loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia
Rodrigo Padula de Oliveira,Canudos Plásticos,Meio Ambiente,Poluição

Canudos plásticos podem ser proibidos em todo o território brasileiro – graças a um único cidadão quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Canudos plásticos podem ser proibidos em todo o território brasileiro – graças a um único cidadão.Rodrigo Padula de Oliveira,Canudos Plásticos,Meio Ambiente,Poluição

É isso mesmo: já tramita no Senado o PL 263, que institui o fim da distribuição de canudos plásticos nos estabelecimentos comerciais de todo o Brasil.

E não é só! A medida também prevê a proibição da distribuição de sacolinhas plásticas, bem como da fabricação de produtos de higiene pessoal e cosméticos com microplástico – tais como sabonete, pasta de dente e esfoliante.

E tudo graças a um único cidadão: Rodrigo Padula de Oliveira. Incomodado com o uso indiscriminado de descartáveis e com as sérias consequências do descarte incorreto de plástico no meio ambiente, ele decidiu criar uma Ideia Legislativa no portal E-Cidadania do Governo Federal sugerindo o fim do uso de canudos e sacolas plásticas no país.

Pouca gente sabe, mas a Ideia Legislativa é um recurso que qualquer cidadão pode usar para trazer à tona um assunto que julgue importante para o país. Basta lançar a ideia no portal E-Cidadania e abri-la para apoio da população.

Como numa espécie de abaixo-assinado, quando a proposta recebe mais de 20 mil assinaturas de apoio, é encaminhada para o Senado como sugestão legislativa e precisa ser, obrigatoriamente, colocada em pauta para discussão no Senado.

Rodrigo conseguiu mais de 24 mil assinaturas em sua Ideia Legislativa, que foi encaminhada para a Comissão de Direitos Humanos do Senado.

O órgão, por sua vez, julgou a pauta coerente e decidiu transformá-la em Projeto de Lei. Agora o PL 263 aguarda parecer da Comissão de Meio Ambiente e está cada vez mais próximo de virar lei.

Compartilhe a informação:

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharelando em Direito. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

# # # #

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil