Generais de quatro estrelas ameaçam pedido para reserva se Ministério da Defesa for entregue para o PC do B.
Edição de Sábado do Alerta Total – Por Jorge Serrão.
Edição de Sábado do Alerta Total – Por Jorge Serrão.
Generais de 4 Estrelas, pertencentes ao Alto Comando do Exército, ameaçam passar para a reserva até o final deste 2006, por total desconfiança em relação ao Presidente da República, caso Lula da Silva seja reeleito.
Além disso, nos bastidores, eles não aceitam a permanência do General Francisco de Albuquerque no comando da Força. A substituição dele ainda não é certa. Os generais também rejeitam a indicação de um nome do Partido Comunista do Brasil, como tem sido especulado, para a pasta da Defesa.
Pelo menos dois generais já manifestaram (não abertamente, mas em conversas reservadas) a vontade de irem para casa. Eles vão aguardar se o presidente vai acatar a indicação do Alto Comando. Se forem indicados e não nomeados, por se sentirem desgastados, vão vestir o pijama antes do esperado.
O ambiente é de insatisfação e incerteza nas Forças Armadas, principalmente no Exército, que tem 21 Generais de quatro estrelas.
Os generais também estão descontentes com as atuais especulações sobre o novo titular do Ministério da Defesa, em substituição ao apagado e inexpressivo Waldir Pires, um bom baiano de esquerda, mas que não tem boa articulação com generais, brigadeiros e almirantes.
O questionamento dos militares é ideológico. Os militares temem que, reeleito, Lula cumpra a promessa de indicar para a pasta da Defesa um nome do PC do B.
Caso Aldo Rebelo não seja reeleito presidente da Câmara, o cargo pode ser dele. Mas o nome que mais causa arrepio aos oficiais generais é o da deputada e candidata ao Senado pelo Rio de Janeiro, Jandira Feghali, também do PC do B.
O nome de Jandira vem sendo especulado nos bastidores como uma surpresa para a “Defesa”. Ela e o PC do B estão ajudando, logisticamente, na campanha de alguns oficiais de baixa patente (capitães do Exército) que são candidatos a deputado federal.
Problemas políticos no Orkut?
Na madrugada deste sábado, a comunidade Fora Lula 2006 foi “deletada” do orkut.
Não só ela mas a da Heloisa Helena e do José Serra.
A Fora Lula tinha 180 mil membros, e era seis vezes maior que a favor do Lula. Se não for um problema técnico – já que o orkut estava muito instável na sexta-feira, trata-se de uma afronta à liberdade de expressão e uma censura hedionda da mais escrota ditadura.
O site de relacionamentos virtuais Orkut é administrado pela Google Inc., empresa que administra o mais famoso site de buscas do mundo.
Leia mais informações no blog Alerta Total: