Arquiteturas Arrojadas

Conheça aqui algumas obras primas da arquitetura moderna espalhadas ao redor do mundo.

Sejam elas compostas de formas suaves, harmônicas, agressivas, disformes, lineares, incompreensíveis ou exóticas são obras que enchem nossos olhos de beleza e harmonia e que sem sombra de duvida alguma representam o melhor da capacidade criativa e construtiva do ser humano.

01. The Pyramids (Indianapolis, USA)

As pirâmides foram construídas entre 1967 e 1972 pela College Life Insurance Company, que estava se expandindo rapidamente e procurava acomodar sua crescente equipe. Decidiu-se por um projeto de Kevin Roche composto de nove torres idênticas de escritórios, cada uma com onze andares de altura, cada uma com 36.576 m². Isso permitiria que se construíssem torres, já que precisavam de espaço adicional nos escritórios sem deixar os prédios ociosos ou subutilizados. Apenas as três torres iniciais foram construídas em forma de pirâmides.

Cada torre é composta de duas paredes de concreto armado, das quais se projetam os pisos de escritórios desobstruídos. Essas paredes de concreto fornecem o suporte para os pisos, bem como servem como núcleos de serviço em forma de L. As outras duas paredes são cobertas por vidro externo azul e cada edifício é conectado aos outros por passagens subterrâneas e acima do solo. Depois que foram totalmente construídos, a College Life Insurance Company deixou os edifícios e eles agora são usados ​​por várias empresas.

02. Neuer Zollhof Building (Dusseldorf, Alemanha)

Obra do genial Frank Owen Gehry, nascido Ephraim Owen Goldberg (Toronto, 28 de fevereiro de 1929), um arquiteto canadense, naturalizado norte-americano. Ganhador de 5 Prêmios Pritzker, tido como o Nobel da Arquitetura.

Nascido em Toronto numa família judaica, Gehry mudou-se aos dezessete anos para Los Angeles, Califórnia, para depois se formar na University of Southern California em arquitetura. Depois estudou planejamento urbano em Harvard. Atualmente vive em Los Angeles.

Possui dezenas de trabalhos arquitetônicos criativos e fantásticos espalhadas pelo mundo todo, uma lista completa destas obras pode ser visualizada nesta página da Wikipedia.

03. The Mushroom House (La Jolla, California)

Obra do arquiteto Dale Naegle para Sam Bell, da Bell’s Chips & General Mills. Bell tinha comprado uma casa de verão com vista para o Oceano Pacífico e queria construir uma casa de hóspedes. A propriedade incluía um penhasco de 91 m de altura e abaixo havia uma praia isolada só acessível na maré baixa através das rochas escarpadas.

Um elevador de 91 m da casa principal para a casa de hóspedes foi construído em primeiro lugar, necessário para o desenvolvimento do acesso à praia. Os surfistas que costumavam frequentar a praia de Black’s deram à estranha casa o nome “Mushroom House”, devido à semelhança com um fungo.

04. Klein Bottle House (Rye, Victoria, Australia)

As paredes desta casa na Austrália, dos arquitetos McBride Charles Ryan, têm facetas e dobras em forma de origami. Localizada na costa sul, a casa de férias recebeu o nome de Klein Bottle, que é o termo matemático para uma superfície com uma indefinível esquerda, direita, superior ou inferior.

05. Robert Bruno’s Steel House (Lubbock, Texas)

Viajando pela zona rural do Texas não é estranho você se deparar, no meio do nada, com peças de arte em planícies desérticas que, à primeira vista, parecem ser meras aparições.

Entre eles está a “Steel House (Casa de Aço)”, do falecido empresário e escultor Robert Bruno. Parte da escultura, parte da casa e parte da cápsula do tempo dos anos 70 no Texas, a estrutura está localizada em Ransom Canyon, a cerca de 24 km a leste de Lubbock.

A peça em negrito é feita com 150 toneladas de aço que se apoiam em pernas estreitas, dando a ilusão de uma espaçonave pairando. A casa de três andares, com 2200 metros quadrados, fica na beira de uma colina irregular, com vista para um lago próximo.

Bruno, a figura por trás do projeto ambicioso, morava na estrutura enquanto o soldava quase completamente sozinho. Ele começou a construção em 1974 – um ano depois de começar a esboçar os planos para a estrutura – e permaneceu lá, soldando e trabalhando, até sua morte em 2008.

06. Interesting Architecture (Macau, China)

Macau foi colonizada e administrada por Portugal durante mais de 400 anos e é considerada o primeiro entreposto, bem como a última colônia europeia na Ásia. Com uma superfície total de 28,6 km² e uma população de 538 mil habitantes, sendo a esmagadora maioria de etnia chinesa. Foram feitos muitos aterros na foz do rio das Pérolas para conseguir mais espaços para construção.

E esta pequena Ilha está conseguindo mesclar harmoniosamente o antigo com o moderno, cuidando e zelando pela preservação e construindo dezenas de prédios de arquiteturas arrojadas. Confira abaixo uma pequena amostra da modernidade e do arrojo arquitetônico de Macau:

       

07. MGM Macau (Macau, China)

O MGM Macau, anteriormente conhecido como MGM Grand Macau, é um resort de cassino de 35 andares e 600 quartos localizado na Península da Sé , em Macau. Sob uma subconcessão aprovada pelo governo de Macau, o projeto pertence e é operado como uma joint-venture (50%-50%) entre a MGM Resorts International e Pansy Ho, filha do magnata do cassino de Macau, Stanley Ho . A subconcessão é um dos vários exemplos de construção de novos cassinos após o fim do monopólio concedido pelo governo por décadas a Stanley Ho.

O MGM Grand Macau foi inaugurado em 18 de dezembro de 2007 a um custo de US $ 1,25 bilhão. O empreendimento foi renomeado para MGM Macau, como parte do reposicionamento da MGM Mirage em 2010 para a MGM Resorts International.

Recentemente a MGM Resorts International inaugurou um outro empreendimento, denominado MGM Cotai, a um custo de US $ 4,5 bilhões, esse novo resort de cassino possui 1.400 quartos.

