Barack Obama, que centrou a campanha na internet, vai continuar fazendo um governo digital.
Sob Obama, o portal da Casa Branca tem até um blog
Com a rapidez que caracteriza a internet, o portal da Casa Branca tornou-se a primeira vitrine da gestão Barack Obama.
Mal começara a cerimônia de posse de Obama, foi ao ar, às 12h01 (15h01 no horário de Brasília), o despacho inaugural do Blog da Casa Branca, a principal novidade do novo sítio.
Sob o título “A mudança chegou ao WhiteHouse.gov“, o texto é assinado por Macon Phillips, diretor de Nova Mídia da Casa Branca.
Ele informa que, sob Obama, “uma das primeiras mudanças é o novo sítio da Casa Branca”.
Um espaço a ser usado pelo presidente e pela administração dele para “conectar-se com o resto da nação e com o mundo”.
A exemplo do que fizera na campanha e na fase de transição, Obama parece decidido a retirar da internet todo o proveito político que a rede pode prover.
O novo sítio da Casa Branca traz um formulário para que os “navegantes” ofereçam idéias ao governo. Ou simplesmente para que enviem perguntas, comentários e reclamações.
A idéia, diz o cabeçalho do formulário, é criar a “mais aberta e acessível administração da história americana”.
Com a nova ferramenta, Obama tenta manter viva a imensa comunidade virtual que se formou em torno dele. Um grupo composto, sobretudo, por jovens americanos.