Eleições 2006 – Fique de olho.

TSE permitirá consulta a bens de candidatos via internet.

Brasília – A partir deste ano, o eleitor brasileiro poderá acompanhar no site do TSE as informações sobre o patrimônio dos candidatos.


A partir deste ano, o eleitor brasileiro poderá acompanhar pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as informações sobre os bens dos candidatos que disputam os cargos públicos.

Apesar de os dados serem públicos, até a eleição anterior, os interessados precisavam ir pessoalmente ao TSE para obter tais informações.

Pelo novo modelo, o cidadão poderá saber ainda o número do candidato, partido, coligação e valor máximo previsto para os gastos de campanha, além de dados pessoais do candidato, como idade, estado civil, ocupação, grau de instrução e naturalidade.

Até o momento, porém, as informações são parciais. Até agora, o tribunal disponibilizou os dados dos sete candidatos que, por meio de seus respectivos partidos, pediram registro de candidatura à Presidência da República.

Entre eles estão Cristovam Buarque (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB/PFL), Heloísa Helena (PSOL/PSTU/PCB), José Maria Eymael (PSDC), Luciano Bivar (PSL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT/PC do B/PRB) e Rui Pimenta (PCO).

Também foram disponibilizadas, até o momento, informações de 142 candidatos a governador, 146 candidatos a senador, 2.088 candidatos a deputado federal, 5.845 a deputado estadual e nenhum candidato a deputado distrital.

Segundo a assessoria do TSE, serão disponibilizadas na internet as informações pessoais de todos os candidatos em outubro, inclusive nos Estados.
Share the Post: