Saiu na mídia – Coluna Sebastião Nery – Tribuna da Imprensa
http://www.tribunadaimprensa.com.br/coluna.asp?coluna=nery
http://www.tribunadaimprensa.com.br/coluna.asp?coluna=nery
Sarney.
As eleições acabaram e o vendaval antidemocrático do senador Sarney no Amapá continua produzindo emoções. Na Academia, Sarney é Rui Barbosa. No Senado, é Pinheiro Machado. No Amapá, é Mussolini.
A Deutsche Welle, a Radiobrás da Alemanha, concedeu esta semana o Prêmio Best of the Blog, na categoria “Repórteres sem fronteiras”, à brava jornalista Alcinea Cavalcante, do Amapá. Por que a longínqua Alemanha veio premiar uma jornalista do pequeno e silencioso Amapá?
A Alcinea é aquela jornalista que, na campanha eleitoral, difundiu em todo o Amapá o inocente e amistoso slogan “Xô Sarney!”. Por causa dele, Sarney conseguiu que uma juíza substituta do Tribunal Eleitoral de lá a silenciasse na campanha: proibiu que ela escrevesse no jornal, falasse na rádio, dissesse na televisão e até mesmo pusesse em seu blog na internet.
Alcinea
Em um e-mail bem humorado, a doce e discreta Alcinea me conta:
“Taí. O Sarney encrencou tanto comigo que acabou dando grande visibilidade ao meu blog. Resultado: ele quase perde no Amapá, perdeu no Maranhão e meu blog ganhou o Prêmio Best of the Blog da Deutsche Welle (alemã), na categoria `Repórteres sem fronteiras’.
Esse prêmio pode até não ser grande coisa”.
É importante, sim, Alcinea. A Deutsch Welle, TV e rádio, tem muito prestígio, conheço bem.
“Mas o sabor é superespecial. Tô rindo também do UOL, que, morrendo de medo do Sarney, tirou o meu blog do ar. Se não fosse a frouxura, hoje o UOL poderia estar se orgulhando de hospedar um blog premniado e reconhecido internacionalmente por sua luta pela liberdade de expressão. Beijos da Alcinea.”