Carro conceito – Scarab, o veículo que muda de forma

Carro de designer David Gonçalves pode posicionar-se vertical ou horizontalmente

carro de designer pode posicionar-se vertical ou horizontalmente
Clique para ampliar

Com ruas e avenidas cada vez mais repletas de carros, motos e caminhões, o projeto criado pelo designer David Gonçalvespode ser uma solução para manter o transporte rápido e ordenado. O designer industrial é o inventor do Scarab, um veículo de transporte pessoal capaz de mudar de forma para se locomover em diferentes tipos de ambiente. Sem eixo fixo, o carro pode deslocar suas rodas, posicionando-se vertical ou horizontalmente.

A mudança de seu chassis acontece automaticamente, ao calcular a velocidade em que o veículo está se movendo. Desta forma, quando o motorista está em uma autoestrada, o Scarab mantém-se na horizontal, tirando proveito de sua aerodinâmica e estabilildade. Porém, ao chegar em algum centro urbano e reduzir sua velocidade, o carro assume a posição vertical, minimizando seu volume nas já abarrotadas metrópoles e facilitando seu acesso a lugares menores e estreitos.

conceito scarab pode rodar com posicionamento horizontal ou vertical
conceito scarab pode rodar com posicionamento horizontal ou vertical

Clique para ampliar

A criação também mostra atenção com o meio-ambiente, contando com três diferentes tipos de fontes de energia – biocombustível, célula de combustível ou eletricidade. O motor pode ser abastecido com qualquer uma das fontes, mas o modo elétrico conta com um sistema de freio regenerativo, que utiliza o calor dispersado pelas pastilhas nas frenagens para reabastecer a bateria principal.

A tecnologia também marca presença no sistema de navegação, radar, detector de proximidade com display e controles simplificados através de comandos digitais. Por enquanto, o Scarab não passa de um projeto sem qualquer chance de chegar ao mundo real, mas alguns de seus princípios podem muito bem acabar em carros mais tradicionais.

projeto apresenta solução para transporte urbano individual
projeto apresenta solução para transporte urbano individual

Clique para ampliar


[ad#Retangulo – Anuncios – Duplo]

Share the Post:

Artigos relacionados

Anistia nunca mais

A História do Brasil está intoxicada por sucessivas anistias e conciliações. Como sequela impera a certeza da impunidade. O desprezo

Ler mais