08. AT&T Tower (Minneapolis – Downtown)

A AT&T Tower é um arranha-céu de 141 m de altura construído em Minneapolis pela gigante das Telecomunicações Americana que fica localizado na esquina da Marquette Avenue com a 9th Street South. Foi concluído em 1991 e tem 34 andares.

Abriga os escritórios da AT&T, Nuveen Investments, Nation Field, a sede da FICO, Fallon Worldwide, Syncada, o Consulado Geral Honorário norueguês, DeWitt Mackall Crounse & Moore e outros inquilinos. É o 14º edifício mais alto da cidade.

Uma passarela aérea liga o edifício à Torre TCF e ao Centro Internacional Foshay Tower que fica do outro lado da rua ao norte. O lobby do piso principal é compartilhado com o Oracle Center. O primeiro e segundo andares contêm restaurantes e inúmeras pequenas lojas.

09. IAC Blues (New York, NY)

O Edifício IAC, a sede da Inter Active Corp localizado na 555 West 18th Street, na esquina nordeste da Eleventh Avenue, no bairro Chelsea de Manhattan , Nova York , é um edifício projetado por Frank Gehry que foi concluído em 2007. O prédio foi o primeiro projeto de Frank Gehry em Nova York e contou com a maior tela de alta definição do mundo no momento no seu hall de entrada.

10. Hotel Marques De Riscal (Elciego, Espanha)

Mais um arrojado projeto de Frank Gehry, o moderno e brilhante hotel fica em meio às muralhas medievais da cidade de Elciego. Uma hora e meia de carro do aeroporto de Bilbao, é fácil chegar de carro. Algumas das bodegas de vinho mais famosas do mundo estão a 30 minutos ou menos de carro – mas a verdade é que você vai querer ficar perto do hotel e da impressionante Ciudad de Vino (Cidade do Vinho).

     

11. Museu Nacional do Índio Americano (Washington, USA)

O Museu Nacional do Índio Americano faz parte da Smithsonian Institution e está comprometido em promover o conhecimento e a compreensão das culturas nativas do Hemisfério Ocidental – passado, presente e futuro – por meio da parceria com os povos nativos e outros. O museu trabalha para apoiar a continuidade da cultura, valores tradicionais e transições na vida nativa contemporânea.

O edifício curvilíneo de cinco andares e 23.000 m² é revestido por um calcário de cor dourada projetado para evocar formações rochosas naturais moldadas pelo vento e pela água ao longo de milhares de anos.

O museu está situado em um terreno de 17.200 m² e é cercado por zonas úmidas artificiais . A entrada voltada para o leste do museu, sua janela de prisma e seu alto espaço de 36 metros para apresentações nativas contemporâneas são resultados diretos de extensas consultas com os povos nativos. O museu oferece uma variedade de exposições, exibições de filmes e vídeos, programas de grupos escolares, programas públicos e apresentações de culturas vivas ao longo do ano.

O arquiteto e projetista do museu é canadense Douglas Cardinal (Tribo Blackfoot ) e os projetos de design são da GBQC Architects of Philadelphia e do arquiteto John Paul Jones (Cherokee / Choctaw).

12. Corredor da Fama e Museu do Rock and Roll (Ohio, USA)

É um museu e uma instituição situada em Cleveland, Ohio, Estados Unidos, dedicado, como o nome sugere, a registrar a história de alguns dos mais conhecidos e influentes artistas, produtores e outras pessoas que tiveram grande impacto na indústria do rock e do pop.

Desde 1986, vários artistas, não apenas do rock, mas de toda a música jovem em geral, são incluídos no Salão da Fama em uma cerimônia anual na cidade de Nova York. O primeiro grupo de indicados, agraciados em 23 de janeiro de 1986, incluía Chuck Berry, James Brown, Ray Charles, Fats Domino, Everly Brothers, Buddy Holly, Jerry Lee Lewis e Elvis Presley. Atualmente, o principal critério para a inclusão de uma banda ou artista é que seu primeiro álbum tenha sido lançado pelo menos há 25 anos.

O museu, de aço e vidro, só abriu em 21 de setembro de 1995, em um prédio projetado por I. M. Pei. Fica às margens do Lago Erie em Cleveland, perto do Cleveland Browns Stadium. A localização do museu foi controversa, mas considerada historicamente apropriada, uma vez que o DJ Alan Freed, creditado como um dos que mais divulgaram o gênero e que cunhou o termo “rock and roll”, nasceu ali.

13. Torre Agbar (Barcelona, Catalúnia)

A torre está localizada na cidade de Barcelona, na Espanha e mede cerca de 142 m de altura. Na sua construção foram utilizados diversos materiais. Até ao piso 26, em que o edifício apresenta a forma de um cilindro, é essencialmente constituído por cimento e vidro. A partir do vigésimo sexto andar até à cúpula foram utilizados aço e vidro. A superfície do edifício é constituída por placas de alumínio coloridas.

Esta torre, construída pelo arquiteto Jean Nouvel, pertence à Companhia das Águas de Barcelona. É o terceiro edifício mais alto da capital catalã, atrás do Hotel Arts e da Torre Mapfre.

14. Elephant Building or Chang Building (Tailandia)

O Edifício do Elefante ou o Edifício de Chang é um prédio construído no distrito comercial norte de Bangkok, Tailandia. É um dos edifícios mais conhecidos em Bangkok, uma vez que se assemelha a um elefante . Foi uma colaboração entre o Dr. Arun Chaisaree e o arquiteto Ong-ard Satrabhandhu, ambos Tailandeses. O edifício tem 32 andares e 102 metros de altura. Foi concluído em 1997. O Edifício Elefante foi classificado como número quatro entre os “20 Arranha-céus Icônicos do Mundo” pela CNNGo em fevereiro de 2011.

15. Frank Lloyd Wright’s Falling Water (Mill Run, Pennsylvania)

A Casa da Cascata, conhecida mundialmente como FallingWater, é uma casa projetada pelo arquiteto Frank Lloyd Wright em 1935, localizada no sudoeste rural da Pensilvânia, distante 69 km a sudeste de Pittsburgh . A casa foi construída em parte sobre uma cachoeira em Bear Run, na seção Mill Run de Stewart Township, Condado de Fayette, Pensilvânia, localizada nas terras altas de Laurel das Montanhas Allegheny. A casa foi projetada como uma chacara de fim de semana para a família de Liliane Kaufmann e seu marido, Edgar J. Kaufmann , proprietário da Loja de Departamentos Kaufmann.

A casa foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1966. Em 1991, membros do Instituto Americano de Arquitetos (AIA) classificaram Fallingwater como “o melhor trabalho de todos os tempos da arquitetura americana” e em 2007, ficou em 29º lugar na lista de arquitetura favorita da América de acordo com o AIA .

16. Bolwoningen (’s-Hertogenbosch, Holanda)

O bairro de Maaspoort, na cidade de Den Bosch, é um típico subúrbio holandês do início dos anos 80: pequenas ruas sinuosas e casas de cores sóbrias, com telhados inclinados e pequenos jardins frontais. Nada poderia ser mais comum. Mas eis que algo estranho surge à vista. Ao lado de um canal e de um parque no meio do subúrbio, incrustado em uma vegetação desordenada, há um campo de 50 casas globo brancas parecidas com cogumelos, parecendo o cenário de um filme de ficção científica dos anos 60.

O bolwoningen (que se traduz como casas/apartamentos “bola” ou “lâmpada”) foi projetado no final de 1970 pelo artista idiossincrático e escultor Dries Kreijkamp e construído em 1984. Eles compartilham algumas características com o “kubuswoningen” muito mais famoso (“Cubo”) de Piet Blom em Roterdã – construído no mesmo ano e concebido com um espírito similar. Mas enquanto as casas Cubo de Blom são apenas mais uma nota estranha na cacofonia arquitetônica de Roterdã, os bolwoningen são alienígenas de verdade em seu bairro de uma cidade de porte médio.

   

17. Biblioteca Pública Central de Seattle (Seattle, EUA)

O edifício de vidro e aço de 11 andares (56,9 metros de altura) no centro de Seattle, foi aberto ao público no domingo, 23 de maio de 2004. Rem Koolhaas e Joshua Prince-Ramus da OMA/LMN Arquitetos foram os principais arquitetos. A biblioteca pública de 33.722 m² pode armazenar cerca de 1,45 milhão de livros e outros materiais, possui estacionamento público subterrâneo para 143 veículos e possui mais de 400 computadores abertos ao público.

A biblioteca tem uma aparência única e marcante, consistindo em várias “plataformas flutuantes” discretas, aparentemente envoltas em uma grande rede de aço ao redor da pele de vidro. Os visitas a arquitetura do prédio começaram em junho de 2004.

     

18. Museu de Arte de Akron (Akron, Ohio, USA)

O museu foi inaugurado em 01 de fevereiro de 1922, como o Akron Art Institute. Ele estava localizado em dois quartos emprestados no porão da biblioteca pública. O Instituto ofereceu aulas de apreciação artística que foram organizadas por Edwin Coupland Shaw e sua esposa Jennifer Bond Shaw. Ele cresceu consideravelmente desde aquela época. O novo museu foi aberto ao público em 17 de julho de 2007 e recebe shows de coleções nacionais e internacionais.

O edifício John S. e James L. Knight com 5.900 m² foi projetado pelo escritório de arquitetura vienense Coop Himmelb Au após uma concorrência internacional. A empresa foi escolhida em parte por seu uso adaptativo de edifícios históricos e o Edifício Knight é o primeiro projeto da empresa nas Américas. A inauguração do novo edifício foi realizada em 22 de maio de 2004.

O design da Coop Himmelb Au integra um espaço adicional de galeria, um auditório e um café com o edifício do museu de 1899, utilizando elementos visuais contrastantes, surpreendentes e fantasiosos.

19. Chemosphere (Los Angeles, USA)

O Chemosphere é uma casa modernista , localizada em Los Angeles , Califórnia, projetada pelo arquiteto John Lautner em 1960. Ela é um octógono de um andar com cerca de 200 m² de área útil. A casa está assentada no topo de um poste de concreto de 1,5 m de altura, e possui quase 9 m de altura. Este design inovador foi a solução de Lautner para um local que, com uma inclinação de 45 graus, era praticamente inacessível. Por causa de um pedestal de concreto com quase 6 metros de diâmetro, enterrado sob a terra e sustentando o poste, a casa sobreviveu a terremotos e fortes chuvas.

O Chemosphere foi declarado Monumento Histórico Cultural de Los Angeles em 2004. Ele também foi incluído em uma lista das 10 maiores casas de todos os tempos em Los Angeles em uma pesquisa de especialistas do Los Angeles Times em dezembro de 2008.

       

20. SANAA, New Museum (New York, USA)

O Novo Museu de Arte Contemporânea , fundada em 1977 por Marcia Tucker , é um museu em Nova York localizado na 235 Bowery , em Manhattan ‘s Lower East Side . É um dos poucos museus de arte contemporânea do mundo exclusivamente dedicado a apresentar arte contemporânea de todo o mundo.

A instalação de 7.000 m² e sete andares foi projetada pela firma Sejima + Nishizawa / SANAA, sediada em Tóquio, e pela empresa Gensler , sediada em Nova York , expandiu bastante as exposições e o espaço do museu.

O design do SANAA foi escolhido porque estava de acordo com a missão do museu – a flexibilidade do edifício, sua atmosfera mutável corresponde à natureza em constante mudança da arte contemporânea. Sua decisão ousada de colocar uma pilha de caixas brancas no bairro Bowery e seu sucesso para alcançar uma relação simbiótica harmoniosa entre os dois manifesta a coexistência de diferentes dinâmicas energéticas da cultura contemporânea.

Arquitetura: Uma nova reviravolta na casa de campo dos sonhos

Em todo o mundo, a casa de capo branda ou tradicional está abrindo caminho para uma nova e ousada visão arquitetônica.

Quando se trata de design, as casas de campo não precisam ser as más relações com seus primos urbanos. Preços mais baratos de terrenos significam mais espaço para brincar, a alguma distância ou até fora da vista dos vizinhos, para que os arquitetos possam deixar seus cabelos criativos para baixo. Mas há um risco para essas vantagens: pastiches de período e vôos extravagantes podem atrapalhar as áreas rurais. Ou, como coloca o arquiteto Friedrich Ludewig: “Se um OVNI colidiu com o campo, as pessoas pensam que é apenas alguém rico se exibindo”

Um número crescente de arquitetos contemporâneos está mostrando que existe outro caminho. De uma praia da Costa Rica à zona rural de Kent, no Reino Unido, as casas estão tomando forma sensível aos estilos, materiais e topografia da construção local – mas são inesperadamente ousadas em seu design.

