Usuários aceitaram em três experimentos mais de US $ 1.000 em média (875 euros) para desativar a rede social por um ano
A marca do Facebook teve um problema de imagem em 2018. O produto do Facebook, a rede social, parece mais saudável.
Quatro economistas de universidades norte-americanas acabam de publicar um artigo científico com os resultados de três leilões com dinheiro real. Organizadores propôs quatro grupos diferentes, totalizando 1.258 pessoas no total quanto dinheiro você gostaria de parar de usar Facebook para uma hora, um dia, uma semana e um ano. Dinheiro que poderia entrar era real, que, dizem os pesquisadores, “tinha um incentivo para considerar seriamente o quanto você precisa ser compensada para ficar sem serviço durante o tempo indicado.”
O resultado projetado para um ano, em média, é superior a 1.000 dólares (875 euros).
A pesquisa também mostra algo óbvio: o valor da conta depende do seu uso. Os maiores usuários estão dispostos a pagar mais de US $ 1.000, mas metade dos participantes nos experimentos deixaria a rede por menos de US $ 200 (174 euros).
A figura parece consistente com o valor aparente do Facebook. Desde o caso da Cambridge Analytica em abril, o ano foi carregado com notícias de escândalos russos, perda de dados e falta de cuidado com a privacidade dos usuários do Facebook. O valor do mercado de ações do Facebook caiu, mas no momento sua capacidade de depositar dinheiro e manter seus usuários ativos é mantida.
The Guardian dedicou um tweet engraçado com um vídeo muito bem feito para o “ano ruim” de Mark Zuckerberg. O texto era “Mark, lembre-se da Cambridge Analytica e quando 2 milhões de pessoas deixaram o Facebook, o que foi um ano”. Tem cerca de 3.000 retweets, mas Zuckerberg poderia ter respondido:
“Eu ainda tenho 2.198 milhões de usuários”. Até que indique uma tendência, 2 milhões são apenas ruído estatístico para o Facebook.
Tal como o seu jornal e o Guardian, que ainda não desistiram das suas contas. “Alguns dos problemas recentes validaram os nossos resultados , ” diz Matt Rousu, professor Sigmund Weis Negócios Chool da Susquehanna University, na Pensilvânia (Estados Unidos).
“As pessoas estão ainda usando Facebook. Isto fornece evidência de que é incrivelmente valioso para seus usuários. Se o Facebook deu pouco valor, em seguida, com as preocupações sobre privacidade e sobre as eleições de 2016, que deveria ter visto mais pessoas desligar seu próprio , ” acrescenta.
O objetivo de Rousu e dos pesquisadores Jay R. Corrigan, do Kenyon College, Saleem Alhabash, da Michigan State University, e Sean B. Cash, da Tufts University, no artigo “Quanto valem as redes sociais?” vai, no entanto, além de valorizar o Facebook após os recentes escândalos. Sua intenção é descobrir quanto os serviços de Internet valem para seus usuários: “Serviços gratuitos ou baratos podem gerar um excedente para o consumidor de magnitude maior do que seu impacto mensurável no PIB“, escrevem eles. Os benefícios do eBay, o mercado de livros usados ou a enorme variedade de livros disponíveis para a Amazon, de acordo com os estudos citados neste artigo, representam vários bilhões de excedentes para os consumidores.
Como você mediu esse valor para o Facebook nesses experimentos? Com um leilão para desativar sua conta. Em um dos experimentos, os pesquisadores reuniram 133 estudantes de uma universidade no centro dos Estados Unidos e 138 adultos de uma cidade universitária nos Estados Unidos. Cada participante teve que dar um valor em troca do que deixaria de usar o Facebook por um ano. O dinheiro era real e o pagamento estava sujeito à verificação periódica da falta de atividade na conta. 41 estudantes e 21 adultos se recusaram a licitar. Quatro no total pediram mais de US $ 50.000. Todos foram eliminados da amostra.
Os usuários que mais fotos pendurar deram um valor menor ao Facebook
Entre os demais, a média dos estudantes foi de 2.076 dólares (1.812 euros) e a dos adultos foi 1.139 (994 euros). Esse é o preço médio que eles gostariam de receber por abandonar sua conta – ou seja, o valor que tem para eles -, mas metade dos estudantes deixaria de usar o Facebook por menos de 200 dólares (174 euros) e metade dos adultos por menos de 100 dólares (87 euros).
Em outro dos leilões, há uma pista sobre a diferença abismal que cada usuário dá à sua conta: os pesquisadores descobriram uma relação significativa entre o valor de uma conta e a frequência das postagens ou se o Facebook é usado para convidar pessoas para eventos. Por outro lado, os usuários com mais fotos têm um valor menor que o Facebook.
“Há muitas outras opções para compartilhar fotos, especialmente o Instagram, usuários que usam o Facebook basicamente para compartilhar fotos são os menos interessados nesse formato específico da rede social”, escrevem eles.
O desafio do Facebook é manter todos dentro. O valor geral da rede é drasticamente reduzido se os usuários menos envolvidos saírem. Os atores mais envolvidos – especialmente empresas que anunciam e freqüentam usuários – aumentam o valor do Facebook se realmente “todo mundo” está lá. No momento é e nenhuma alternativa real aparece.