As maravilhosas dançarinas de Degas

A escultura foi feita originalmente em cera, antes de ser lançado em 1922 em bronze. “A Pequena Dançarina de Catorze anos de idade” é feito de cera, uma escolha incomum de material para uma escultura da época, vestida com uma saia de algodão com uma fita de cabelo, sentado em uma base de madeira.

Arte – Fotografias

Por quê eu gosto de fotografias em P&B?

Porque exigem mais do fotográfo e do olhar apurado do espectador, para perceber o enquadramento, a composição da luz, desde o branco até ao preto absoluto, percorrendo suavemente os cinzas de um ao outro.

Ajuda a enfatizar a emoção, e torna a imagem atemporal, tornando-as classica  “And last but not least”, como definiu Ted Grant, “Quando você fotografa colorido, você fotografa suas roupas. Quando você fotografa em preto e branco, você fotografa suas almas”.

É isso!

O Louvre agora aceita os vivos

Em uma terça-feira recente dentro do Louvre, o artista alemão Anselm Kiefer estava de pé em um andaime no ar, transmitindo instruções a um grupo de homens manipulando um guindaste.

Cuidadosamente, içaram um monte plantado com uma dúzia de girassóis de alumínio atrofiados em um nicho enorme na parede.

O monte faz parte de uma importante instalação de arte de Kiefer, a primeira contribuição permanente para a decoração do Louvre desde que Georges Braque pintou o teto da antiga antecâmara de Henri II em 1953. Ele será exibido na quinta-feira em uma escada que liga as antiguidades egípcia e mesopotâmica. na ala Sully do museu.

Construída em 1808-9 pelos arquitetos pessoais de Napoleão, a escada é um espaço elegante agraciado pelas capitais e baixos-relevos coríntios, representando deuses antigos e figuras alegóricas. (A história relata que um dos quatro escultores originais morreu depois de cair dos andaimes.)

Em uma parede em branco, Kiefer produziu uma pintura monumental com mais de 10 metros de altura e quase 7 metros de largura, que ele descreve como auto-retrato. Retrata um homem nu deitado de costas sob um céu noturno estrelado; um leve raio de luz corre entre o plexo solar e as constelações.

Ele não está morto, mas “no universo”, disse Kiefer com satisfação.

Ele chamou a pintura de textura grossa de “Athanor“, pelo forno alquímico que transforma metais comuns em ouro e mortalidade em imortalidade. No fundo, ele colou uma camada de solo avermelhado e rachado (de Barjac, no sul da França, onde ele mora), sobre o qual derramou chumbo líquido. Mais adiante, há um pó de prata e ouro, representando os três estágios do processo químico. As estrelas são recicladas das antigas pinturas de neve de Kiefer. “Quando a neve sopra, são como estrelas”, explicou. “O céu está se movendo o tempo todo.”

Para os dois nichos de frente no topo da escada, ele criou um par de esculturas. Ele compara o monte terrestre com girassóis, intitulado “Hortus Conclusus” – latim para jardim fechado – à colina onde Jesus foi crucificado. Do outro lado, está “Danaë”, na qual um gigante girassol preto despoletado emerge de uma pilha de livros de chumbo. (Na mitologia grega, Zeus impregnou Danaë na forma de chuva dourada.) Na base da escultura, uma dispersão de sementes mergulhadas em ouro alude à Imaculada Conceição.

Os símbolos serão familiares para os seguidores da obra de Kiefer, e é impressionante como em casa sua arte se parece nos arredores do Louvre, com seus tons sombrios e referências antigas. Sua arte “chama a atenção deste museu”, disse Marie-Laure Bernadac, curadora chefe de arte contemporânea do Louvre, porque “ele é um pintor de história e mitologia”.

Sua contribuição será seguida pela de outros três artistas nos próximos três anos. O artista americano Cy Twombly pintará o vasto teto branco no Salle des Bronzes, e François Morellet, da França, decorará as janelas da escada de Lefuel. O quarto artista era Luciano Fabro, da Itália, mas morreu no verão passado e seu substituto ainda não foi anunciado.

A natureza delicada do empreendimento é refletida por estar no ar há décadas. Após o projeto de teto de Braque de 1953, “uma sucessão de diretores do Louvre queria encomendar trabalhos de artistas vivos, mas nenhum deles conseguiu”, disse Bernadac.

As esculturas teatralmente enigmáticas de Philip Jackson

Sua capacidade de transmitir a condição humana através do hábil uso da linguagem corporal tornou-se uma de suas características mais memoráveis.

Nascido em Inverness, Jackson agora vive e trabalha em West Sussex. Ele foi nomeado Comandante da Royal Victorian Order e esteve na lista de honra de aniversário da Rainha de 2009.

Ele cria figuras profundamente imponentes tanto pela mensagem que transmite quanto pela sua presença física no ambiente em que estão inseridas.

Poderosas e lindamente esculpidas, as posturas meticulosamente precisas que Jackson trabalha em cada peça criam uma enorme sensação de drama.

O assombroso, a elegância e o resultado teatralmente enigmático das esculturas de Philip Jackson são verdadeiramente inspiradores – nunca deixam de causar perplexidade em quem por elas tem o privilégio de passar.