Estes edifícios cônicos contemporâneos da ACME no Reino Unido, vistos aqui de cima, são inspirados em casas de ostras (Crédito: Jim Stephenson)

Grande parte da estética empolgante acontece quando os arquitetos se esforçam para ficar sob a pele dos edifícios residenciais e agrícolas circundantes. Essa abordagem “ajuda a gerar um novo estilo que enraíza uma casa nessa área”, diz o arquiteto Rory Harmer, que projetou cerca de uma dúzia de novas casas no campo.

O condado inglês de Kent é salpicado de antigas casas de ostras – edifícios cônicos onde o lúpulo foi seco como parte do processo de fabricação de cerveja. Na bonita vila de Marden, Bumpers Oast, da firma de arquitetura ACME, é uma reinterpretação do século XXI dessas estruturas onipresentes. Em vez das típicas paredes e telhados de tijolos de Kent, suas cinco torres são cobertas com azulejos de diferentes tonalidades – tons escuros e terrosos na parte inferior, elevando-se para um cinza mais pálido na parte superior – para criar o que o diretor da ACME Ludewig chama de “ volume de desdobramento único ”.

“É mais contemporâneo tocar com um material em vez de dois”, acrescenta Lucy Moroney, arquiteta de projetos da ACME em Bumpers Oast.

As casas rurais de Tate Harmer têm uma sensibilidade utilitária reduzida (Crédito: Kilian O’Sullivan)

Da mesma forma, em Hertfordshire, Reino Unido, os arquitetos Tate Harmer criaram “um novo vernáculo de chalé que está enraizado na história agrícola da área”, diz Harmer. Sua empresa substituiu um bangalô por Kintyre, uma casa de família de baixa energia que fica nas redondezas, prédios agrícolas utilitários e casas de colmo, com beirais baixos, janelas de águas-furtadas e pequenas empenas surgindo do telhado. “Começamos a mesclar os dois elementos.”

Em vez de telhas tradicionais, ele envolveu o revestimento de madeira das paredes por todo o edifício. A madeira, que se tornará prateada com o tempo, é tornada impermeável pela membrana de borracha embaixo. “A tecnologia de materiais avançou e esse telhado faz o mesmo trabalho que as telhas”, acrescenta ele.

Lugares remotos

Quanto mais remoto o lugar, mais ousadas as possibilidades, ao que parece. Na região mexicana de Nuevo Leon, a Narigua House é dividida em três volumes empilhados que se projetam da encosta da montanha. O arquiteto David Pedroza Castañeda, da firma local P + O, descreve como “uma obra de pedra humildemente colocada em uma impressionante paisagem de velhos cedros. Tem uma paisagem incrível que se traduz em vistas incríveis de dentro da casa e cores, formas e vegetação específicas que exigiam um diálogo dos volumes arquitetônicos.”

A Narigua House em Nuevo Leon, México, aninha-se em uma paisagem de cedros (Crédito: P + O)

Um local realmente remoto às vezes possui menos regulamentos, permitindo “muito mais liberdade em termos de forma”, diz Castañeda, mas alerta que “você pode realmente fazer menos e não mais em locais rurais, em termos de tecnologia e acesso a materiais. ”

Com mais espaço para se movimentar, os edifícios podem adotar proporções incomuns – Patrick Keane

Os arquitetos americanos Olson Kundig usaram essas limitações em seu proveito com sua Treehouse na região da Costa Rica de Santa Teresa. Construída acima da costa do Pacífico e apoiada em florestas semi-tropicais, é uma torre retangular de três andares em madeira local. Todo o edifício foi projetado para funcionar passivamente, e os pisos superior e inferior são completamente abertos aos elementos, cortesia de uma tela de dupla camada operada manualmente. O arquiteto Tom Kundig identifica dois estilos de casas de férias emergentes na área. “Aqueles que são mais influenciados pela arquitetura ocidental provavelmente têm ar condicionado e são hermeticamente fechados” contra as estações chuvosa e seca. Mais raras são as casas que “abraçam o meio ambiente e o clima”, como a Treehouse.

A Treehouse na Costa Rica é uma torre impressionante de três andares criada com madeira local (Crédito: Olson Kundig)

Na Polônia, Robert Konieczny, da empresa de arquitetura KWK Promes, criou um nicho que cria casas rurais com aparência quase futurista. A By By Way House fica no rio Vístula.

“Com certeza, a idéia desta casa se encaixa melhor em uma área muito grande, que geralmente é inacessível em uma cidade”, diz ele. O projeto é baseado em uma ‘estrada’, uma faixa de concreto que sobe e torce para criar os tetos, o teto e as paredes do edifício, antes de finalmente se tornar uma passarela que se conecta à beira da água.

Uma grande parcela significa que os arquitetos podem brincar com o layout de uma maneira que é impossível em um local urbano apertado. Essa foi a experiência de Patrick Keane em Katoomba, na Austrália, na escarpa das Montanhas Azuis. Ele está construindo um aglomerado de casas modulares emolduradas em aço no topo de uma colina. “Há coisas a serem priorizadas como ângulos de sol, no entanto, havia muito mais liberdade no layout. No contexto rural, novas idéias ou pensamentos podem ser testados e testados, ou idéias que talvez não pudessem ser entretidas podem ser vistas no contexto rural ”, diz ele. “Com mais espaço para se movimentar, os edifícios podem adotar proporções incomuns e integrar isso às culturas e contextos locais ou temas regionais, que sempre fornecem bons blocos de construção para inovação e emoção na arquitetura”. Em seguida, Keane é uma casa de praia na Tailândia, que será ainda mais curvilínea e mais incomum.

