Christopher David White – Cerâmica

“Sou atraído pelo barro por causa de sua capacidade inata de imitar uma infinidade de texturas”

Christopher David White é um escultor, mas também é um ilusionista. Dê uma olhada em suas criações incríveis para ver o que queremos dizer. Então dê uma olhada mais de perto. Porque o que parece madeira petrificada é na verdade cerâmica meticulosamente processada.

Este escultor enganará seus olhos para acreditar que suas esculturas de cerâmica são de madeira

Nascido em Bedford, Indiana, o artista americano da Virgínia faz suas esculturas de argila predominantemente à mão. Com o tema da decadência ao longo de seu trabalho, White cria várias peças que se assemelham a peças em deterioração da madeira, metal enferrujado e outros objetos no processo de decomposição, a fim de explorar a relação entre humanos e natureza.

“A mudança é um lembrete constante de que a permanência é a ilusão final”, escreve o artista em seu site. “É através da criação de escultura hiper-realista que eu exploro a relação entre natureza, homem e o fenômeno da impermanência.”“É um material macio e maleável que pode ser queimado e endurecido como pedra quando terminar a modelagem. Estou interessado na fragilidade da vida, tanto dentro de nós quanto na natureza”

“Mas, ao mesmo tempo, é um material incrivelmente frágil”

“Para criar a textura da madeira, há uma estratificação e repetição de marca que considero profundamente satisfatória”

“Eu uso facas x-acto, escovas de arame que eu crio especificamente para uma certa textura”

“Acho que a argila é uma expressão poética dessa fragilidade”

Eu tinha que não apenas modelar o braço com a textura da madeira.

Paul Klee – Pinturas

Paul Klee nasceu em Münchenbuchsee, Suíça,
em 18 de dezembro de 1879.

Paul Klee era um  artista suíço e alemão, mais conhecido por seu trabalho, influenciado pelo cubismo, expressionismo e surrealismo.

Klee participou e foi influenciado por uma série de movimentos artísticos, incluindo surrealismo, cubismo e expressionismo. Ele ensinou arte na Alemanha até 1933, quando os nacional-socialistas declararam seu trabalho indecente. A família Klee fugiu para a Suíça, onde Paul Klee morreu em 29 de junho de 1940.

Filho de um professor de música, Klee era um violinista talentoso, recebendo um convite para tocar com a Bern Music Association aos 11 anos.

Quando adolescente, a atenção de Klee passou da música para as artes visuais. Em 1898, ele começou a estudar na Academia de Belas Artes de Munique. Em 1905, ele havia desenvolvido técnicas de assinatura, incluindo o desenho com uma agulha em um painel de vidro enegrecido. Entre 1903 e 1905, ele completou um conjunto de gravuras chamado Invenções que seriam seus primeiros trabalhos expostos.

Em 1906, Klee se casou com a pianista bávara Lily Stumpf. O casal teve um filho, Felix Paul. As obras de arte de Klee progrediram lentamente nos próximos cinco anos. Em 1910, ele teve sua primeira exposição individual em Berna, que posteriormente viajou para três cidades suíças.

Em janeiro de 1911, Klee conheceu o crítico de arte Alfred Kubin, que o apresentou a artistas e críticos. Naquele inverno, Klee se juntou à equipe editorial da revista Der Blaue Reiter, co-fundada por Franz Marc e Wassily Kandinsky. Ele começou a trabalhar em experimentos de cores em aquarelas e paisagens, incluindo a pintura In the Quarry.

O avanço artístico de Klee ocorreu em 1914, após uma viagem à Tunísia. Inspirado pela luz em Tunes, Klee começou a mergulhar na arte abstrata. De volta a Munique, Klee pintou seu primeiro resumo puro, No estilo de Kairouan, composto por retângulos e círculos coloridos.

O trabalho de Klee evoluiu durante a Primeira Guerra Mundial, principalmente após a morte de seus amigos Auguste Macke e Franz Marc. Klee criou várias litografias com caneta e tinta, incluindo Death for the Idea, em reação a essa perda. Em 1916, ele se juntou ao exército alemão, pintando camuflagem em aviões e trabalhando como balconista.

Em 1917, os críticos de arte começaram a classificar Klee como um dos melhores jovens artistas alemães. Um contrato de três anos com o revendedor Hans Goltz trouxe exposição e sucesso comercial.

Klee ensinou na Bauhaus de 1921 a 1931, ao lado de seu amigo Kandinsky. Em 1923, Kandinsky e Klee formaram o Blue Four com outros dois artistas, Alexej von Jawlensky e Lyonel Feininger, e viajaram pelos Estados Unidos para dar palestras e exibir trabalhos. Klee fez suas primeiras exposições em Paris por volta dessa época, encontrando favores com os surrealistas franceses.

Klee começou a ensinar na Academia de Dusseldorf em 1931. Dois anos depois, ele foi demitido sob o domínio nazista. A família Klee se mudou para a Suíça no final de 1933.

Klee estava no auge de sua produção criativa durante esse período tumultuado. Ele produziu quase 500 obras em um único ano e criou Ad Parnassum, amplamente considerado sua obra-prima