Aviação: Especialista questiona se pilotos sabem voar sem piloto automático

A prática de recorrer ao piloto automático é cada vez mais comum e pode mascarar a falta de habilidade do piloto.

Especialista questiona se pilotos sabem voar sem piloto automático
O piloto automático é tão onipresente que pilotos comumente se referem a ele como “George” (Foto: Pixabay)
Pilotos estão tão acostumados a usar o piloto automático em aviões que alguns especialistas começam a duvidar das suas habilidades para pilotar um avião manualmente.

Esta preocupação foi resumida pelo inspetor geral do Departamento de Transporte dos EUA, Robert Sumwalt, em uma carta endereçada à Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) este mês.

Sumwalt reclama que a agência não sabe quantos pilotos são capazes de tomar o controle de aviões caso os sistemas eletrônicos deixem de funcionar.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Direita”]

“Enquanto as linhas aéreas têm, por muito tempo, usado sistemas automáticos para melhorar a eficiência e reduzir a carga de trabalho dos pilotos, vários acidentes, incluindo a queda, em julho de 2013, do voo 214 da Asiana Airlines, mostram que pilotos que tipicamente voam com sistemas automáticos podem cometer erros  na transição de piloto automático para manual”, escreveu o inspetor.

O voo 214 da Asiana Airlines caiu enquanto os pilotos tentavam pousar no Aeroporto Internacional de São Francisco.

A National Transportation Safety Board determinou que a dependência da tripulação no sistema automático foi um fator contribuinte.

A FAA respondeu à carta do inspetor geral com um compromisso de melhorar os requerimentos dos treinamentos.

A Airline Pilots Association (ALPA) também respondeu à carta: “Uma tripulação bem treinada é a medida de segurança mais importante em qualquer voo.

As habilidades dos pilotos são continuamente monitoradas ao longo de suas carreiras. A ALPA apoia o modo comprovadamente eficiente da FAA de treinar seus pilotos.”

O piloto automático, desenvolvido pela Sherry Corp. em 1912 é tão onipresente que pilotos comumente se referem a ele como “George”.

É uma aposta segura dizer que mesmo antes de o capitão desligar os sinais de cintos de segurança, George já está pilotando o avião.

Fontes:
The Washington Post-Does autopilot dull the skills of U.S. airline pilots?

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