Blog do Mesquita,Bikes,Bicicletas,Meio Ambiente,Ecologia

A bike que vende café orgânico, purifica o ar e produz energia solar e adubo natural

A bike que vende café orgânico, purifica o ar e produz energia solar e adubo natural

Atenção, amantes da cafeína! Vocês precisam conhecer a startup Wheelys, rede de bikes que promete levar café orgânico da melhor qualidade por um preço acessível à população (já que não demanda um espaço físico e sua manutenção é barata).

Além de servir café 100% orgânico, a bikecafé foi desenvolvida para purificar o ar do local onde está estacionada, transformar os grãos moídos em fertilizantes naturais e gerar energia solar.

O modelo não exige alto investimento inicial e dá ao empreendedor a oportunidade de “seguir” seus clientes. Por exemplo, de manhã ele pedala até uma estação de metrô, a tarde se instala em grandes centros comerciais e aos finais de semana se aconchega em um parque. Desta forma, é possível garantir a rotatividade do serviço e uma boa divulgação.

E mais: além de vários tipos de café, a bikecafé tem espaço para vender lanchinhos — como em uma cafeteria convencional. A iniciativa ainda possui aplicativo que mostra as opções do menu e a localização da franquia mais próxima.

A ideia está em financiamento coletivo e já conseguiu arrecadar 400% do dinheiro necessário para colocar na rua os primeiros protótipos da bikecafé. Já nas primeiras 24h de crowdfunding, o projeto conseguiu a grana suficiente para seguir em frente. Será uma nova tendência?

Para saber mais sobre o negócio social, assista ao vídeo abaixo.

Bicicletas,Bike,Plástico,Reciclagem,Meio Ambiente,Blog do Mesquita

1ª bike do mundo feita com plástico reciclado é brasileira

Bicicletas,Bike,Plástico,Reciclagem,Meio Ambiente,Blog do Mesquita

Garrafas PET, embalagens de shampoo, peças de geladeira…

Na mão do artista plástico uruguaio Juan Muzzi, radicado no Brasil, todo tipo de resíduo plástico vira matéria-prima para a produção de bikes. Ele é dono da patente da primeira bicicleta do mundo feita com plástico reciclado. O modelo foi desenvolvido e fabricado no Brasil, mais especificamente em São Paulo, após doze (!) anos de pesquisa.

Tanto esforço valeu a pena! Atualmente a empresa de Muzzi, a MuzziCycle, produz dez mil unidades da bike de plástico reciclado por mês e está, inclusive, com lista de espera de compradores. O sucesso é tanto que a companhia já possui até filial na Holanda e na Argentina.

A fim de pedalar uma dessas por aí? É possível se cadastrar na lista de espera aqui. Os clientes podem optar por comprar a bicicleta inteira ou só o quadro feito com plástico reciclado – e o preço, claro, varia.

Para um futuro próximo, Muzzi planeja aumentar a produção – afinal, mercado ele já percebeu que não falta – e ainda desenvolver um modelo de cadeira de rodas feita com plástico reciclado.

A ideia é que os deficientes físicos não paguem pelo produto, apenas financiem a matéria-prima, que atualmente vem de ONGs que recolhem sucata. Assim, além de ajudar o meio ambiente, o processo ainda gera renda para os catadores. Muito bom, não? Pedala, mundão!

Foto: Divulgação/MuzziCycle