Fotografia & Arquitetura – A obra dentro da obra

A fotografia tem a fascinante propriedade de ampliar ou relegar para segundo plano aquilo que o olho humano vê, por defeito, à mesma escala. No caso das imagens de Fernando Guerra, a grandiosidade da arquitetura faz contraste com a humildade das figuras que a observam.

Adega Mayor, Campo Maior, Portugal – Arq. Álvaro Siza
Fotografia de Fernando Guerra

Formado em arquitetura, o português Fernando Guerra possui uma sensibilidade muito particular para retratar aquilo que o homem tão bem funde com a Natureza. Esta é, aliás, uma relação crucial na produção de boas imagens – a luz e as condições atmosféricas têm a última palavra num processo que requer paciência. Trata-se de um trabalho de mediação entre a intenção de quem faz disparar a câmara e a imprevisibilidade do que o rodeia.

O que Fernando Guerra e Sérgio Guerra iniciaram em 1999, com a criação do estúdio FG + SG, foi uma autêntica reportagem da arquitetura contemporânea portuguesa em permanente construção – não é por acaso que o site do projeto se intitula “Últimas Reportagens”. Ao todo, produziram já 478 trabalhos onde podem ser vistas as obras de arquitetos de renome como Álvaro Siza Vieira, Carlos Castanheira, Manuel Graça Dias e Egas José Vieira. As fotografias são editadas regularmente em publicações nacionais e internacionais, como as revistas Casabella, Wallpaper*, Dwell, Icon, Domus e A+U.

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Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, Brasil – Arq. Álvaro Siza

“A pessoa que passa, o carro certo ou a nuvem certa são elementos que gosto de adicionar ao que fotografo. Adicionam escala, mas acima de tudo dão-lhe sentido e fazem a ponte para o meu trabalho pessoal que sempre procurou esses elementos”, revelou Fernando Guerra numa entrevista à revista portuguesa da especialidade Arq&Design.

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Residências assistidas em Alcácer do Sal, Portugal – Arq. Aires Mateus © FG + SG

São esses vultos, essas humildes figuras que tornam o trabalho do fotógrafo português tão distinto, afastando-o de um trabalho reduzido a documento – ou seja, da intenção de dotar a imagem de uma única função: a do realismo.

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Pavilhão de Portugal Expo Saragoça – Arq. Bak Gordon © FG + SG

Fica ao critério de cada um decidir se, neste contexto, a arquitetura está inserida numa obra maior que é a fotografia ou vice-versa; mas porque é bem mais fácil levar para casa uma fotografia em vez de um museu ou uma fachada de edifício, o estúdio FG+SG já disponibiliza várias das suas imagens para venda e coleção.

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Capela de Santo Ovídio, Lousada, Portugal – Arq. Álvaro Siza © FG + SG

Mas estas fotografias enquadram também o visitante “en passant”, admirando a inevitável imponência do engenho humano, até porque a arquitetura não tem qualquer significado sem um contexto – ou, dito de outra forma, a arquitetura não tem qualquer significado enquanto não a inserimos num determinado contexto (de resto, o mesmo se passa em todas as vertentes da arte).

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Escola de Música de Lisboa – Arq. João Luís Carrilho da Graça © FG + SG

Claro que convém não esquecer que, neste domínio, a objetiva está ao serviço de um cliente – o arquiteto – e que a visão artística deve aliar-se ao propósito comercial do trabalho

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Museu Paula Rego (Casa das Histórias), Cascais, Portugal – Arq. Eduardo Souto de Moura © FG + SG

Arquitetura: 10 residências extraordiárias

De um refúgio modernista no deserto a um alojamento de relva camuflado: a diversidade de algumas das residências mais inspiradoras do mundo.

Graham House, CanadáSituada em um penhasco, a casa de Graham desceu a encosta em quatro níveis (Crédito: Ezra Stoller / Esto, Cortesia da F2 Architecture)

O proeminente arquiteto canadense Arthur Erickson projetou esta casa modernista da costa oeste em um local incrivelmente íngreme em West Vancouver, ao lado do colaborador de longa data Geoffrey Massey. A construção da difícil e áspera face do penhasco foi concluída em 1963, com um projeto de vigas e vidros horizontais que pairavam nas principais áreas de estar, como uma estrutura de vários andares que descia a encosta em quatro níveis, da garagem ao penhasco rochoso sobre o rio. Pacífico.

Cada área se abre para um terraço no andar de baixo, para obter o máximo acesso às vistas deslumbrantes. O falecido Erickson escreveu que: “A casa de Graham lançou minha reputação como arquiteta que você foi quando tinha um site impossível”. Apesar de seu prestígio, infelizmente a casa de Graham foi demolida em 2007.

Desert House, Estados Unidos

O recinto da parede de concreto subverte a abertura do Desert Modernism (Crédito: Jim Jennings Architecture)

O arquiteto Jim Jennings e a escritora Therese Bissell levaram tempo construindo seu elegante refúgio no deserto. Depois de comprar a terra em 1999, uma década se passou antes que o casal passasse algum tempo no refúgio de Palm Springs: “Quando você é seu próprio cliente, pode ser tão exigente quanto quiser”, disse Jennings à Architectural Digest. “E você sabe como tudo será difícil, especialmente quando parecer simples.”

Em vez de se abrir para o exterior, o espaço subverte a tradição do Desert Modernism da caixa de vidro pós-viga, envolvendo a área de estar em uma parede de concreto de 2,4 m de blocos horizontais, apoiando um teto de aço e dois pátios. Do lado de dentro, as vistas dos arredores – palmeiras, montanhas de San Jacinto e céu azul derretido – são emolduradas pelo teto plano flutuante, com saliências que fornecem a sombra necessária.

Edgeland House, Estados UnidosO telhado da relva mantém o edifício quente no inverno e fresco no verão (Crédito: Paul Bardagjy)

Os arquitetos Bercy Chen Studio adotaram uma interpretação moderna da casa dos nativos americanos como modelo para a Edgeland House, cavando 2m no chão, numa tentativa de restaurar a terra de um antigo local de brownfield que havia sido marcado pela indústria em Austin, Texas.

Concluído em 2012, o telhado do gramado e a escavação afundada oferecem privacidade do lado da rua e propriedades isolantes para manter o edifício quente no inverno e fresco no verão. A falta de um corredor de conexão entre os alojamentos e os dormitórios é intencional – incentivando seus proprietários a passar mais tempo fora.

Casa em Itsuura, JapãoA casa de madeira em estilo de casa na árvore está embutida na paisagem inclinada (Crédito: Life Photo Works Osamu Abe)

Esta casa angular de um andar na província de Ibaraki, no Japão, está situada em dois pilares organicamente formados, que permitem que o restante da estrutura seja incorporado na colina. Os interiores são revestidos com madeira da área local e a fachada apresenta ripas em ângulo externas que regulam a temperatura, deixam entrar luz e proporcionam privacidade.

Os espaços de convivência estão na asa mais longa da estrutura, enquanto a asa mais curta tem espaços para dormir. O estilo de vida dos arquitetos Koubou plantou 60 árvores para ajudar a regenerar a área e, com o tempo, espera-se que a habitação se torne mais conectada ao ambiente natural à medida que a madeira assume uma aparência desgastada pelo tempo.

Bakkaflöt 1, Islândia

Bakkaflöt se dissolve na paisagem, deixando apenas o telhado visível (Crédito: Íris Ann)

Logo após se formar na École des Beaux-Arts em Paris 1960, Högna Sigurðardóttir se tornou a primeira mulher a projetar um edifício com capacidade profissional na Islândia. Alguns anos depois, ela projetaria, sem dúvida, um dos maiores edifícios do país na forma de uma simples cabana de relva moderna para uma família em uma rua suburbana ao sul de Reykjavík.