O futurista By the Way House da KWK Promes está localizado no interior da Polônia (Crédito: Juliusz Sokoàowski)

O arquiteto londrino Sam Selencky ressalta que esses projetos ousados – pelo menos no Reino Unido – são tipicamente a exceção e não a regra, e tendem a ser casas pontuais “onde um cliente decidiu contratar um arquiteto que fará uma abordagem de design conceitual adequada ao local, orientada pelo local”.  Com seus planos horizontais modernistas, a River House de Selencky Parsons, em Oxfordshire, às margens do Tâmisa, se encaixa perfeitamente.

E embora Selencky não escolha um novo design rural específico, ele reconhece “um movimento que está levando à aceitação e adoção de uma abordagem mais orientada ao design para casas rurais”, resultando em projetos mais interessantes.

O design elegante e horizontal da River House de Selencky Parsons é baseado em uma abordagem liderada pelo local (Crédito: Jim Stephenson)

Para Ludewig, essa abordagem vem do novo olhar que os arquitetos podem trazer. “Para nós, há algo interessante na condição de não ser um local. Percebemos coisas normais se você é local. Queremos criar algo que viva no meio, algo que não seja contemporâneo do nada, mas não exatamente o que os locais fariam.”

Mas é uma história diferente para moradias produzidas em massa no interior da Inglaterra. É provável que ainda compreenda “becos sem saída sinuosos de casas sem graça tiradas diretamente da faixa padrão dos construtores de casas, que não dão uma resposta única à sua localização ou pra fornecer a seus ocupantes algo especial ou incomum ”, segundo Selencky.

A Arquitetura de Alberto Mozó

Descrição de texto fornecida pelos arquitetos. Este edifício de escritórios é erguido entre duas casas antigas, ano 1936, que foram reformadas e não estão protegidas por nenhuma baixa conservação histórica.O projeto manteve 80% da superfície construída anteriormente e da superfície total construída de 1.174 m2, incluindo o edifício, essas casas representam 44%. O conjunto ocupa um local que permite a construção de um edifício de 12 andares e isso determina um alto valor por outro lado, deprecie o valor de qualquer construção que não carregue essa altitude.

Com essas instalações e com o objetivo de agregar valor econômico a um novo prédio de 3 andares, optou-se por uma estrutura de madeira laminada, evitando uma demolição contrária com a futura venda do local.
A madeira laminada oferece a inevitável operação de desarmar e abre a possibilidade de elevação em outro local, o design deste edifício permite isso e, se não for assim, sendo madeira, suas vigas poderão ser transformadas em portas e posteriormente porta serve como um tampo da mesa. Essa condição de valor em Arquitetura e Urbanismo é o que eu pessoalmente chamo de “Transitivo”.

Outras vantagens que foram incorporadas ao projeto dessa estrutura são: a eleição da mesma seção de uma viga reta, para a construção completa, permitindo laminar a madeira rapidamente, em apenas nove dias, e que essa seção foi escolhida de um Catálogo da Empresa Arauco, 9 x 34,2 cm, medida que considera uma eficiência no corte da árvore.

Finalmente, é importante mencionar que a madeira utilizada é um incentivo para o reflorestamento, pois pertence ao tipo de madeira de uma floresta renovável e é o material de construção que menos emissões de carbono produz para a consideração de nossas mudanças climáticas.

As igrejas da Polônia comunista

Construídos sob condições difíceis, os extraordinários edifícios modernistas são uma excelente contribuição para a arquitetura do século XX, segundo Clare Dowdy.

Nas cidades e vilas da Polônia, 3.000 igrejas foram construídas entre 1945 e 1989. Estranhamente, esse boom ocorreu apesar do fato de a religião ter sido contrária à ideologia do partido comunista no poder. Nem legais nem proibidas, essas igrejas – muitas delas impressionantes que parecem ter chegado do espaço sideral – foram uma dádiva de Deus para arquitetos.

Sob o comunismo polonês, não havia economia de livre mercado. “Era impossível estabelecer uma prática arquitetônica”, explica Izabela Cichońska, coautora do livro Day-VII Architecture, que cataloga essas igrejas.

A Igreja da Divina Misericórdia é uma façanha impressionante da arquitetura

Assim, os arquitetos – que passavam seus dias em escritórios de design estaduais criando casas, escolas, instalações industriais e centros culturais – trabalhavam nas igrejas em seu tempo livre. “Foi uma grande oportunidade para um arquiteto projetar, fora das estruturas de escritório”, acrescenta ela. “Eles podiam experimentar formulários e assumir a responsabilidade por seus próprios projetos, podiam aprender a executar suas próprias idéias e tiveram a chance de criar seu próprio método de trabalho.” A longo prazo, isso os manteria em boa posição.

São a contribuição polonesa mais distinta para o patrimônio arquitetônico do século XX – Kuba Snopek
O co-autor do dia VII da arquitetura, Kuba Snopek, confirma: “Na maioria das vezes, esses edifícios foram criados por uma jovem geração de arquitetos … que viam projetar igrejas como uma maneira de realizar suas ambições criativas. Esse tipo de arquitetura precisava, portanto, de uma linguagem totalmente nova de expressão e pós-modernismo, que se infiltrava no Ocidente.”

A Igreja de Nossa Senhora Rainha da Paz é uma criação única

Ele e Cichońska passaram um ano e meio coletando dados sobre essas estruturas, muitas das quais desconhecidas fora de sua paróquia. É a primeira vez que eles são tratados como um fenômeno arquitetônico. Apesar ou talvez por causa de sua natureza quase clandestina, esses edifícios são “a contribuição polonesa mais distinta para o patrimônio arquitetônico do século 20”, diz Snopek. “Através do nosso projeto, estávamos tentando infligir uma noção de orgulho, pois muitas dessas igrejas são as melhores peças de arquitetura em sua área.”

A maioria deles contrasta marcadamente com seus vizinhos pré-fabricados, modernistas e concretos: os vastos conjuntos habitacionais a que serviam. O arquiteto Wojciech Jarząbek – um dos principais representantes do pós-modernismo na Polônia – compara as duas experiências. “Nós já tínhamos vários anos cheios de trabalho apaixonado em um projeto habitacional para 23.000 habitantes”, diz ele, “mas isso terminou com forte frustração depois de ver a péssima qualidade da execução e de não ver no local nenhum dos detalhes arquitetônicos que tinha projetado. ” Ele queria que sua Igreja de Nossa Senhora, Rainha da Paz em Wroclaw “contrastasse … com a arquitetura circundante”.

