• mqt_for@hotmail.com
  • Brasil

Reconhecimento facial do Facebook pode identificar os usuários na rua

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Segundo estudo, 31% das pessoas pesquisadas foram identificadas ao vivo.

Pesquisadores criaram software ligado ao arquivo de fotos da rede social.

Recurso do Facebook marca amigos em fotos automaticamente.

Pesquisadores de uma universidade norte-americana descobriram que a função de reconhecimento facial do Facebook pode ser usada para identificar os usuários na rua.

Em junho, o Facebook lançou uma função de reconhecimento facial que permite identificar os amigos nas fotos automaticamente.

O recurso causou polêmica e a rede social chegou a ser notificada pelo Ministério da Justiça no Brasil.

A partir do arquivo de fotos disponível na rede social, os pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon usaram uma tecnologia de reconhecimento facial e realidade aumentada para identificar as pessoas quando elas olhassem para uma câmera.

Usando um banco de dados de 25 mil fotos retiradas de perfis do Facebook, os autores do software identificaram corretamente 31% dos usuários depois de três rápidas comparações.

saiba mais

Facebook ajusta reconhecimento facial no site após queixas

Em outro teste, os pesquisadores retiraram 227 mil fotos de perfis do Facebook e as comparou com cerca de 6 mil perfis de um site de namoro, conseguindo identificar aproximadamente 10% dos membros.

Chamado de “Faces do Facebook: Privacidade na Era da Realidade Aumentada”, o estudo foi apresentado em uma conferência de segurança em Las Vegas (EUA).

G1


[ad#Retangulo – Anuncios – Duplo]

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharel em Direito. Pós-graduado em Direito Constitucional. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Gostou? Deixe um comentário