Antes de ser ungido candidato a Presidente da República, Alckmin, o puro, vociferava contra a reeleição, acompanhando a posição, à época, do então Governador Mário Covas.
Aliás, todo o PSDB – que, diga-se de passagem, pagou aos congressistas durante o governo “doador” do sr. Fernando Henrique Cardoso pela aprovação da emenda instituindo a reeleição – também se manifestava e batia o bumbo diariamente contra tal “aberração”, contrária às tradições republicanas brasileiras.
Agora, o Sr. Alckmin, o mixto, está moral e, (apesar ou por causa do casal garotinho) politicamente obrigado a vir a público declarar o que pretende propor ao legislativo, caso eleito, para extirpar da Constituição Federal o nefasto instituto da reeleição.
Por outro lado, será que estão mesmo em lados opostos, o Presidente Lula, durante todas as campanhas que disputou à Presidência da República, não perdia a oportunidade de condenar a existência da reeleição e recomendava a bancada do PT a votar contra a emenda.
Como disse o “velho atualíssimo” ¹Bretch:
“o poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente”!
¹Bertold BRECHT* Alemanha – 1898 + ?, 1956.