A Igreja do Espírito Santo, em Tychy, foi projetada por Stanislaw Niemczyk

Mesmo quando a habitação e a casa vizinha de Deus tinham o mesmo arquiteto, o estilo era diferente. Foi o caso de Henryk Buszko e Aleksander Franta, que projetaram a Igreja da Santa Cruz e Nossa Senhora Curadora dos Enfermos em Katowice, cercada por seu próprio conjunto habitacional. “Este exemplo mostra que a Polônia dos anos 80 realmente tinha duas arquiteturas paralelas”, diz Snopek, “uma patrocinada e controlada pelo Estado e a outra pela Igreja Católica”.

A distinta e angular Igreja de São Adalberto, Bispo e Mártir

Mas se o comunismo não permitiu a religião, como essas igrejas conseguiram o êxito? Tudo se resumia a uma mistura de fé forte e política pragmática. “Todos os primeiros secretários do PZPR (Partido Comunista) em cidades como Glogów eram profundamente religiosos e se tornaram secretários do partido apenas por terem uma carreira”, explica o arquiteto Jerzy Gurawski no Dia-VII Architecture. Ele projetou três igrejas, incluindo a Igreja da Virgem Maria de Glogów, rainha da Polônia. Esses funcionários precisavam de um lugar para se casar e para que seus filhos fossem batizados.

Uma nova onda

Enquanto isso, segundo os autores, a maior onda de construção de igrejas foi desencadeada por um evento político: as paralisações gerais organizadas pelo influente sindicato Solidariedade em 1980. “Após as greves, o governo fez concessões à Igreja Católica, ”Explicam os autores. “Para aliviar o clima revolucionário … eles começaram a emitir licenças de construção anteriormente indisponíveis” para as igrejas.

Apesar da festa visual que as melhores dessas igrejas representam, sua construção é talvez ainda mais extraordinária do que seu design. O equipamento de construção controlado pelo estado não estava disponível e também não havia acesso a materiais de construção. Ambos tiveram que ser emprestados, retirados ou inventados, ao estilo de Heath-Robinson.

O interior arejado da Igreja de St Adalbert, o Bispo e o Mártir

Quanto ao trabalho, “aqueles que se opunham ao regime se reuniram em torno da Igreja e foram inspirados a apoiar a construção de novos locais de culto”, relata o arquiteto Maciej Hawrylak no livro. Aqui, o Solidariedade ajudou indiretamente novamente, ganhando sábados grátis (reduzindo a semana de trabalho de seis para cinco dias), o que permitia aos trabalhadores tempo livre para trabalhar em sua igreja local.

Os métodos construídos à mão, usando pedra e tijolo, contrastavam fortemente com o modernismo pré-fabricado de concreto em outros locais das obras polonesas. “Dada a falta de acesso a maquinaria, indústria e materiais modernos, esse movimento foi ideológico e pragmático”, segundo os autores.

As igrejas foram cuidadosamente construídas, usando todos os meios disponíveis

Os resultados podem ser surpreendentes, como a Igreja de Nossa Senhora Rainha da Paz, em Wrocław, por Jarząbek, Jan Matkowski e Wacław Hryniewicz, “uma forma pós-modernista complementada por incríveis trabalhos em pedra e tijolo”, diz Snopek.

Do amanhecer ao anoitecer, transportamos concreto em baldes até conseguirmos terminar os quadros – Stanislaw Niemczyk
Para reunir voluntários, os padres usavam o púlpito da igreja semanalmente. O arquiteto Marian Tunikowski narra a história pouco ortodoxa de como foi construída a Igreja de Nossa Senhora Rainha da Polônia em idwidnica. “Cerca de 100 a 150 pessoas chegaram ao canteiro de obras, sem saber o que fariam naquele dia. A maioria deles não possuía experiência prática em obras. ” Como era impossível se apossar de um guindaste, “essa igreja emergiu de uma floresta de andaimes de madeira – assim como na Idade Média”, acrescenta ele.

Pedra ou tijolo foram amplamente utilizados na construção das igrejas

Stanisław Niemczyk – arquiteto de cinco igrejas, incluindo a Igreja do Espírito Santo em Tychy – teve uma experiência semelhante quando os misturadores de cimento industriais não estavam disponíveis. No passado, cada família na Polônia tinha um misturador de concreto formado a partir de uma roda de bicicleta e um barril, e estes eram usados. “Desde o amanhecer até o anoitecer, transportamos concreto em baldes até conseguirmos terminar as molduras”, diz ele no livro.

Além de geralmente ser mais bem pago do que o trabalho do governo, o design da igreja poderia atuar como um trampolim para uma carreira profissional nos anos 90, após o colapso do comunismo em 1989. “A grande maioria dos escritórios de arquitetura (junto com desenvolvedores e pequenas empresas de construção) quem dominou o mercado nos anos 90 teve suas raízes na construção de igrejas ”, diz Snopek.

O interior da Igreja de São Domingos é uma prova da habilidade de seu arquiteto e construtor.

Foi o caso de Tunikowski, que montou seu próprio consultório. Da mesma forma, Jarząbek, que projetou a loja de departamentos Solpol em Wrocław, visto como um ícone da arquitetura pós-moderna polonesa. “Mas o número um (projeto) do meu portfólio é a nossa igreja”, diz Jarząbek.

Dada a natureza da construção, os trabalhos de construção continuaram por anos e o último projeto não foi concluído até 2004. Eles permanecem um instantâneo no tempo, porque nenhuma igreja foi construída desde esse período frenético. Como Snopek coloca: “O país está saturado”.

Fotografias de Maciej Lulko

Dia-VII Arquitetura: Um catálogo de igrejas polonesas pós 1945 é publicado por DO

Fotografia & Arquitetura – A obra dentro da obra

A fotografia tem a fascinante propriedade de ampliar ou relegar para segundo plano aquilo que o olho humano vê, por defeito, à mesma escala. No caso das imagens de Fernando Guerra, a grandiosidade da arquitetura faz contraste com a humildade das figuras que a observam.