Em 1963, Sigurðardóttir disse à família de seis filhos: “Vou fazer um ninho para você” e, ao incorporar três montes para proteger a casa baixa dos duros elementos islandeses, ela cumpriu sua promessa. A casa é feita de concreto exposto usando técnicas brutalistas, assim como a maioria dos móveis – como o sofá e a banheira – criando uma conexão entre o interior e o exterior.

A casa no penhasco, EspanhaO telhado revestido de zinco tem a aparência de pele escamosa de dragão (Crédito: Jesús Granada)

Ondulando sobre os contornos de uma encosta íngreme de Granada, está uma habitação amplamente enterrada que os arquitetos Pablo Gil e Jaime Bartolomé chamaram de “uma caverna contemporânea gaudíesca”, em homenagem a Anton Gaudì, conhecido como o maior expoente do modernismo catalão. Concluída em 2015, a residência de dois andares usa o resfriamento natural da terra para manter uma temperatura constante de 19,5 ° C.

Coberto com uma concha dupla curva de concreto armado sobre uma armação de metal, seu telhado artesanal de azulejos de zinco e rolando lembra a pele escamosa de um dragão, com sua piscina e vistas emolduradas sobre o mar Mediterrâneo. Os arquitetos declararam: “O teto metálico produz uma ambiguidade estética calculada entre o natural e o artificial, entre a pele de um dragão no chão, quando vista de baixo, e as ondas do mar, quando vistas de cima.”

Casa Dragspel, SuéciaA cabine pode ser ajustada ao seu ambiente, dependendo do clima (Crédito: Christian Richters)

Dragspel significa acordeão em sueco, referenciando as dobras de telhas de cedro vermelho nesta extensão a uma cabine original do final do século 19, localizada na margem do lago Övre Gla. A forma orgânica da casa combina naturalmente com a configuração de reserva natural da Glaskogen e foi projetada para ter um impacto visual mínimo, com as janelas escondidas dentro da estrutura da estrutura.

No devido tempo, a madeira da pele da cabine terá uma aparência cinza, misturando-se à paisagem rochosa e áspera da floresta. Outro truque interessante: durante o verão, a parte frontal da cabine pode ser estendida para um cantilever sobre um riacho, com as janelas abertas para escutar o murmúrio da água, e pode ser recolhida no inverno ou em dias de chuva – ajustando-se ao seu ambiente, dependendo da estação ou número de convidados.

Até Casa, ChileO rugido do mar é constante neste abrigo chileno (Crédito: Sergio Pirrone)

Cortado em uma prateleira profunda em uma paisagem costeira chilena em Navidad, este pequeno abrigo de fim de semana construído para um casal em uma costa de falésias é cercado em três lados pelo rugido Oceano Pacífico. Invisível da estrada, seu terraço em plano aberto é perfeito para relaxar com vistas panorâmicas, enquanto o resto do espaço é para dormir e comer.

Os quartos individuais são seccionados com estantes para proporcionar privacidade, e todo o telhado é um enorme deck aberto que é alcançado pela passarela do penhasco. Se isso não foi suficiente para relaxar, também há um jacuzzi de madeira chamado cuba, onde a água é aquecida pelo fogo.

Kirsch Residence, Estados UnidosAs janelas do gabinete de concreto maximizavam o ganho solar (Crédito: Errol Jay Kirsch Architects)
No subúrbio de Oak Park, Illinois, você pensaria que a casa e o estúdio de Frank Lloyd Wright seriam o destaque – isto é, até você dirigir por esse enorme bunker construído em 1982 por Errol J Kirsch, que se assemelha ao tipo de estrutura mais comumente vista em filmes de ficção científica.

Fechada em concreto, a forma geométrica incomum da residência Kirsch oferece uma sensação de segurança – mas não é tudo: os telhados agudos, a forma de zigurate e as janelas de fenda foram projetados para eficiência energética, inibindo as mudanças de temperatura e as janelas que maximizam o ganho solar.

