incerto frente ao … Continued

Postado na categoria: Comportamento, Economia, Internet, Mídia - Palavras chave: , , , , , , , , , , , ,

Marketing Digital e a publicidade ‘analógica’

Empresas erram ao usar modelo publicitário “analógico” no mundo digital da internet O autor e especialista em marketing Seth Godin é conhecido por dar títulos hilários, criativos e provocativos às suas obras. Meatball Sundae (”Sundae de almôndegas”) é sua nova criação. Na esteira de A Vaca Roxa e Todo Marqueteiro É Mentiroso (dois de seus … Continued

Postado na categoria: Comportamento, Economia, Internet - Palavras chave: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

O labirinto da internet e as eleições

Os deputados erraram onde não poderiam. Mas era um erro previsível. A internet é o meio mais perturbador que já surgiu na comunicação. Por João Santana ¹ UM PARADOXO da cultura contemporânea é a incapacidade da maioria dos políticos de entender a comunicação política. Essa disfunção provoca, muitas vezes, resultados trágicos. É o caso da … Continued

Postado na categoria: Brasil, Internet, Mídia, Política - Palavras chave: , , , , , , , , , , , , , , ,

Twitter obriga a atividade jornalística a mudar o foco

Twitter pressiona uma mudança no foco da atividade jornalística Há menos de um mês alguns parlamentares ingleses estavam passando para seus eleitores e simpatizantes os resultados de uma votação legislativa ignorando o papel da imprensa como mediador entre tomadores de decisões e o público. As sessões do parlamento já são transmitidas ao vivo pelo rádio … Continued

Postado na categoria: Internet, Mídia - Palavras chave: , , , , , , , ,

Hugo Chavéz após Twitter, investe em blog

O doidivanas do Caribe investe pesado em comunicação nas redes sociais. O coronel bolivariano, assim como vários dirigentes mundiais, presidentes, ditadores, chefetes etc. já descobriu o potencial de interação das redes sociais. O Editor O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou o lançamento de um blog pessoal nesta terça-feira, pouco mais de um mês após … Continued

Postado na categoria: Padrão - Palavras chave: , , , , , , , , , ,

Internet, redes sociais e as empresas

Apenas 17% das empresas paulistanas estão nas redes sociais, diz pesquisa Instituições financeiras são as mais ‘conectadas’ a esse ambiente. Apesar da baixa presença, 51% dizem monitorar o que é dito na web. Mensagens sobre a empresa na internet podem levar a demissão por justa causa Pesquisa diz que 83% das mulheres da classe C … Continued

Postado na categoria: Brasil, Economia, Internet - Palavras chave: , , , , , , , , , ,

Tiwtter “bate” os 100 milhões de usuários

O microblog que começou como um despretensioso diário de adolescentes, hoje assume a posição de importante plataforma de negócios. O Twitter, assim como outras plataformas sociais, impressiona pelo poder ‘viral’ — multiplicação de informações de forma imediata, rápida e de alcance global — e pela ocupação de espaços antes cativos das mídias tradicionais. O Brasil, … Continued

Postado na categoria: Comportamento, Internet, Mídia - Palavras chave: , , , , , , , , ,