Adega Mayor, Campo Maior, Portugal – Arq. Álvaro Siza
Fotografia de Fernando Guerra

Formado em arquitetura, o português Fernando Guerra possui uma sensibilidade muito particular para retratar aquilo que o homem tão bem funde com a Natureza. Esta é, aliás, uma relação crucial na produção de boas imagens – a luz e as condições atmosféricas têm a última palavra num processo que requer paciência. Trata-se de um trabalho de mediação entre a intenção de quem faz disparar a câmara e a imprevisibilidade do que o rodeia.

O que Fernando Guerra e Sérgio Guerra iniciaram em 1999, com a criação do estúdio FG + SG, foi uma autêntica reportagem da arquitetura contemporânea portuguesa em permanente construção – não é por acaso que o site do projeto se intitula “Últimas Reportagens”. Ao todo, produziram já 478 trabalhos onde podem ser vistas as obras de arquitetos de renome como Álvaro Siza Vieira, Carlos Castanheira, Manuel Graça Dias e Egas José Vieira. As fotografias são editadas regularmente em publicações nacionais e internacionais, como as revistas Casabella, Wallpaper*, Dwell, Icon, Domus e A+U.

Fernando guerra fotografia arquitetura
Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, Brasil – Arq. Álvaro Siza

“A pessoa que passa, o carro certo ou a nuvem certa são elementos que gosto de adicionar ao que fotografo. Adicionam escala, mas acima de tudo dão-lhe sentido e fazem a ponte para o meu trabalho pessoal que sempre procurou esses elementos”, revelou Fernando Guerra numa entrevista à revista portuguesa da especialidade Arq&Design.

Fernando guerra fotografia arquitetura
Residências assistidas em Alcácer do Sal, Portugal – Arq. Aires Mateus © FG + SG

São esses vultos, essas humildes figuras que tornam o trabalho do fotógrafo português tão distinto, afastando-o de um trabalho reduzido a documento – ou seja, da intenção de dotar a imagem de uma única função: a do realismo.

Fernando guerra fotografia arquitetura
Pavilhão de Portugal Expo Saragoça – Arq. Bak Gordon © FG + SG

Fica ao critério de cada um decidir se, neste contexto, a arquitetura está inserida numa obra maior que é a fotografia ou vice-versa; mas porque é bem mais fácil levar para casa uma fotografia em vez de um museu ou uma fachada de edifício, o estúdio FG+SG já disponibiliza várias das suas imagens para venda e coleção.

Fernando guerra fotografia arquitetura
Capela de Santo Ovídio, Lousada, Portugal – Arq. Álvaro Siza © FG + SG

Mas estas fotografias enquadram também o visitante “en passant”, admirando a inevitável imponência do engenho humano, até porque a arquitetura não tem qualquer significado sem um contexto – ou, dito de outra forma, a arquitetura não tem qualquer significado enquanto não a inserimos num determinado contexto (de resto, o mesmo se passa em todas as vertentes da arte).

Fernando guerra fotografia arquitetura
Escola de Música de Lisboa – Arq. João Luís Carrilho da Graça © FG + SG

Claro que convém não esquecer que, neste domínio, a objetiva está ao serviço de um cliente – o arquiteto – e que a visão artística deve aliar-se ao propósito comercial do trabalho

Fernando guerra fotografia arquiteturaa
Museu Paula Rego (Casa das Histórias), Cascais, Portugal – Arq. Eduardo Souto de Moura © FG + SG

Arquitetura: 10 residências extraordiárias

De um refúgio modernista no deserto a um alojamento de relva camuflado: a diversidade de algumas das residências mais inspiradoras do mundo.

Graham House, CanadáSituada em um penhasco, a casa de Graham desceu a encosta em quatro níveis (Crédito: Ezra Stoller / Esto, Cortesia da F2 Architecture)

O proeminente arquiteto canadense Arthur Erickson projetou esta casa modernista da costa oeste em um local incrivelmente íngreme em West Vancouver, ao lado do colaborador de longa data Geoffrey Massey. A construção da difícil e áspera face do penhasco foi concluída em 1963, com um projeto de vigas e vidros horizontais que pairavam nas principais áreas de estar, como uma estrutura de vários andares que descia a encosta em quatro níveis, da garagem ao penhasco rochoso sobre o rio. Pacífico.

Cada área se abre para um terraço no andar de baixo, para obter o máximo acesso às vistas deslumbrantes. O falecido Erickson escreveu que: “A casa de Graham lançou minha reputação como arquiteta que você foi quando tinha um site impossível”. Apesar de seu prestígio, infelizmente a casa de Graham foi demolida em 2007.

Desert House, Estados Unidos

O recinto da parede de concreto subverte a abertura do Desert Modernism (Crédito: Jim Jennings Architecture)

O arquiteto Jim Jennings e a escritora Therese Bissell levaram tempo construindo seu elegante refúgio no deserto. Depois de comprar a terra em 1999, uma década se passou antes que o casal passasse algum tempo no refúgio de Palm Springs: “Quando você é seu próprio cliente, pode ser tão exigente quanto quiser”, disse Jennings à Architectural Digest. “E você sabe como tudo será difícil, especialmente quando parecer simples.”

Em vez de se abrir para o exterior, o espaço subverte a tradição do Desert Modernism da caixa de vidro pós-viga, envolvendo a área de estar em uma parede de concreto de 2,4 m de blocos horizontais, apoiando um teto de aço e dois pátios. Do lado de dentro, as vistas dos arredores – palmeiras, montanhas de San Jacinto e céu azul derretido – são emolduradas pelo teto plano flutuante, com saliências que fornecem a sombra necessária.

Edgeland House, Estados UnidosO telhado da relva mantém o edifício quente no inverno e fresco no verão (Crédito: Paul Bardagjy)

Os arquitetos Bercy Chen Studio adotaram uma interpretação moderna da casa dos nativos americanos como modelo para a Edgeland House, cavando 2m no chão, numa tentativa de restaurar a terra de um antigo local de brownfield que havia sido marcado pela indústria em Austin, Texas.

Concluído em 2012, o telhado do gramado e a escavação afundada oferecem privacidade do lado da rua e propriedades isolantes para manter o edifício quente no inverno e fresco no verão. A falta de um corredor de conexão entre os alojamentos e os dormitórios é intencional – incentivando seus proprietários a passar mais tempo fora.