Casa Malator, País de GalesDentro da colina, uma fachada de vidro em forma de elipse se abre para o mar (Crédito: Architecture UK / Alamy)

Convertido do antigo quartel militar pelos arquitetos de marido e mulher da Future Systems, Jan Kaplický e Amanda Levete, a Malator House – ou a ‘Tellytubby house’, como os locais o apelidaram – é um retiro de férias de dois quartos afundado em uma colina artificial com vista para o litoral de Pembrokeshire.

Construído em 1998 no estilo de casa de terra, seu telhado de madeira compensada é camuflado com grama, tornando-o praticamente invisível. O espaço interno é dividido por vagens de serviço multicoloridas contendo o banheiro e a cozinha, e a sala de estar com um grande sofá e lareira. A única pista de que há habitação dentro da colina é uma janela elíptica, como um olho olhando para o mar.

Muralhas Medievais de Ávila, Espanha

Essas magníficas muralhas da cidade erguem-se das áridas planícies espanholas ensolaradas como algo diretamente de um conto de fadas.

As grandes paredes fortificadas que cercam a cidade medieval de Ávila datam do final do século 11, construídas para defender a população da cidade contra a ameaça dos exércitos mouros. Estendendo-se por 2,4 quilômetros com mais de 80 torres e 9 portões, essas paredes de pedra foram incrivelmente bem preservadas ao longo dos séculos e são consideradas uma das melhores paredes medievais de toda a Europa.

Os séculos 11 e 12 foram tempos turbulentos na Espanha, marcados por uma escalada na guerra de atrito entre o Califado Islâmico Almohad do sul da Espanha e o norte do Reino Cristão das Astúrias.

Tratados de paz foram traçados e territórios demarcados, mas as tensões entre as duas potências regionais inevitavelmente aumentariam em toda a Península Ibérica e explodiriam em violência.

Durante séculos, a província de Ávila era uma espécie de zona-tampão e a terra de ninguém entre as duas regiões, chamada “Desierto del Duero” (“Deserto do Douro”), e sempre que surgia conflito entre os dois poderes, a área se tornava um campo de batalha.

Mas no século 11, a terra de ninguém estava se tornando repovoada, à medida que os reinos cristãos avançavam mais para o sul e começavam a reassentar áreas que haviam sido abandonadas há muito tempo devido a conflitos. Essa população florescente enfrentava uma ameaça constante de ataque e cerco, e assim fortificações gigantes foram construídas envolvendo a cidade.

Cerca de 900 anos depois, essas magníficas muralhas parecem muito com a Idade Média e continuam a definir a cidade de Ávila.

Arquitetura,Hotel Danieli,Veneza

Antigo palácio da família Dandolo, construído em 1400

O Hotel Danieli está alojado em três edifícios que remontam ao século XIII. Depois de ser residências para as famílias aristocráticas e governantes de Veneza, tornou-se um hotel em 1822 e tem hospedado realeza, celebridades e artistas.

Decoração pródiga como lustres de vidro de Murano, molduras douradas, sofás de pelúcia antigos, pinturas a óleo maciças, grandes salões, e uma recepção de madeira antiga com uma parede de chaves de quarto antigo dar-lhe um olhar luxuoso do Velho Mundo

Arquitetura – Banheiros – Lavatórios

No vocabulário da maioria das pessoas, design significa aparência.

É decoração de interiores. É o tecido de cortinas, do sofá. Mas para mim, nada poderia estar tão longe do significado de design. Design é a alma fundamental de uma criação humana. Sérgio Rodrigues

Você já considerou quanta coisa pura e inusitada envolve esse assunto de decoração de interiores? Provavelmente não

Quase todos acreditam que há algo profundo e misterioso sobre isso ou que você tem que conhecer todos os tipos de detalhes complicados sobre períodos antes de poder levantar um dedo. Bem, você não precisa!

Decorar não é simplesmente uma diversão: é um mergulho na cor, uma consciência do equilíbrio, um sentimento de iluminação, um senso de estilo, um entusiasmo pela vida e um divertido encantamento pelos acessórios inteligentes do momento