Casa em Itsuura, JapãoA casa de madeira em estilo de casa na árvore está embutida na paisagem inclinada (Crédito: Life Photo Works Osamu Abe)

Esta casa angular de um andar na província de Ibaraki, no Japão, está situada em dois pilares organicamente formados, que permitem que o restante da estrutura seja incorporado na colina. Os interiores são revestidos com madeira da área local e a fachada apresenta ripas em ângulo externas que regulam a temperatura, deixam entrar luz e proporcionam privacidade.

Os espaços de convivência estão na asa mais longa da estrutura, enquanto a asa mais curta tem espaços para dormir. O estilo de vida dos arquitetos Koubou plantou 60 árvores para ajudar a regenerar a área e, com o tempo, espera-se que a habitação se torne mais conectada ao ambiente natural à medida que a madeira assume uma aparência desgastada pelo tempo.

Bakkaflöt 1, Islândia

Bakkaflöt se dissolve na paisagem, deixando apenas o telhado visível (Crédito: Íris Ann)

Logo após se formar na École des Beaux-Arts em Paris 1960, Högna Sigurðardóttir se tornou a primeira mulher a projetar um edifício com capacidade profissional na Islândia. Alguns anos depois, ela projetaria, sem dúvida, um dos maiores edifícios do país na forma de uma simples cabana de relva moderna para uma família em uma rua suburbana ao sul de Reykjavík.

Em 1963, Sigurðardóttir disse à família de seis filhos: “Vou fazer um ninho para você” e, ao incorporar três montes para proteger a casa baixa dos duros elementos islandeses, ela cumpriu sua promessa. A casa é feita de concreto exposto usando técnicas brutalistas, assim como a maioria dos móveis – como o sofá e a banheira – criando uma conexão entre o interior e o exterior.

A casa no penhasco, EspanhaO telhado revestido de zinco tem a aparência de pele escamosa de dragão (Crédito: Jesús Granada)

Ondulando sobre os contornos de uma encosta íngreme de Granada, está uma habitação amplamente enterrada que os arquitetos Pablo Gil e Jaime Bartolomé chamaram de “uma caverna contemporânea gaudíesca”, em homenagem a Anton Gaudì, conhecido como o maior expoente do modernismo catalão. Concluída em 2015, a residência de dois andares usa o resfriamento natural da terra para manter uma temperatura constante de 19,5 ° C.

Coberto com uma concha dupla curva de concreto armado sobre uma armação de metal, seu telhado artesanal de azulejos de zinco e rolando lembra a pele escamosa de um dragão, com sua piscina e vistas emolduradas sobre o mar Mediterrâneo. Os arquitetos declararam: “O teto metálico produz uma ambiguidade estética calculada entre o natural e o artificial, entre a pele de um dragão no chão, quando vista de baixo, e as ondas do mar, quando vistas de cima.”

Casa Dragspel, SuéciaA cabine pode ser ajustada ao seu ambiente, dependendo do clima (Crédito: Christian Richters)

Dragspel significa acordeão em sueco, referenciando as dobras de telhas de cedro vermelho nesta extensão a uma cabine original do final do século 19, localizada na margem do lago Övre Gla. A forma orgânica da casa combina naturalmente com a configuração de reserva natural da Glaskogen e foi projetada para ter um impacto visual mínimo, com as janelas escondidas dentro da estrutura da estrutura.

No devido tempo, a madeira da pele da cabine terá uma aparência cinza, misturando-se à paisagem rochosa e áspera da floresta. Outro truque interessante: durante o verão, a parte frontal da cabine pode ser estendida para um cantilever sobre um riacho, com as janelas abertas para escutar o murmúrio da água, e pode ser recolhida no inverno ou em dias de chuva – ajustando-se ao seu ambiente, dependendo da estação ou número de convidados.

Até Casa, ChileO rugido do mar é constante neste abrigo chileno (Crédito: Sergio Pirrone)

Cortado em uma prateleira profunda em uma paisagem costeira chilena em Navidad, este pequeno abrigo de fim de semana construído para um casal em uma costa de falésias é cercado em três lados pelo rugido Oceano Pacífico. Invisível da estrada, seu terraço em plano aberto é perfeito para relaxar com vistas panorâmicas, enquanto o resto do espaço é para dormir e comer.

Os quartos individuais são seccionados com estantes para proporcionar privacidade, e todo o telhado é um enorme deck aberto que é alcançado pela passarela do penhasco. Se isso não foi suficiente para relaxar, também há um jacuzzi de madeira chamado cuba, onde a água é aquecida pelo fogo.

Kirsch Residence, Estados UnidosAs janelas do gabinete de concreto maximizavam o ganho solar (Crédito: Errol Jay Kirsch Architects)
No subúrbio de Oak Park, Illinois, você pensaria que a casa e o estúdio de Frank Lloyd Wright seriam o destaque – isto é, até você dirigir por esse enorme bunker construído em 1982 por Errol J Kirsch, que se assemelha ao tipo de estrutura mais comumente vista em filmes de ficção científica.

Fechada em concreto, a forma geométrica incomum da residência Kirsch oferece uma sensação de segurança – mas não é tudo: os telhados agudos, a forma de zigurate e as janelas de fenda foram projetados para eficiência energética, inibindo as mudanças de temperatura e as janelas que maximizam o ganho solar.

Casa Malator, País de GalesDentro da colina, uma fachada de vidro em forma de elipse se abre para o mar (Crédito: Architecture UK / Alamy)

Convertido do antigo quartel militar pelos arquitetos de marido e mulher da Future Systems, Jan Kaplický e Amanda Levete, a Malator House – ou a ‘Tellytubby house’, como os locais o apelidaram – é um retiro de férias de dois quartos afundado em uma colina artificial com vista para o litoral de Pembrokeshire.

Construído em 1998 no estilo de casa de terra, seu telhado de madeira compensada é camuflado com grama, tornando-o praticamente invisível. O espaço interno é dividido por vagens de serviço multicoloridas contendo o banheiro e a cozinha, e a sala de estar com um grande sofá e lareira. A única pista de que há habitação dentro da colina é uma janela elíptica, como um olho olhando para o mar.